“Estão usando nosso nome de forma errônea”, diz representante da Abcam sobre falsa greve de caminhoneiros do dia 13 de novembro

Está circulando pela internet uma suposta convocação de greve dos caminhoneiros. O texto, publicado no site da advogada Gloria Jean (http://www.gloriajean.com.br/caminhoneiros-param/), foi irresponsavelmente repercutido por veículos de comunicação do segmento que sequer atestaram a confiabilidade das informações.

A publicação apresenta uma convocação de origem bastante duvidosa dirigida aos caminhoneiros para que participem de uma suposta greve no próximo dia 13 de novembro. Em uma breve busca na internet, não é possível encontrar a origem de publicação do documento.

O texto também circula em algumas publicações pela rede social Facebook. Essas publicações estão linkadas em “hashtags” como ‪#‎ImpeachmentJá! ‪e #‎MorteAosPetralhas. Todas as publicações partem de apenas um usuário chamado Douglas Boldrini que, aparentemente, não tem nenhuma relação com sindicatos ou caminhoneiros.

De acordo com a notícia veiculada no site da advogada Gloria Jean, o texto é assinado pela União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) e a Confederação Brasileira de Transportes de Cargas. No entanto, a suposta convocação não possui o logo nem a assinatura dos representantes das entidades supostamente signatárias da carta, tampouco está publicada no site dessas entidades representativas. Vale ressaltar que também não existe uma entidade chamada Confederação Brasileira de Transportes de Cargas.

Nem é preciso dizer que a motivação da greve é também bastante duvidosa, já que aponta para uma suposta fraude nas eleições, fazendo uso de um linguajar inapropriado e tendencioso. Além disso, a carta pede a organização dos trabalhadores para o Impeachment da presidente reeleita democraticamente, Dilma Rousseff.

Em entrevista com Chico da Boleia no domingo (9), Claudinei Pelegrini, presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) e da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Estado de São Paulo (Fecam-SP), desmentiu qualquer ligação das entidades com esse documento e com a convocação da greve.

“Isso é um absurdo! Inclusive estão usando erroneamente o nome da Abcam. Eu nunca apoiei essa greve, a Abcam não está apoiando nenhum movimento de greve, esse não é o momento. O momento agora é de discussão, de sentar e tentar negociar. Essa greve não tem motivação definida e só vai favorecer os interesses que são alheios aos dos caminhoneiros”, explicou.

O presidente da Abcam ainda afirmou que em nenhum momento a Associação foi consultada, tampouco participou de reuniões para uma suposta convocação de greve. “Se fosse necessário uma paralização e se ela atendesse de fato as necessidades dos caminhoneiros, provavelmente nós iriamos apoia-la. Mas o momento não é propício para isso e nós sequer fomos consultados sobre essa carta que está circulando por aí. As entidades estão negociando com o governo e tentado resolver algumas questões. Nós não podemos, em nenhum momento, ser usados dessa forma; ter o nome da Abcam, que é uma entidade com mais de trinta anos, usado de forma tão absurda por pessoas oportunistas”, expressou.

A Unicam também já publicou uma nota expondo que tal notícia é falsa e que a entidade não tem nenhuma relação com essa suposta convocação de greve. O texto, assinado pelo presidente da entidade, José Araújo “China”, afirma: “A Unicam repudia com veemência mais essa manifestação criminosa cujo único objetivo é prejudicar os trabalhadores com notícias alarmantes e desprovidas de veracidade. A entidade reitera que já tomou providências para que os autores da nota, tão logo sejam identificados, respondam na Justiça por esse ato irresponsável”.

Nós, do Chico da Boleia, expressamos que o direito de greve e a participação política de trabalhadores são assegurados pela constituição e que apoiamos toda e qualquer forma de mobilização que atenda, de fato, as reinvindicações dos trabalhadores das estradas. No entanto, repudiamos veementemente esta convocação, veiculação e divulgação de uma falsa greve, que fere os direitos dos trabalhadores, é irresponsável com suas verdadeiras necessidades e atende apenas a interesses alheios aos dos caminhoneiros.

– Veja aqui Nota Oficial da ABCAM sobre pretensa greve dos motoristas autônomos.

Redação Chico da Boleia

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios