Iveco apresenta o Z Truck, caminhão-conceito da marca

iveco

Caminhão-conceito Z Truck da Iveco antecipa o futuro do transporte

Destaque no IAA 2016, veículo marca a transição para a energia verde e direção autônoma

A Iveco aposta em alta tecnologia e eficiência com o lançamento de seu caminhão-conceito, o Z Truck. Um das principais atrações da 66ª edição do Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA) 2016, realizado em Hannover (Alemanha), o modelo foi projetado para longas distâncias e se destaca por ser um veículo de impacto zero, permitindo um sistema de transporte totalmente sustentável.

Desenvolvido em colaboração com o Centro de Design e Inovação da CNH Industrial, o Z Truck dá um passo em direção ao futuro, antecipando a maneira como a energia alternativa, as novas tecnologias e a direção autônoma mudará a função do motorista. Ele é moldado por sua aerodinâmica inovadora, segurança aperfeiçoada e com o objetivo de criar um novo espaço útil na cabine. Sua abordagem pioneira levou esse conceito a ser protegido por 29 patentes.

ivecooo

O Z Truck é baseado em um caminhão pesado funcionando com Bio-GNL (gás natural liquefeito) em tanques adaptáveis, melhorias em aerodinâmica e um sistema de recuperação de calor residual, proporcionando um transporte de longas distâncias com autonomia de 2.200 quilômetros e praticamente zero emissões de CO2.

O conceito Zero é levado a outros elementos do caminhão, incluindo Zero acidentes por meio do uso avançado de tecnologias de direção autônoma. O projeto centrado no motorista visa alcançar Zero estresse e perda de tempo. A cabine é livre de restrições tradicionais para ser reconfigurada de acordo com os diferentes usos (direção, direção autônoma, escritório e descanso) e a IHM (Interação Homem-Máquina) para se adaptar à maneira como as informações necessárias serão fornecidas; a informação certa, na hora certa e no lugar certo.

Iveco

Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

Para mais informações da Iveco, visite www.iveco.com.br

Para mais informações da CNH Industrial, visite: www.cnhindustrial.com 

Comentarios