
A Mercedes-Benz do Brasil, numa parceria com a Revista Caminhoneiro, realizará, entre 15 e 17 de agosto, a 2ª etapa da Gincana do Caminhoneiro 2025, que será realizada no Posto Imperador, BR 020 km 211, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Ao longo do ano, serão seis etapas classificatórias, com a final na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
“O objetivo principal é proporcionar aos caminhoneiros, tanto os motoristas autônomos quanto os empregados, uma experiência rica e dinâmica por meio de provas de dirigibilidade do nosso top de linha, o Actros Evolution 2653 6×4 com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca no País”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, valorizamos o profissional do volante, permitindo a ele o contato e, principalmente, a experimentação de um caminhão de alta qualidade e tecnologia, inteligente, conectado e digital, além de referência em conforto, segurança, robustez, confiabilidade e altíssima disponibilidade de operação”.
“Ao oferecer a oportunidade dessa experiência aos motoristas, podemos divulgar as tecnologias, características e diferenciais dos caminhões da nossa marca, enfatizando as vantagens e benefícios que entregamos aos clientes do transporte de carga visando eficiência, economia e rentabilidade para suas operações”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Como incentivo, os participantes irão concorrer a um Accelo zero km”.
Essa ação busca destacar o amplo portfólio de caminhões Mercedes-Benz, bem como o de peças e serviços, reafirmando o posicionamento da marca como provedora de soluções completas para o transporte. Nesse sentido, o evento contará com a participação de parceiros da própria marca, como os concessionários das regiões que receberão as etapas classificatórias, a unidade de seminovos SelecTrucks, o Banco Mercedes-Benz e o Consórcio Mercedes-Benz.
6 etapas classificatórias e final na fábrica de São Bernardo do Campo
A Gincana do Caminhoneiro deste ano, que teve início na cidade de Campo Largo (PR) em julho, segue agora por Luís Eduardo Magalhães (BA) e terá mais quatro etapas:
19 a 21 de setembro – Feira de Santana (BA) / Posto São Gonçalo 4
17 a 19 de outubro – Aparecida de Goiânia (GO) / Posto Aparecidão
07 a 09 de novembro – Rondonópolis (MT) / Posto Aldo
28 a 30 de novembro – Jundiaí (SP) / Posto Graal 56
No dia 13 de dezembro, a final será realizada na fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo.
Em cada uma das etapas classificatórias, haverá tendas para atendimento com promotoras e demonstração estática de produtos, além das provas práticas com o Actros Evolution 2653 6×4.
Provas serão cronometradas por uma empresa especializada
Durante as provas da gincana, ao cravar o tempo mínimo exigido pela organização, o motorista retorna à pista para demonstrar sua destreza na baliza, devendo concluir o estacionamento do caminhão sem derrubar nenhum cone, já que cada um deles representa um acréscimo de 5 segundos ao seu tempo de prova.
Enquanto mostram habilidade em manobras na pista, os competidores têm seu desempenho acompanhado por cronometristas da Chronosat (empresa especializada em apuração oficial de tempos em grandes competições), que, com o auxílio de fotocélulas, registrarão, com total imparcialidade, até os milésimos de segundo das voltas, muitas vezes decisivos para a classificação.
A participação é gratuita e voltada a motoristas com CNH categorias C, D ou E. Não é sorteio, nem cuponagem: quem vence, vence pela habilidade.
Durante o evento, os participantes também terão acesso a uma série de serviços gratuitos de saúde e bem-estar, incluindo testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações para manter a saúde em dia, além de atividades recreativas para descompressão e integração. Destaque ainda para uma barbearia montada especialmente para a gincana.
Actros Evolution com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca
Os caminhões da família Actros são indicados para transporte rodoviário e aplicações mix-road, em que o caminhão circula tanto na estrada quanto em vias não pavimentadas na mesma operação, como, por exemplo, no transporte de grãos no setor do agronegócio.
Na evolução do Actros, destaca-se o motor Mercedes-Benz OM 471 LA de 530 cavalos de potência @ 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm @ 1.100 rpm. Desde o lançamento da versão Proconve P8 (Euro 6), este é o motor mais potente da marca no Brasil, muito bem aceito pelo mercado pelo desempenho excelente e ótimo consumo de combustível. Este motor equipa os modelos Actros 2653 6×4 e Actros 2553 6×2.
Esse motor apresenta menores índices de ruído e de vibração, além do menor consumo de combustível, até 8% menor que um OM 460 da legislação Euro 5. Outro importante destaque dessa terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem, sendo o melhor do mercado.
Entre os principais destaques do Actros Evolution vale mencionar a bateria de alta ciclagem, que oferece a maior capacidade do mercado, de 230 Ah e recarga mais rápida. O filtro coalescente, que garante alto poder de filtragem, até 500 vezes mais potente do que um filtro convencional. O novo compressor de ar nos motores OM 460, que traz ainda mais robustez e eficiência para o motor. O kit robustez da cabina para operações mix-road. Redução de 33% nas paradas de manutenção e manutenção preventiva otimizada. Carregamento de celular por indução, facilitando a rotina do motorista. Faróis em LED de série, assegurando melhor luminosidade e até 30% em maior durabilidade. Suspensão metálica para os modelos Actros 2045, 2548 6×2 e 2553 6×2. Com isso, mais uma vez, a marca atende a pedidos de clientes.
“A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele”, ressalta Jefferson Ferrarez.
O Actros 2553 6×2 atende à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, proporcionando mais produtividade e baixo custo para a operação.
Comentarios