Motor de oito litros é produzido no Brasil

O motor de oito litros que equipa o B8R, novo chassi para transporte urbano de passageiros da Volvo, é produzido no complexo fabril da empresa, em Curitiba. O modelo MD8 é resultado de um trabalho integrado das equipes de engenharia e desenvolvimento de produto e manufatura da Volvo no Brasil, na França e na Índia.  A fabricação nacional amplia a produção de motores Volvo no país.

O novo motor faz parte de uma estratégia da Volvo, de produção de motores a partir de uma mesma plataforma global única. O objetivo é o compartilhamento de tecnologias e soluções para atender as necessidades de transporte ao redor do mundo com a mesma qualidade.

“A produção de motores dentro de uma plataforma global nos permite estar sempre atualizados com o que há de mais avançado em tecnologia automotiva no mundo. Hoje, trens de força muito similares transportam pessoas na Europa, na América do Sul e na Índia, fazendo com que potenciais melhorias e novas soluções sejam prontamente replicadas em todas as plantas onde os motores são fabricados”, afirma Luiz Bohatch, vice-presidente de Powertrain Production South America, planta Curitiba.

O motor de 8 litros foi desenvolvido a partir do que há de mais avançado em tecnologia para motores automotivos. Possui uma estrutura robusta, com componentes testados e comprovados no chassi, e trem de força para atender aos pré-requisitos de alta confiabilidade e disponibilidade característicos da marca Volvo.

“O desenvolvimento do motor a partir de uma parceria global nos traz desafios e diversos benefícios. Nos valemos de sinergias e boas práticas locais e globais que replicamos na nossa planta para aumentar ainda mais os nossos níveis de qualidade”, destaca Mauro Martins, líder de projetos de manufatura.

Com este novo modelo, a fábrica de Powertrain instalada em Curitiba amplia sua oferta de produtos. Hoje, são produzidos na planta os motores de 8, 13 e 11 litros, caixas de câmbio I-Shift e motores industriais de 13 litros.

Comentarios