Mercedes-Benz lança nova versão do caminhão Axor 8×4 para transporte de madeira

  • Com 2º eixo dianteiro direcional, Axor 8×4 plataforma oferece mais capacidade de carga, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais na severa aplicação do veículo
  • Setor madeireiro cresce sistematicamente no Brasil nos últimos anos, puxado principalmente pelas exportações de celulose
  • 23 unidades do novo Axor 3344 8×4 foram adquiridas pela Breda Logística para transporte de eucalipto no Vale do Paraíba
  • Solução customizada para atendimento é fruto de parceria da Mercedes-Benz com a Suspensys/Randon

Seguindo o mote “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, a marca acaba de lançar uma versão 8×4 do caminhão extrapesado Axor 3344 (plataforma fora de estrada), que foi desenvolvida para atender a uma demanda da Breda Logística por mais capacidade de carga na severa aplicação do transporte de eucaliptos do campo à indústria.

A solução Mercedes-Benz foi criada em parceria com a Suspensys/Randon, com participação da própria Breda Logística. Como resultado, o Axor 3344, que sai de fábrica na versão 6×4, ganhou um 2º eixo dianteiro direcional, implementado pela Suspensys/Randon, tornando-se um caminhão 8×4 que oferece mais capacidade de carga, chegando a 56.000 kg de PBTC na utilização com semirreboque de 3 eixos do tipo “romeu e julieta”.

“Estamos sempre ouvindo atentamente o que os clientes e as estradas nos dizem, utilizando essa experiência como referência para a criação de novas soluções e o aprimoramento daquelas que já são consagradas no mercado por sua qualidade, eficiência e rentabilidade”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este é o caso do Axor 8×4 desenvolvido a partir de uma demanda da Breda Logística, cliente e parceiro de longa data da nossa Empresa”.

Setor madeireiro cresce sistematicamente no Brasil

Passando ileso à recente crise econômica brasileira, o setor madeireiro tem crescido sistematicamente nos últimos anos, graças especialmente às exportações de celulose.

 De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) – associação que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria – o Brasil é referência mundial do setor. O País tem mais de 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas de eucalipto, pinus e demais espécies, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, painéis reconstituídos, siderurgia e produtos de madeira processada.

 Segundo levantamentos da Ibá, as exportações do setor no primeiro bimestre de 2018 somaram US$ 1,7 bilhão, uma alta de 32,8%, com evolução em celulose, painéis de madeira e papel. Com esse desempenho, o setor respondeu por 13,9% dos valores exportados pelas empresas brasileiras do agronegócio.

A China ampliou o valor comprado de celulose no País em 40,7%, seguindo como principal destino do produto brasileiro, somando US$ 588 milhões. A América do Norte também ampliou as importações de celulose em 50,7%, chegando a US$ 202 milhões no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano. A Europa, segundo principal destino do produto, cresceu 37,3%, somando US$ 423 milhões nos dois primeiros meses do ano.

Breda Logística compra 23 novos Axor 3344 8×4

Visando acompanhar esse crescimento sustentável do setor madeireiro, a Breda Logística adquiriu 23 unidades do novo Axor 3344 8×4 para renovação de frota. Os caminhões da empresa atuam entre as várias áreas de produção de eucalipto na região no Vale do Paraíba, levando o produto para indústria de celulose, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir de floresta plantada.

“Desde que começamos a transportar eucalipto, em 2006, nós trabalhamos com o Axor 3344 e seu antecessor 3340 na nossa frota e esses caminhões fora de estrada da Mercedes-Benz sempre se destacaram na nossa operação pela disponibilidade e ótimo custo operacional”, ressalta Ricardo Rodriguez Canton, diretor geral da Breda. “A versão 8×4 nos ajudará a aumentar a produtividade e reduzir ainda mais os custos operacionais, na medida em que poderemos transportar mais carga a cada viagem. Além disso, contamos com o atendimento e o importante apoio oferecido pela De Nigris nos trechos de operação no Vale do Paraíba, o que nos ajuda a manter a disponibilidade dos veículos”.

Henry Hardt, diretor de manutenção da Breda, destaca que um importante desafio no desenvolvimento do Axor 8×4, que ganhou um 2º eixo na parte dianteira, era reduzir a tara de todo o conjunto caminhão+reboque, otimizando o ganho de carga útil. “Isso é fundamental para nossa operação, porque o Axor 8×4 plataforma com carroçaria ‘romeu e julieta’ irá recolher o eucalipto no interior das fazendas, passando por muitos aclives e terrenos irregulares, e depois pegará estrada até a indústria. Ou seja, tínhamos que ganhar capacidade de carga dentro da Lei da Balança e a solução com o Axor 3344 8×4 atendeu plenamente a nossa necessidade”.

Entre caminhões plataforma e cavalos mecânicos, a Breda Logística conta hoje com cerca de 60 unidades do Axor 3344 e 3340 em sua frota. Considerando todos os caminhões da empresa, a Mercedes-Benz responde por 65% de toda a frota. Na soma geral de caminhões e ônibus, outro importante ramo de atividades do cliente, essa proporção aumenta para 80%, destacando a forte presença dos veículos comerciais da marca no cliente.

Mercedes-Benz atende a demandas específicas de clientes

 O desenvolvimento do extrapesado Axor 3344 8×4 plataforma off-road para transporte de madeira foi coordenado pelo Centro de Customização para Clientes (CTT), área criada pela Mercedes-Benz para atendimento a pedidos especiais das empresas de transporte.

Por meio da atuação do CTT, a Mercedes-Benz ganha flexibilidade para oferecer produtos cada vez mais dedicados a cada necessidade das empresas de transporte. Com a customização, a Empresa fornece veículos totalmente adequados às mais diversas aplicações, atendendo assim às necessidades particulares de cada cliente.

A versão 8×4 do Axor 3344 também é resultado de um trabalho de parceria. Neste caso, a Mercedes-Benz produz o kit 8×4 e a Suspensys/Randon realiza a implementação. Isso inclui o 2° eixo dianteiro direcional, a suspensão de 4 lâminas e o sistema de direção. Além disso, vários itens são disponibilizados opcionalmente a clientes, como escapamento vertical, limpador na posição vertical, acendimento automático dos faróis, proteção da chave geral, proteção traseira e sinalizador “Giroflex”.

“Nós somos provedores de tecnologia e soluções customizadas, aumentando a flexibilidade e ganhando agilidade para o atendimento aos clientes”, destaca Leandro Correa, gerente executivo da Suspensys/Randon. “Isso tem tudo a ver com a história da Suspensys/Randon, que sempre foi uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções customizadas para o mercado, adequando caminhões, carroçarias e implementos para as diversas demandas do transporte de carga”.

Entre as vantagens oferecidas aos clientes, Guilherme Schiochet, coordenador de vendas da Suspensys/Randon cita as garantias oferecidas pela Suspensys/Randon e pela Mercedes-Benz. “São duas marcas de peso, consagradas no mercado, que asseguram garantia para o caminhão e para o implemento 8×4, além da qualidade e confiabilidade dos produtos. Ambas as empresas têm experiência, tecnologia e equipes de engenharia preparadas para atender a cada nova demanda dos clientes e do mercado”.

Axor 3344 8×4 madeireiro é atração na Expoforest

A primeira unidade do lote de 23 caminhões Axor 3344 8×4 foi entregue pela Mercedes-Benz à Breda Logística na Expoforest – Feira Florestal Brasileira, realizada de 11 a 13 de abril em Santa Rita do Passo Quatro, na região de Ribeirão Preto, no interior paulista. Principal evento do setor na América Latina, a Expoforest é a única feira dinâmica que apresenta e demonstra tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas.

Extrapesado Axor 3344 6×4 – Fotos: Murilo de Abreu

Durante o evento, a Mercedes-Benz disponibilizará aos motoristas um test-drive com os caminhões extrapesados Axor 3344 6×4 e Actros 2646 6×4 atrelados a semirreboques para transporte de madeira. No estande da marca, os visitantes poderão conferir mais detalhes do amplo portfólio de caminhões para o setor, com várias versões de Axor, Actros e Atego para atividades de produção, bem como de serviços de apoio no campo.

No setor madeireiro e em toda a cadeia do agronegócio, assim como nas mais diversas áreas da atividade econômica, os caminhões Axor e Actros são reconhecidos pela força, robustez, resistência, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto para o motorista.

“O Axor e o Actros foram desenvolvidos para enfrentar as características das estradas brasileiras e atender o atual perfil do transporte. Eles operam nos diversos tipos de estrada, tanto asfaltadas, quanto de terra ou outro pavimento, situações típicas da atividade madeireira e do agronegócio”, diz Roberto Leoncini. “Além disso, o elevado padrão de conforto da cabina, juntamente com os itens de tecnologia e segurança, garante ao motorista um excelente nível de bem-estar a bordo e de condução, o que resulta em produtividade e satisfação. Oferecemos ainda uma diversificada linha de produtos e serviços que asseguram a maior disponibilidade possível da frota para as atividades de transporte, o que se traduz em produtividade e, consequentemente, em rentabilidade para os clientes”.

Entre a soluções oferecidas aos clientes incluem-se os financiamentos do Banco Mercedes-Benz, os atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz, as ofertas da unidade de negócios de seminovos SelecTrucks, três linhas de peças de reposição (genuínas, remanufaturadas e Alliance), planos de manutenção e sistema de gestão de frota e rastreamento Fleetboard. Este abrangente portfólio de peças e serviços está disponível aos clientes por meio da maior Rede de Concessionários, presente em todos os estados.

Perfil Suspensys/ Randon

A Suspensys iniciou suas atividades em 1997 em Caxias do Sul (RS), estando entre as maiores fabricantes mundiais de suspensões, eixos, conjuntos de cubos e tambores e componentes para veículos comerciais. Controlada integralmente pela  Randon S.A Implementos e Participações, a empresa brasileira garante presença em todas as montadoras de veículos comerciais do Brasil. A companhia é integrada por dois negócios, a Suspensys que produz suspensões e eixos (para caminhões, ônibus e semirreboques) e a Suspensys WE (Wheel End) / Castertech, que fornece conjuntos de cubos e tambores montados e componentes fundidos, agregando valor ao produto final. Acesse mais informações em www.suspensys.com.

Mais informações sobre a Mercedes-Benz estão disponíveis na internet em:

http://www.mercedes-benz.com.br/institucional/imprensa/releases

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