Manutenção inteligente reduz tempo de parada de caminhões

Inovação permite reduzir gastos com manutenção (Marlon Erthal)

20ª Feira e Congresso Transposul que ocorre em Bento Gonçalves trouxe o debate da otimização de planos de manutenção

A tecnologia está cada vez mais presente quando o assunto é manutenção de caminhões. Hoje, os modernos equipamentos permitem que seja feito um rastreamento completo de cada item do funcionamento do veículo, muitas vezes à distância. A antiga regra da mecânica, continua valendo. Pensar na melhor forma de aplicar uma revisão eficiente significa economizar muito dinheiro no médio e longo prazo.

– Por meio de otimização de planos de manutenção, eliminamos a ineficiência do veículo parado. A ideia é oferecer ciclos períodos de manutenção. O indicador de disponibilidade aumenta em até 20%. Além disso, é possível obter uma redução de 16% no custo da manutenção e a cobrança é feita por quilômetro rodado – afirmou o chefe de Serviços Conectados da Scania, Alex Barucco

Quando trata-se de manutenção, é importante ressaltar os diferentes tipos de serviços existentes. A manutenção corretiva é a mais emergencial, e considerada aquela a ser evitada. Tem a função de corrigir os problemas e erros já existentes. A manutenção preventiva é quando o conserto ou substituição de algum material é feito quando desgastado naturalmente, ou quando apresentam peças quebradas. Por último, e considerada a ideal, é a manutenção preditiva. No primeiro momento, pode parecer a opção mais cara, mas é a mais eficiente uma vez que a manutenção é realizada a partir de um monitoramento completo das condições e desempenho de cada veículo da frota corrigindo o que for preciso com o uso de rastreadores, câmeras termográficas e outras inovações.

A 20ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transportes e Logística ocorre entre 27 e 29 de junho no pavilhão E do Fundaparque, em Bento Gonçalves. Outras informações podem ser obtidas no site transposul.com.

Redação: Marcelo Matusiak

Comentarios