Projeto para saúde dos trabalhadores será realizado em 10 portos do país

Projeto para saúde dos trabalhadores será realizado em 10 portos do país
Foto: André Kasczeszen/APPA

Terá início, no dia 10 de agosto, o Projeto Saúde nos Portos, resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Sest Senat e a Secretaria de Portos da Presidência da República, assinado no dia 27 de julho. A iniciativa tem o objetivo de promover ações de prevenção e promoção da saúde para trabalhadores do transporte e trabalhadores portuários e será levada a 10 portos organizados do Brasil.

Por meio do projeto, serão montadas estações de atendimento que contemplam atividades relacionadas a educação, prevenção e assistência à saúde. A ideia é melhorar a qualidade de vida dos profissionais, além de estabelecer o vínculo entre o trabalhador que atua na área portuária, os motoristas do transporte de cargas e os profissionais da área de saúde. Isso tornará possível conhecer melhor os hábitos dos trabalhadores e ampliar o acesso aos serviços de saúde.

Também serão promovidas outras atividades, como: palestras, para transmitir informações com diversas temáticas relacionadas a saúde e segurança; oficinas, para capacitar os profissionais dessas duas áreas, para melhorar a assistência aos trabalhadores; seminário de integração, a fim de aproximar as ações relacionadas a saúde e segurança no âmbito federal e local; e rodas de conversa, para aprofundar o diálogo sobre os mais diversos assuntos relacionados à saúde.

Para este ano, estão programadas as seguintes ações:

* 10 a 14/08: Porto de Paranaguá/PR
* 13 e 14/08: Porto de Santos/SP – CODESP
* 19/08: Porto de Vitória/ES – CODESA
* 26/08: Porto de Suape/PE
* 14 a 18/09: Porto de Natal/RN – CODERN
* 26 a 30/10: Porto de Fortaleza/CE – CDC
* 22 de Outubro: Porto de Salvador/BA – CODEBA
* Porto de Rio de Janeiro/RJ – CDRJ: a confirmar
* Porto de Belém/PA – CDP: a confirmar
* Porto do Rio Grande/RS: a confirmar

Natália Pianegonda

Agência CNT de Notícias

Comentarios