Caminhoneiro de MG cria dispositivo de alerta para segurança na estrada

dispositivo

Intenção é que sinalizadores ajudem na prevenção de acidentes.
Motorista vai levar o projeto ao Governo Federal e para a Anatel.

Um caminhoneiro de Uberaba aproveitou a experiência do dia a dia na estrada para pensar uma forma de melhorar a segurança de quem viaja. A ideia foi criar um dispositivo de alerta. O projeto já começou a sair do papel, mas o motorista Celso Olivando Berto ainda vai levar o plano ao Governo Federal e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A ideia do mineiro consiste em emitir um sinal para os motoristas que se aproximam de veículos que se envolveram em acidentes ou que estão passando por troca de pneu. Com isso, será possível a redução de velocidade com antecedência e, consequentemente, acidentes poderão ser evitados.

VEJA O VÍDEO DA MATÉRIA AQUI

Celso Olivando contou que já tem mais de 20 anos que trabalha como caminhoneiro e que cruzou por diversas vezes as estradas que cortam o país. Segundo ele, os olhos de viajante já viram muita coisa, mas algumas ficaram marcadas. “Eu já vi muitos acidentes nesse tempo de estrada. Inclusive já me acidentei e em outra ocasião vi amigos morrerem”, disse.

De acordo com o engenheiro, com a ideia em mente passou a estudar sobre o tema e pesquisar sobre sinalização e tecnologia. Com tudo esquematizado, conseguiu que especialistas abraçassem o projeto.

Luiz Fabiano Saturnino é engenheiro de automação e foi um dos que que acreditou na ideia do caminhoneiro. Hoje ele é supervisor do projeto e afirmou que depois de muito trabalho os primeiros sinalizadores de trânsito ficaram prontos e a intenção é que eles ajudem na prevenção de acidentes, principalmente à noite quando a visão das placas de sinalização fica prejudicada. “O sinalizador pessoal fica emitindo uma luz e assim fica fácil identificar que existe um problema adiante, um risco maior”, concluiu o engenheiro.

fonte: G1

Comentarios