Conheça as diferenças de vender carro e vender caminhão

Apesar da crise econômica não há dúvidas que o mercado automotivo vem dando sinais de retomada nos últimos anos. Considerando apenas as vendas de caminhões, dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontam que em janeiro deste ano foram vendidos cerca de 4,6 mil unidades, índice 54,8% maior que em janeiro de 2017. As exportações no mesmo período também subiram consideravelmente: 83%.

Já a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) concluiu em relatório recente que as negociações de carros usados cresceram 10%, enquanto as de carros novos aumentaram 4% na comparação entre os primeiros semestres de 2016 e 2017.

Com este quadro promissor fizemos uma lista dando dicas de como vender carro ou caminhão e alguns dos principais fatores que devem ser levadas em conta nestas duas situações.

Melhores caminhos para negociar

Logicamente vender o carro é mais fácil que um caminhão, até porque as opções de compradores são maiores. Pense só: se você perguntar ao seu vizinho se ele conhece alguém que quer comprar um carro, possivelmente a resposta é positiva.

Tente fazer a mesma pergunta sobre um caminhão e verá que ele provavelmente vai rir da sua cara. Além da facilidade no boca a boca, vender carro também vem sendo facilitado por novos recursos, como os leilões online.

A lógica é bem simples: você estipula por conta própria uma determinada cotação do veículo e os sites especializados vão procurar e apresentar os maiores valores oferecidos pelas cerca de mil lojas cadastradas. Quem der um preço mais alto arremata o carro, como um verdadeiro leilão.

Esta tendência tem como principal referência uma empresa, com sede em São Paulo, chamada InstaCarro. A estimativa é que seu veículo é vendido por um bom preço em apenas uma hora. Infelizmente esse recurso ainda não é utilizado para quem quer se desfazer do seu caminhão.

O melhor caminho neste caso é a venda para uma concessionária especializada em caminhões. Além de poupar seu trabalho em buscar um interessado, é a maneira mais segura de negociar já que as concessionárias dão todo o apoio para os clientes e, principalmente, não vão dar calote.

Ainda há a possibilidade de fazer anúncios em jornais ou internet. Além de não ser seguro, pois você não vai conhecer o comprador, é muito mais arriscado se tratando de um caminhão. Afinal, ele é um instrumento de trabalho de muitos brasileiros que não podem correr o risco de levar um calote.

Cuide da limpeza

Quando alguém se interessar pelo seu veículo, seja ele um carro ou caminhão, lembre de deixar uma boa impressão. Faça uma boa limpeza nos bancos, volante, câmbio, tapetes e vidros.

Não se esqueça de higienizar para deixar um cheiro agradável, ainda mais se você é fumante. Faça também uma perícia automotiva que mostre a boa situação do veículo, o que sem dúvida vai valorizá-lo ainda mais

No caso específico dos caminhões a tendência é que a lataria esteja muito suja de barro, poeira, areia e dejetos de pássaros devido aos lugares por onde ele passa. Se o veículo não é limpo constantemente a sujeira aumentam o processo de oxidação da lataria.

Conserte os amassados

O fato de caminhões terem o hábito de fazer longas viagens também é motivo para que o proprietário se atente aos amassados na lataria. Em grandes distâncias isso interfere na aerodinâmica e distribuição de peso dos caminhões, o que significa maiores gastos em combustível de maneira desnecessária.

No caso dos carros isso não faz tanta diferença, mas é bom consertar já que o carro se desvaloriza caso esteja amassado. Uma boa maneira de tirar a dúvida é por meio do famoso teste do ímã.

Funciona assim: você enrola um ímã em uma flanela esfrega ao longo da lataria do caminhão. Caso o objeto se solte é porque o dono passou massa plástica no local e isso desvaloriza muito o valor final quando for vender carro ou o caminhão.

Gear SEO
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios