Porto de Paranaguá ganha nova alça de acesso e pátio para caminhões bitrem

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A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), juntamente como Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), inaugurou nesta terça-feira (15), no Setor Leste do Porto, uma nova alça de acesso para uso preferencial de caminhões bitrem – que carregam duas ou mais carretas com contêineres – e um pátio de triagem também para caminhões deste porte.

As áreas totalizam 32 mil metros quadrados e R$ 5,9 milhões em investimentos. Foram destinados R$ 2,4 milhões para construção do pátio de triagem, com 22 mil metros quadrados e capacidade para atender 1.500 caminhões de contêineres por dia. Na construção da alça de acesso foram investidos R$ 3,5 milhões.

As duas obras têm o objetivo de tornar mais ágil o serviço de carga e descarga desses veículos e desafogar o trânsito de caminhões na região. Os investimentos foram feitos pelo TCP e a área foi cedida pela Appa.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o Governo tem uma preocupação permanente com a logística, a mobilidade, com ganhos de produtividade e a redução de custos para os clientes do Porto de Paranaguá. “Os acessos terrestres ao Porto precisam de intervenções que facilitem o escoamento de cargas e que, principalmente, melhorem a segurança e a qualidade de vida da população de Paranaguá”, reforçou Richa Filho.

O pátio de triagem para caminhões bitrem, que podem a chegar a 30 metros de comprimento, ficará aberto 24 horas por dia para receber os veículos já agendados para acessar o Terminal de Contêineres de Paranaguá.

Chamado de Sistema de Atendimento Veicular (SAV), o local possui estacionamento para 50 caminhões e foi construído para eliminar as filas no entorno do Terminal. Além do pátio, que recebeu reforço de solo e aplicação de asfalto para suportar o tráfego dos caminhões, a área foi revitalizada – ganhou jardim e sinalização.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, conta que a mobilidade é uma das grandes preocupações da Administração dos Portos. “O crescimento e a competitividade do Porto são importantes, mas para isso precisamos ter alternativas de tráfego na cidade. Este é mais um dos projetos com este intuito. Transformamos uma área subutilizada em solução de mobilidade”, declarou Dividino.

Os investimentos para recebimento de caminhões bitrem refletem positivamente nos custos logísticos, fazendo com que as cargas conteineirizadas sejam transportadas de uma única vez, por meio de um só veículo, gerando economia com mão de obra e combustível, por exemplo.

Para o diretor-superintendente do TCP, Juarez Moares e Silva, as obras refletem o esforço do Governo do Estado de tornar a cadeia produtiva mais rápida e eficiente. “Em uma cadeia produtiva, o Porto é o elo mais importante e a Appa tem trabalhado para torná-lo cada vez mais eficiente. Com isso, os terminais estão se desenvolvendo, recordes de produtividade são batidos e investimentos são realizados de forma contínua”, enfatizou Juarez.

fonte: Porto do Paraná

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