Mercedes-Benz lança Arocs 8×4 e eleva o patamar de força, robustez e tecnologia de caminhões off-road no Brasil

Caminhão extrapesado basculante que vem revolucionar as operações fora de estrada no Brasil. (Foto: divulgação/Mercedes-Benz)

Mercedes-Benz lança Arocs 8×4 e eleva o patamar de força, robustez e tecnologia de caminhões off-road no Brasil

De origem alemã, modelo foi adaptado as necessidades e demandas do mercado nacional

Se há 65 anos os caminhões Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado brasileiro pela força e robustez, a marca está elevando essa máxima a um patamar ainda não alcançado por nenhum concorrente. A Empresa acaba de lançar o Arocs 8×4, caminhão extrapesado basculante que vem revolucionar as operações fora de estrada no Brasil, sendo especialmente indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.

– O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui, no Brasil, o Arocs 8X4 foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da Empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração – ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, esse nosso novo gigante off-road nasceu em operações reais brasileiras a partir da necessidade de nossos clientes”.

Com muita força e muita robustez, o Arocs foi projetado para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. Mesmo sob temperaturas extremamente altas ou baixas, mantém excelente padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas.

– Muito importante para nós é que o Arocs atende cada exigência que nós ouvimos diretamente dos nossos clientes – diz Roberto Leoncini. “Por isso, eu não canso de repetir: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. E agora também: as mineradoras falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz delas”.

Esse inédito caminhão extrapesado Mercedes-Benz, com cabina global da família Arocs, tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração, conforme as condições de operação. E é um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.

– O Arocs 8×4 é a evolução da Mercedes-Benz no segmento off-road, que atendíamos, até pouco tempo, com o Actros 4844 8×4 – destaca Roberto Leoncini. “Ele será a nova referência no Brasil em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada, como também em conforto e praticidade. Aliás, mais de 200 unidades já foram comercializadas, com as primeiras entregas previstas já para este ano”.

Consagrado na Europa, o Arocs ganha itens específicos para o Brasil

– Esse fantástico bruto para operações off-road chega ao País consagrado pelo sucesso na Europa e em outros mercados – diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Aqui, ele ganha uma série de características específicas para atender o Brasil e outros países com condições extremas de operação fora de estrada como as nossas, porque também será exportado, a partir do ano que vem, para a América Latina e outros continentes”.

De acordo com Ari de Carvalho, o Arocs irá oferecer aos clientes a maior disponibilidade e a maior produtividade por tonelada do seu segmento. “A partir de pedido dos clientes, chegamos a essa solução eficiente e rentável. Se nos 65 anos de estrada no Brasil, os nossos caminhões ganharam fama de ‘pau pra toda obra’, feitos para todas as operações e necessidades, o Arocs não só reforça como amplia essa enorme capacidade e, o que é melhor, em qualquer terreno”, diz ele. “Onde há carga muito pesada para transportar, lá estará o Arocs dando show de performance, com tecnologia, segurança e muito conforto para os motoristas”.

Trem de força robusto e resistente

O Arocs chega ao mercado com um trem de força potente, muito robusto e resistente. O motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, consagrado no caminhão extrapesado rodoviário Novo Actros, oferece uma potência de 510 cv a 1.800 rpm, com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm.

Em harmonia com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, o OM 460 LA entrega um excelente desempenho, com a confiabilidade da marca nas operações severas. Mesmo atuando em condições extremas, a condução do Arocs é suave, sem abrir mão da robustez necessária para a sua operação altamente especializada.

O câmbio automatizado, da última geração PowerShift 3, foi desenvolvido para o mercado brasileiro fora de estrada. Com inteligência embarcada, destaca-se pela troca de marchas mais rápidas e eficientes.

A caixa de câmbio é reforçada, com engrenagens mais largas, aumentando sua resistência e vida útil. Não possui anéis sincronizadores, o que significa menos demanda de manutenção.

Este câmbio se caracteriza pela alavanca multifuncional na coluna de direção, funções Hill Holder e Hold, o que resulta em mais praticidade e segurança nas partidas de rampa.

Para saber mais sobre o lançamento clique aqui.

Comentarios