Intermodal começa nesta terça-feira (04) para debater logística e inovações

Mais de 45 mil visitantes são esperados nos três dias da feira, que reúne 600 expositores

 Multimodalidade no transporte de cargas, redução de custos na cadeia de distribuição de mercadorias, inovações tecnológicas e segurança logística estão entre os temas que serão discutidos na 23ª edição da Intermodal South America, que começa hoje em São Paulo. Considerada a principal feira de comércio exterior e movimentação de cargas da América do Sul, ela reúne 600 expositores de 26 países. São esperados mais de 45 mil visitantes nos três dias do evento.

O objetivo desta edição é discutir soluções para os gargalos logísticos no País. “Todos sabemos que os últimos anos foram extremamente desafiadores e apresentaram grandes dificuldades para o ambiente de negócios no cenário macroeconô-mico nacional. Estamos cientes que o nosso processo de recuperação está prestes a começar”, afirma o gerente da feira, Renan Joel.
Entre os assuntos a serem tratados pelo evento, segundo Joel, está justamente a estratégia a ser explorada pelo setor de transportes para retomar o crescimento em meio às novas possibilidades de negócios e à realidade nacional. “Sabemos que o Brasil preserva seu grande potencial de desenvolvimento e que os grandes players do comércio internacional reconhecem esse potencial”, afirmou.

Na programação, além das ações dos expositores, o gerente da feira destaca as conferências como um ambiente propício para desenvolver as premissas da edição deste ano. Os encontros iniciam sempre às 8h20, terminam ao final da manhã e reúnem interlocutores do setor para propor e discutir ações, soluções e estratégias.

Conferências

Nesta terça-feira (04) , a organização da feira realizará o encontro Soluções e Investimentos para conter Gargalos Logísticos, sobre os desafios para atrair e impulsionar os projetos em infraestrutura e logística do setor privado. Haverá espaço para falar sobre o novo Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Governo Federal.

O debate terá a participação do secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcello Estevão; do subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, do Ministério da Fazenda, Ronaldo Lázaro Medina; e do coordenador-geral de Normas e Facilitação de Comércio do Departamento de Competitividade da Secretaria de Comércio Exterior, Leonardo Lahud.

Já na quarta-feira (05), o destaque é para o seminário Multimodalidade e Diminuição de Custos Logísticos, que tem o objetivo de destacar possíveis soluções para tornar a utilização integrada dos modais de transporte mais competitiva. O debate também deve apresentar as medidas que o Governo está tomando para reduzir o custo logístico nas atividades econômicas do País.
O secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), Herbert Drummond; o diretor de Planejamento de Transportes da pasta, Eimar Bottega Ebeling; e o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, estão confirmados.
Na quinta-feira (06) , a conferência Tendências Tecnológicas da Logística debaterá a Indústria 4.0, abordando o processo de integração da internet com as empresas, principalmente a automação do mercado. O debate também discutirá as estratégias de inovação das companhias em meio à competição.
O painel terá como debatedores o vice presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho; o diretor industrial da L’Oreal Brasil, Antônio Grandini; a gerente de logística da Ajinomoto, Maristella Andrade; o gerente de processos logísticos da Natura, Pérsio Pastana; e o diretor de logística da Pirelli na América Latina, Rodolfo Giotto.

Abertura 

 A solenidade de aberta da Intermodal South America aconteceu nesta terça-feira (04), as 11h30, ela contou com as presenças do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella; do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Adalberto Tokarski; do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos; e do secretário de Logística e Transportes de São Paulo, Alberto José Macedo Filho.
A programação ao longo dos três dias reúne também uma conferência dos Portos de Língua Portuguesa, promovida pela Associação dos Portos da Língua Portuguesa (APLOP), em parceria com o Porto de São Sebastião. O objetivo é discutir o desenvolvimento do comércio entre esses complexos.
A Intermodal é considerada uma das feiras mais importantes para o setor. O evento acontece no Transamerica Expo Center (Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro), sempre das 13 às 21 horas – as conferências a partir das 8h20, todos os dias. Ingressos podem ser adquiridos no local.

Fonte: A Tribuna

Comentarios