Prevenção e cuidados ao dirigir no verão

FB_09.1-1-620x620

O verão é a época em que o sol e o calor são mais intensos e, para muitos, é o período das férias. Mas para quem está na estrada a atenção deve ser redobrada, para se aproveitar o melhor da estação.

Janeiro é uma época em que caem as famosas chuvas de verão. Por isso é preciso tomar muito cuidado com os pneus, que precisam estar revisados e em dia, para não ocorrer aquaplanagem. Com estas chuvas rápidas e fortes, a estrada pode mudar radicalmente e, se o pneu estiver muito careca, o risco de acidente é alto.

Além disso, com o calor que enfrentamos é importante tomar cuidado se estiver levando carga viva. Procure sempre uma sombra na hora de estacionar.

Evite pegar a estrada logo após as refeições, pois o calor ajuda a deixar a gente se sentindo mais pesado e com mais sono, o que pode ser um risco de dormir na direção.

Se hidrate bastante, tenha sempre sua garrafinha de água por perto, ainda mais quando for fazer viagens longas. A falta de hidratação em dias quentes pode resultar em enjoos, tonturas, queda de pressão e tudo isso é arriscado para quem está dirigindo.

Se o veículo estiver parado muito tempo ao sol, espere um pouco antes de entrar. Abra as janelas e aguarde até que o ar quente saia do interior do veículo.
Ao partir, ligue o ar com os vidros ainda abertos, para que o “bafo” quente saia com mais rapidez.
Um pouco antes de sair do carro, desligue o ar ou diminua a potência do mesmo, para não ter um choque térmico ao sair do caminhão.

Caso não tenha ar-condicionado, é possível colocar pequenos ventiladores e até mesmo uma toalha úmida na cabine, com intuito de ajudar a diminuir a temperatura.

Hoje em dia muitos aplicativos de celular conseguem medir a temperatura interna do local onde você se encontra. Faça um teste de temperatura antes de entrar. Procure ainda ter estofamentos que não ajudem a propagar tanto calor.
Não deixe alimentos perecíveis dentro do caminhão, pois eles perdem a validade muito mais rápido no calor.

Use óculos de sol, protetor solar e boné. Os motoristas que passam muito tempo na estrada acabam queimando apenas um lado do corpo, o que fica mais exposto.

Lembre-se de sempre fazer as revisões corretamente e verificar o volume de água. Desta forma, diminui a chance de superaquecer o motor e você não corre o risco de ficar parado na estrada. Siga nossas dicas e aproveite somente o melhor do verão!

Fonte: Volvo na Estrada

Comentarios