Mercedes-Benz Axor é o maior caminhão blindado da América Latina

Foto: Murilo de Abreu
  • Prosegur, líder em segurança privada no Brasil, já conta com sete unidades do Axor 2644 8×4 blindado em sua frota
  • Modelo ganhou configuração especial para transporte de cargas valiosas, oferecendo 175 metros cúbicos de capacidade de carga na versão cavalo mecânico 8×4 com bitrenzão
  • Prosegur também adquiriu 134 caminhões 915 E para renovação de sua frota de carros-fortes
  • 915 E foi customizado pela Mercedes-Benz para atendimento a solicitações da Prosegur
  • Mercedes-Benz acompanha as demandas dos clientes que atuam com caminhões blindados, apresentando soluções cada vez mais alinhadas com as necessidades do mercado

O extrapesado Axor 2644 é o maior caminhão blindado do Brasil e da América Latina. A fim de atender solicitações da Prosegur, empresa líder em segurança privada no País, o veículo ganhou uma implementação especial, com tração 8×4, para transporte de produtos e mercadorias de alto valor agregado. Assim, pode tracionar semirreboques como o bitrenzão (composição de 10 eixos), assegurando uma capacidade volumétrica de carga de 175 metros cúbicos (100 no primeiro semirreboque e mais 75 no segundo), com até 74 toneladas de PBTC.

“A Prosegur já conta com sete unidades dessa versão especial do Axor na sua frota, buscando atender um segmento de mercado em crescimento no País, que é o do transporte de cargas valiosas”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso demonstra a versatilidade de aplicação do Axor, modelo consagrado no mercado pela alta disponibilidade para o trabalho e pelo baixo custo de manutenção. A isso somam-se os atributos do ECONFORT, conceito de desenvolvimento que agrega um alto padrão de economia, conforto, força e desempenho aos caminhões da marca”.

Rubens Carbonari, da Prosegur: “O Axor se encaixou como uma luva”

De acordo com Rubens Carbonari, diretor regional da Prosegur, a companhia está investindo mais de R$ 5 milhões na ampliação da frota e no desenvolvimento de soluções para o transporte de mercadorias com alto valor agregado para atender à crescente demanda de seus clientes por esse tipo de transporte.

“Com o aumento da demanda tivemos que investir rapidamente na ampliação da frota”, ressalta o cliente. “Nesse sentido, o Axor 2644 se encaixou como uma luva. Com sua versatilidade e potência, proporcionou a criação de um caminhão capaz de transportar de forma eficiente diferentes tipos de carga em diversas capacidades e combinações. Fizemos os comparativos e ele se destacou em capacidade de carga, qualidade técnica e potência”, diz Rubens Carbonari.

Carbonari reforça, ainda, que todas as soluções desenvolvidas para ampliar a segurança no transporte de cargas especiais dos clientes têm se mostrado muito eficientes. “Desde 2011 já foram realizadas 6.777 operações com o sistema da Prosegur em todo o país, com sinistralidade zero em mais de R$ 10 bilhões em cargas transportadas”, destaca.

O executivo afirma que pesou muito a favor da Mercedes-Benz o fato da Prosegur poder contar com o atendimento e a assistência especializada da Rede de Concessionários. “Reconhecidamente no nosso setor, esse é um diferencial da Mercedes-Benz no mercado. Em qualquer lugar do Brasil, podemos contar com peças e serviços da marca. E como a Prosegur atua em todos os estados brasileiros, não podemos abrir mão dessa vantagem. Disponibilidade da frota é essencial na nossa atividade e a rede nos dá essa segurança”.

Rubens Carbonari afirma que o excelente relacionamento da Prosegur com a Mercedes-Benz também pesou na escolha do Axor. “Nossa experiência com a marca é muito satisfatória e longa. Aproximadamente 96% da nossa frota de 1.650 veículos são Mercedes-Benz, a grande maioria carros-fortes, além de caminhões e 31 cavalos mecânicos”.

Entre as modificações aplicadas à versão blindada do Axor 2644 destaca-se a inclusão de um 2º eixo direcional pelo mercado, tornando esse cavalo mecânico, que sai de fábrica com tração 6×4, uma versão 8×4. A cabina blindada conta com quatro posições de assentos, incluindo o banco do motorista, a fim de acomodar, com conforto, a equipe de trabalho e atender à legislação do setor de transporte de valor. Os semirreboques do bitrenzão também são blindados ou reforçados. Todas as implementações foram executadas por empresas especializadas no mercado.

Os caminhões Axor 2644 8×4 da Prosegur operam principalmente no Estado de São Paulo, no transporte de cargas valiosas, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, joias, relógios, papel moeda, mercadorias de luxo, barras de ouro, entre outros. O veículo faz a interligação entre as fábricas e os centros de distribuição, além de outros pontos de retirada e entrega, como aeroportos, conforme o pedido do cliente e em qualquer região do Brasil.

Prosegur adquire 134 caminhões 915 E para renovação de frota

“A presença da Mercedes-Benz na frota da Prosegur é muito expressiva. Além dos Axor 2644, o cliente adquiriu recentemente 134 caminhões 915 E da nossa marca para renovação de sua frota de carros-fortes”, diz Roberto Leoncini. “As últimas unidades estão sendo entregues. O grande diferencial dessa venda é que o 915 E foi totalmente customizado por nossa Empresa para atender as solicitações da Prosegur. Foram 11 modificações no veículo original de fábrica, tornando o veículo uma solução específica para o cliente”.

Entre as principais modificações no veículo incluem-se: mudança de entre-eixos de 4.500 mm para 3.150 mm; reposicionamento de componentes, especialmente tanque de ARLA e de combustível, além da adequação de chicotes elétricos, pneumáticos e de combustível; posicionamento da coluna de direção conforme a posição do cockpit desejada pelo cliente.

Também ocorreu o desenvolvimento de um projeto inédito de ar condicionado para carros-fortes que adequa a potência do sistema de climatização da cabine à severa utilização do caminhão e dispensa o uso de dispositivos no teto do veículo. Desta forma, melhora a estabilidade, com a redução do centro de gravidade, e aumenta a altura da cabine para os quatro ocupantes.

Os veículos desenvolvidos a partir do modelo 915 E oferecem um campo maior de visão para o motorista, além de mudanças na parte interna que proporcionam mais conforto à equipe. O chassi foi totalmente customizado para as necessidades de um carro-forte, com blindagem 100% nível três, o que aumenta ainda mais segurança dos itens transportados e dos ocupantes.

Os carros-fortes possuem outras soluções que tornam os veículos da Prosegur ainda mais seguros. Uma delas é o Sistema de Injeção de Poliuretano Expandido (SIPE), que tem como objetivo impedir o arrombamento do cofre interno do carro-forte, mesmo quando submetido a uma grande explosão.  Ao ser acionado, o equipamento libera um jato de poliuretano e, em no máximo 22 segundos, a parte interna do cofre fica completamente preenchida pelo polímero endurecido, garantindo a total segurança do conteúdo dentro do local.

Outra solução é o cofre multitranca, que é dividido em pequenos espaços e permite o controle individual de valores. Diferentemente dos cofres convencionais, que possuem uma abertura única, a divisão deste cofre em pequenas gavetas reforçadas permite a movimentação de valores por cliente, garantindo mais segurança e tranquilidade.

Mercedes-Benz oferece customização para os clientes

O desenvolvimento do 915 E para a Prosegur foi coordenado pelo Centro de Customização para Clientes (CTT), área criada pela Mercedes-Benz para atendimento a pedidos especiais das empresas de transporte.

De acordo com Roberto Leoncini, essa expressiva venda para a Prosegur é resultado de um trabalho de parceria com o cliente, que indicou à Mercedes-Benz características e demandas específicas do transporte de valores, acompanhando todo o processo de adequação do 915 E para a aplicação como carro-forte. “Além disso, o time do CTT também trabalhou sempre junto das implementadoras, a fim de assegurar que o caminhão chegasse à Prosegur com todas as modificações necessárias já realizadas dentro do nível de qualidade exigido pelo cliente”, afirma Leoncini.

Por meio da atuação do CTT, a Mercedes-Benz ganha flexibilidade para oferecer produtos cada vez mais dedicados a cada necessidade das empresas de transporte. Com a customização, a Empresa fornece veículos totalmente adequados às mais diversas aplicações, atendendo assim às necessidades particulares de cada cliente.

“Esse trabalho realizado pela Mercedes-Benz nos surpreendeu de forma muito agradável. Isso também fez uma grande diferença”, destaca Rubens Carbonari. “Numa reunião na fábrica, ao ver um grupo de mais de dez pessoas dedicadas à customização do nosso carro-forte, notamos que a Empresa está empenhada em criar soluções para nossas necessidades, pensando em melhorar o produto e o valor agregado que o veículo nos oferece”.

Fonte: Mercedes-Benz

Comentarios