FENATRAN organiza programação focada na geração de negócios

Entidades apontam novembro, mês da Fenatran, como virada para o mercado de transporte de cargas. Evento tem apoio das principais associações do setor: NTC&Logística, Anfavea e Anfir.

São Paulo, maio de 2015 – Com o objetivo de induzir negócios em um cenário desafiador, a organizadora da Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga – tem criado novas oportunidades de networking para geração de negócios. Um dos exemplos é o programa exclusivo de negócios criado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, o Premium Club Plus, que coloca frente a frente expositores e compradores especialmente convidados.

Segundo Juan Pablo De Vera, presidente da Reed, a Fenatran é o principal vetor de relacionamento do setor, unindo toda a cadeia produtiva. “Nossa missão é levar os principais compradores e fornecedores para dentro do evento. Em momentos em que a economia é menos favorável, a feira oferece oportunidades para as empresas presentes, interessadas em bons negócios”. O executivo explica que a feira compreende veículos pesados e implementos rodoviários, além de produtos e serviços em alta, como gestão e rastreamento de frotas, reposição de peças e equipamentos. A feira acontece de 9 a 13 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), idealizadora da Fenatran, também está comprometida com a geração de negócios durante o evento. “Para a edição deste ano, a NTC, com apoio de Sindicatos e Federações empresariais do setor, coordenará a formação de caravanas de empresários e potenciais compradores de todo o Brasil e de outros países sul-americanos que irão até São Paulo exclusivamente para visitar a Fenatran, o que trará ainda mais oportunidades de vendas aos expositores”, salienta José Hélio Fernandes, presidente da NTC.

A expectativa é reunir 60 mil compradores. De acordo com pesquisa da organizadora do evento, 45% deles com cargos de liderança em suas empresas e 46% com poder de decisão de compra. Cerca de 80% dos visitantes da última edição declararam que retornariam em 2015.

A Reed Exhibitions Alcantara Machado também faz um esforço especial para alavancar as exportações e venda para diversas regiões do Brasil a partir dos contatos feitos na feira. Em 2013, por exemplo, 60% dos visitantes internacionais vinham da América do Sul, 10% da América do Norte e 5% da América Central. Ao todo, 61 países devem visitar a Fenatran, mas, de olho no mercado interno, a feira promove tradicionalmente ações com o objetivo de trazer para a Fenatran um público ainda mais qualificado. Nesta edição, a organizadora programa caravanas de compradores para atender os diversos segmentos:

– Implementos rodoviários e equipamentos

– Caminhões e veículos comerciais

– Autopeças, motores e pneus

– Combustíveis, derivados e componentes

– Equipamentos e servições para gestão e rastreamento de frotas

– Instituiçoes financeiras e seguradoras

Além disso, entidades parceiras – NTC&Logística, Anfavea e Anfir – ressaltam a importância do evento para seus respectivos mercados:

“A NTC está empenhada em marcar a Fenatran como o evento da retomada do mercado”, acredita José Hélio Fernandes. “Com seus mais de 30 anos de realização, a feira apenas se fortaleceu e consolidou-se como a 2ª maior feira do setor no mundo. Muito mais do que exposição, as empresas participantes sabem da importância do evento como grande espaço para os negócios”.

“Temos o histórico de situação semelhante em 2009 – recorda-se Fernandes –  período de instabilidade, em que a feira mostrou-se mais vendedora do que as edições anteriores. Na época, muitas empresas expositoras ficaram sem estoque em decorrência das vendas durante o evento”, finaliza Fernandes.

Para o presidente da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, Alcides Braga, “o setor de implementos rodoviários está de braços dados com a Fenatran, para que nos ajudem a retomar o crescimento”. Na última edição, em 2013, mais de 20 mil compradores buscaram implementos rodoviários dentro da feira. Braga explica que o segundo semestre é, tradicionalmente, o período com atividade econômica mais aquecida, em detrimento ao começo do ano. Nesta edição 2015, o setor de implementos já demonstra  força e confirma a participação de mais de 43 empresas ate o momento, garantindo 13.700 m² de ocupação do pavilhão.

As principais fabricantes de pneus já tem presença confirmada na Fenatran. É o caso da Cantu Pneus, patrocinadora do evento. Além dela, estarão na feira Goodyear, Dunlop, Vipal, Continental, Marangoni, Moreflex e Tipler. Gestão e rastreamento também estão presentes com marcas como Pósitron, Autotrac, Sascar, OnixSat, Omnilink e AngelLira.

A Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores) também acredita que a tradição e abrangência da feira são instrumentos para reativar o mercado. Para Luiz Moan, presidente da entidade, a parceria entre as associaçoes é vital para o sucesso. “A Fenatran é uma importante feira de negócios que figura entre as três maiores do mundo no segmento de transporte. A Anfavea tradicionalmente apoia sua realização e confirma mais uma vez o apoio neste ano. Temos a convicção de que a edição de 2015 é particularmente especial, por completar 40 anos”.

Serviço:

Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga

Data: 9 a 13 de novembro de 2015

Horário: 13h às 21h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo – SP – Brasil

Mais informações: www.fenatran.com.br

Comentarios