Chico da Boleia participa do Eaton Experience 2016

 

 Evento reuniu montadoras e empresas de transporte para conhecerem soluções em , embreagens e bloqueios de diferenciais.

Durante os dias 11 e 25 de abril, a Eaton, empresa global de gerenciamento de energia, convidou montadoras, empresas de transporte e membros da imprensa para conhecerem novas aplicações rodoviárias e vocacionais.

A apresentação ocorreu durante o evento chamado Eaton Experience 2016, realizado na planta de Valinhos, São Paulo. Dentre as novidades, destacaram-se quatro novos modelos de transmissões automatizadas para caminhões leves, médios e semipesados, micro-ônibus e ônibus urbano.

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A programação do evento reuniu palestras, test drive e exposição dos produtos, além de visita à fábrica e aos laboratórios de engenharia. Chico da Boleia pode acompanhar um dos dias do Eaton Experience e conversou com Amauri Rossi, Diretor de negócios da empresa.

O representante destacou que o evento é uma forma de aquecer o mercado, apresentar novidades e prospectar crescimento. “Esse é um evento no qual chamamos os nossos principais clientes, alguns frotistas, funcionários e imprensa com o objetivo de mostrar soluções”, afirmou.

Na visão de Rossi, o ano de 2016 ainda será de algumas dificuldades econômicas, no entanto, o mercado não pode apenas lamentar a situação, é preciso buscar estratégias e saídas eficientes para reduzir danos e continuar crescendo.

“O “Dia da Experiência”, é um dia que a gente mostra quais são as alternativas para o futuro e quais são as tecnologias nas quais apostamos, para que quando o mercado voltar ao normal, a gente esteja preparado e estruturado.”, afirmou.

Nesse sentido a Eaton apresentou três estratégias de atuação. A primeira é sobre o segmento de veículos leves, para o qual foram apresentadas duas famílias de transmissões de seis velocidades, manual e automotizada.

“A ideia é que na transmissão manual, a sensação da direção seja como se a pessoa estivesse dirigindo um carro normal, sem esforço e mais leve. E na automotizada, buscamos um sistema eletrônico que faz as trocas, facilitando a vida do condutor com conforto e econômica de combustível.”, explicou Rossi.

A segunda estratégia é voltada para os ônibus, na qual se destacou a Procision, transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades que combina baixo consumo de combustível e conforto diferenciado aos passageiros por meio de sua tecnologia dual clutch e que evita a interrupção de torque durante a troca de marchas.  Além disso, devido ao seu controle mais fácil, o motorista pode dedicar toda atenção ao trânsito urbano possibilitando uma segurança maior na operação do veículo.

“A impressão é que você está num ônibus sem aquela alteração de torque, sem absolutamente nenhuma queda de rotação”, afirmou Rossi.

Ainda no segmento de transporte de pessoas foi apresentado o modelo UltraShift PLUS PV que é destinado a ônibus urbanos médios (12-18 toneladas). A transmissão automatizada de 6 velocidades permite melhoria no custo operacional da frota com o aumento da economia de combustível e redução do valor de manutenção.

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Outra tecnologia inovadora é a transmissão automatizada de 6 velocidades EA-6X06. Aplicada em veículos comerciais leves, caminhões e micro-ônibus, ela considera a alta densidade de trocas de marcha causada pela enorme quantidade de “anda e para” do tráfego dos grandes centros urbanos brasileiros para garantir um desempenho eficiente do veículo.

 A terceira estratégia é a família de transmissões para caminhões médios e pesados, desenhada especificamente para o mercado brasileiro. Na linha da UltraShift PLUS MHD, a empresa lançou a transmissão UltraShift PLUS MHD Vocacional para aplicações em caminhões semipesados 6×4 e 8×4, betoneiras, basculantes e canavieiros. Com reforços para a severidade das aplicações vocacionais, ela alia a robustez das transmissões manuais Eaton com a tecnologia diferenciada do sistema das transmissões automatizada Eaton UltraShift PLUS, proporcionando resultados de desempenho e custo operacional de classe mundial.

 Além das transmissões, há novidades no portfólio de bloqueios de diferenciais automáticos. Para caminhões há o No Spin e o Detroit Locker  que garantem uma performance superior em veículos vocacionais e off-road como canavieiros, madeireiros e basculantes.

A tecnologia  transfere o torque da roda que tem menor atrito para a que tem maior contato com o solo. A Eaton oferece ainda para veículos como picapes e jipes, os bloqueios de diferenciais Mlocker e Elocker. Muito utilizado em trilhas e aventuras fora de estrada, eles dividem o torque igualmente entre as rodas.

Rossi destacou que a Eaton continuamente investe em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, buscando aprimorar a tecnologia e apresentar soluções eficientes para os clientes. “Continuamos acreditando na evolução tecnológica tanto de produtos quanto de manufatura”, concluiu.

 Sobre a Eaton

A Eaton é uma empresa global de gerenciamento de energia com vendas de U$ 20.9 bilhões em 2015. Fornecedora de soluções de eficiência energética, ajuda seus clientes a gerenciar a energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma eficaz, segura e sustentável. A empresa conta com aproximadamente 97 mil funcionários e vende seus produtos para clientes em mais de 175 países. Para mais informações, acesse www.eaton.com.br

Redação Chico da Boleia com informações de F.Blotta Comunicação Estratégica

Veja mais fotos do evento:

Eaton Experience 2016

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