Empresa de MT é multada em R$10,2 mil por transporte ilegal de madeira em MS

Carreta e carga foram apreendidas e levadas para a delegacia da cidade (Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação)

Carreta transportava 34m³ de madeira serrada, mas documento não permitia transporte no estado. Responsáveis vão responder por crime ambiental.

Uma empresa transportadora de madeira de Apiacás (MT) foi multada em R$ 10,2 mil por transporte irregular em Costa Rica, leste de Mato Grosso do Sul. O flagrante foi feito pela Polícia Militar Ambiental na MS-306, durante abordagem em uma carreta.

De acordo com a polícia, o transporte de 34 m³ de madeira serrada seria realizado de Mato Grosso até Santa Catarina. Porém, o Documento de Origem Florestal (GF) não constava Mato Grosso do Sul como itinerário, ou seja, não era permitido realizar o trajeto no estado sul-mato-grossense.

O caminhão e o material foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica. Os responsáveis pela empresa vão responder por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de prisão.

A polícia explica que o documento ambiental de transporte é obrigatório e a falta dele resulta em crime e infração administrativa. Além disso, a identificação do itinerário tem o objetivo de evitar a retirada de madeiras ilegais de outros locais.

Comentarios