Irmãos Davoli celebra 70 anos

img_6095

Concessionária nasceu em Mogi-Mirim e hoje se afirma como uma das mais antigas e importantes representantes da Mercedes-Benz no Brasil.

Fundada há 70 anos, a Concessionária Irmãos Davoli ganhou notoriedade e respeito entre as revendas de caminhões Mercedes-Benz no país. “Em 1947, eu e meu irmão Antônio firmamos uma parceria com a Texaco do Brasil e fomos expandimos. Em seguida formamos uma parceria com a TKV Automóveis e depois pegamos a representação dos caminhões DeSoto”, relata Pedro Davoli, um dos fundadores da empresa.

De lá para cá os caminhos percorridos foram muitos. Tornar-se uma representante da Mercedes-Benz só viria a acontecer dez anos mais tarde. Atualmente consolidada, a empresa aparece como uma das mais antigas concessionárias da marca, tendo sido premiada e certificada com selos de qualidade e excelência em atendimento.

Neste mês de outubro, a Irmãos Davoli prepara um evento para comemorar seus 70 anos. Juntamente com a própria Mercedes-Benz, que também celebra sete décadas de história no mercado de caminhões, a Irmãos Davoli espera viver um momento agradável ao lado de amigos, parceiros e colaboradores.

João Davoli, atual Diretor da empresa, destaca que o mais importante é celebrar a existência da empresa ao longo de sete décadas, tendo enfrentado desafios, crises, obstáculos e período de muito crescimento.

“Não é comum termos empresas com 70 anos de existência. Isso pra gente é uma vitória. A maioria das empresas fecha muito antes disso. Para nós é motivo de muito orgulho estarmos firmes e fortes durante todo esse tempo. Acho que esse é o grande pulo do gato da nossa comemoração”, destacou Davoli.

Para Davoli, a história da empresa, que também se mistura com sua própria história de vida, é marcada, sobretudo por valores que se consolidaram ao longo dos anos. “Aqui a gente sempre inovou e se reinventou, porque o mundo mudou muito nos últimos anos. Mas nós sempre prezamos pela qualidade e pelo bom relacionamento com a nossa equipe e isso foi algo que ajudou a nos manter de pé. A fidelidade dos nossos colaboradores sempre nos ajudou quanto a isso”, concluiu.

O Diretor ainda reconheceu que o bom relacionamento com clientes e parceiros é parte da formação da empresa. Aos longos desses 70 anos, o que marca na história da Irmãos Davoli é essa rede de amigos que se criou, relações que vão além das atividades comerciais.

Além da sede, localizada em Mogi-Mirim, a Irmãos Davoli conta com mais duas empresas: uma em Porto Ferreira e a outra em Jaú, inaugurada em 2014. Mesmo numa conjuntura de retração do mercado de caminhões que se apresentava naquele momento, a Irmãos Davoli não enxugou os investimentos e inaugurou sua nova empresa, que hoje funciona à pleno vapor não só na venda de caminhões, mas também no mercado de autopeças.

Desde o princípio, o objetivo com a criação de mais duas empresas com o nome Irmãos Davoli foi estabelecer laços de parceria de forma duradoura nas diferentes regiões, buscando compreender a especificidade de cada mercado para atender os clientes de maneira especializada e diferenciada.

“Quando a gente decide dar um passo de expansão como aquele que realizamos em 2014 com a inauguração da empresa em Jaú, todos estão envolvidos no processo. Não é só um trabalho da equipe de vendas, é um trabalho junto com a equipe da oficina, junto com os mecânicos, com os representantes das autopeças que vão até o cliente expor, mostrar a nossa mudança e atender com qualidade”, afirmou o Diretor João Davoli.

A história da Irmãos Davoli a partir do olhar de seus colaboradores

Quem entra em uma das revendas do Grupo Irmãos Davoli, se sente em casa. A harmonia transmitida pela equipe sempre foi uma característica notável dos colaboradores da empresa. Essas boas relações de trabalho só foram possíveis porque os fundadores, Pedro e Antonio, já buscavam estabelecer uma boa comunicação com o seu pessoal.

Hoje, o atual Diretor João Davoli garante que o relacionamento entre diretoria e colaboradores, bem como o investimento na capacitação da mão de obra são os fatores principais para que a Irmãos Davoli ganhasse o destaque atual. Quem garante a veracidade do que diz João Davoli, são os próprios funcionários.

“Existe um espírito de família”. É dessa forma que Elisete, Gerente Administrativa da Empresa Irmãos Davoli, refere-se às relações de trabalho criadas e mantidas pelo Grupo.

“Esses 70 anos da Davoli significam muito! A empresa está completando essa marca com seu fundador ainda à frente. Nesse tempo todo que eu estou aqui a gente viveu muita coisa legal e foram muitos os momentos em que a equipe pode contar com a solidariedade da diretoria e vice-versa. Trabalhamos unidos e somos tratados como uma família”, destacou Elisete, que já trabalha na Irmãos Davoli há 42 anos.

Elisete foi contratada para trabalhar como aprendiz na empresa, mas foi avançando profissionalmente graças à capacitação profissional e o reconhecimento do seu trabalho. “Fazer parte dessa trajetória me dá um sentimento de gratidão e orgulho. Somos também um pedaço dessa história”, afirmou.

Michele Nascimento também é um exemplo da evolução técnica e profissional que os colaboradores da Irmãos Davoli podem ter. “Fazem 7 anos que estou na Irmãos Davoli e entrei como aprendiz pela Guarda Mirim . Eu tinha 16 anos na época. Foi meu primeiro emprego, eu estava deslumbrada pela oportunidade que me deram e com expectativa em crescer”, explicou.

Michele foi convidada para trabalhar no Departamento de telemarketing após um pouco mais de um ano de trabalho como recepcionista. Logo depois, Michele foi promovida ao cargo de Gerente de Pneus.

“Quando eu aceitei essa promoção fui para um curso oferecido pela Michelin, dado em Indaiatuba. Não tinha noção nenhuma de pneu. Com o curso eu adquiri uma base técnica – não aprendi tudo de uma vez só, até hoje estou aprendendo. A empresa me deu toda a retaguarda, todas as diárias, despesas de curso, tudo”, afirmou Michele.

Edson Rogerio Galbier, gerente de vendas da empresa em Mogi-Mirim, também destaca seu orgulho e satisfação por fazer parte dessa longa história de sucesso da Irmãos Davoli. Galbier reconhece que a trajetória da empresa nem sempre foi marcada apenas de sucesso, mas também se deparou com momentos difíceis e desafios a serem superados.

“Para mim é um grande privilégio trabalhar aqui. Nós temos as portas abertas e qualquer necessidade que temos somos bem recebidos pela diretoria. Aqui é uma empresa familiar e isso me dá muita satisfação. Sou o mais novo entre os gestores e posso afirmar que os meus colegas mais experientes são extremamente solícitos e solidários quando precisamos de ajuda”, frisou Edson.
Para João Davoli, a empresa aposta justamente na evolução dos funcionários, pois isso é essencial para o desenvolvimento do grupo. “Eu nunca abri mão de formarmos pessoas aqui na empresa. O resultado positivo apareceu e hoje dentro do nosso programa de qualidade a coisa que mais focamos é a qualificação da nossa mão de obra. A gente acredita que o treinamento e a capacitação são nossas vantagens competitivas. É uma forma de atender melhor, de disponibilizar melhores serviços”, concluiu João.

Certificação Mercedes-Benz

No ano de 2006 a Mercedes-Benz lançou o Programa StarClass com o objetivo de realinhar as estratégias entre ela e sua rede de Concessionários de Veículos Comerciais e Automóveis.

O programa é um conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de atestar oficialmente, que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados nas regras de um Programa de Certificação. As atividades de certificação envolvem análise de documentos e auditorias na empresa, com o objetivo de avaliar a conformidade e sua manutenção.

Este programa de certificação visa disseminar um modelo de excelência e a busca pela melhoria contínua dos principais processos administrativos e operacionais da Rede de Concessionários, capacitando-os a oferecer ao mercado um padrão único de excelência em atendimento e qualidade de produtos. O concessionário é avaliado através de um sistema de pontuação que lhe confere a classificação Ouro, Prata ou Bronze.

2014, apesar de ter sido um ano difícil e de muitas incertezas, foi um marco no crescimento de Irmãos Davoli, foram conquistadas mais duas Areas Operacionais (Amparo e Jaú), à área já existente, totalizando 50 municipios de cobertura.
Pelo oitavo ano consecutivo, a Irmãos Davoli foi certificada pela Mercedes-Benz do Brasil, como concessionário Ouro, índice máximo de qualificação dos serviços prestados aos seus clientes. Hoje podemos dizer que o padrão ouro de excelência no atendimento aos clientes e aos processos, está consolidado na empresa, que busca sempre a máxima satisfação do cliente.

Ao longo da implantação desse programa de capacitação de qualidade da MBBras, isto é, desde 2006, a Irmãos Davoli tem se destacado e conquistado essa posição, colocando-a junto com apenas mais 10 concessões Mercedes-Benz, em todo o Brasil, com esse título.

As conquistas continuaram e, em 2015, a empresa recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a qualificação “Ouro”, em veículos comerciais Sprinter. Mais uma demonstração de seu comprometimento com a satisfação dos clientes. Aliando qualidade e compromisso à marca Mercedes, a Irmãos Davoli revela todo seu sucesso e faz jus aos seus 70 anos de história.

Redação Chico da Boleia

Comentarios