Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

Como surgiu

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.  A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que  ajudam milhares de pessoas.

O auto-exame é de extrema importância, bem como a realização da mamografia a partir dos 40 anos ou aos 30, se houverem casos na família da doença, além claro da visita ao ginecologista. Mas, é importante ressaltar que apenas 10% dos casos são genéticos ou hereditários, enquanto os outros 90% são decorrentes do estilo de vida e de fatores externos (estresse, fumo, obesidade, má alimentação, etc). Então, é hora de cuidar, de se preocupar com a sua própria saúde.

Comentarios