Seis sinais que podem indicar câncer de mama

seis-sinais-que-podem-indicar-cancer-de-mama

O autoexame pode ajudar a detectar alterações na mama. Sinais devem ser avaliados em exame clínico por especialista

O câncer de mama, assim como a maioria dos tumores, pode ser assintomático. No entanto, em muitos casos apresenta sinais que, quando notados, devem ser avaliados por um especialista.

Conhecer as mamas para poder notar qualquer alteração é o primeiro passo. A melhor época para fazer o autoexame é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos inchadas.

Além do autoexame, a mamografia deve fazer parte do check-up anual da mulher a partir dos 40 anos. Este exame é eficaz para detectar tumores ainda muito pequenos, em estágios iniciais, em que as chances de cura são maiores.

Preste atenção aos sinais de alerta do câncer de mama:

Nódulo na mama

Este é o principal sinal que pode indicar câncer de mama. A maioria dos nódulos nos seios são benignos, mas a detecção de um deve ser investigada por um médico. Caroços que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados.

Inversão do mamilo

Mamilos que afundam, ‘entram’ no peito também podem indicar a doença. Algumas mulheres têm o bico do peito para dentro de nascença. No entanto, se o afundamento ocorrer depois, é importante informar ao médico.

Secreção nos mamilos

O mamilo é um órgão secretor, portanto a secreção mamária é normal, principalmente se sair dos dois peitos. Os ductos secretam um líquido para retirar as células velhas, funcionando como uma espécie de “autolimpeza”. As preocupantes são aquelas incolores (água cristalina) ou com sangue, que podem ser sinal de câncer.

Dor nos seios

De acordo com especialistas, cerca de 60% das mulheres têm dor nos seios, relacionada, na maioria das vezes, à fase do ciclo menstrual ou ao uso de hormônios. A dor mamária deve ser investigada nos casos em que for moderada, forte e constante.

Alteração no tamanho ou formato da mama



Alterações no formato e tamanho da mama também podem ser provocadas por tumores benignos como o fibroadenoma, um nódulo pequeno, com até 3 cm, que aparece depois da adolescência. No entanto, caso a mulher note uma mudança anormal, é importante uma avaliação médica.

Gânglios axilares aumentados

Gânglios linfáticos costumam aumentar de tamanho quando existe um problema próximo, como infecção ou tumores. Também é normal um câncer que começa em outro lugar espalhar-se primeiro para os gânglios. Portanto, uma mudança no volume dos gânglios na axila pode ser um sinal de alerta.

Outros sinais associados ao câncer de mama:

  • Vermelhidão ou inchaço na mama.
  • Assimetria entre as duas mamas.
  • Coceira frequente na mama ou no mamilo.
  • Endurecimento da pele da mama, semelhante à casca de laranja.

logo_verde_ladoalado_com_a_saude_abr2016

 

Comentarios