Caminhões elétricos: o futuro chegou também para as entregas

Todos sabemos que o os veículos elétricos são o futuro dos transportes, especialmente para os transportes terrestres. O que talvez nem todos saibam é que esse futuro está chegando também para os grandes veículos, como os caminhões.

Os famosos motores de propulsão verde estão ganhando cada vez mais espaço e adeptos por todos os países. E esse avanço atinge também os caminhões destinados a entregas urbanas.

Grandes marcas estão produzindo caminhões elétricos

Os primeiros modelos já estão disponíveis no mercado. A Mercedes-Benz, por exemplo, conta com o E-Truck, um caminhão elétrico com um peso total de 26t, movido apenas por eletricidade. A empresa já entregou 150 modelos para uma empresa na Alemanha para testes comportamentais do veículo.

A Cummins também possui um modelo de caminhão elétrico apresentado esse ano nos EUA. O modelo é chamado de Aeos, e possui uma propulsão totalmente verde, além de tração 4×2 e um peso total de 33,7t. com uma capacidade de transportar até 20t.

Outra empresa que também aderiu a esse novo setor é a Daimler, com seu caminhão elétrico “Fuso eCanter”, um veículo com 7,49t e baterias que oferecem até 100 km de autonomia, chegando a uma velocidade de 80 km/h.

Por que os caminhões elétricos são uma boa solução?

O transporte e serviços de entregas são um grande desafio das empresas, especialmente quando o assunto é a circulação dentro de grandes centros urbanos, tanto no quesito mobilidade, quanto no de sustentabilidade.

Por essa razão, os caminhões elétricos podem ser a solução logística ideal de muitas empresas que trabalham com entregas em centros urbanos. Além de promover uma enorme economia, eles ainda diminuem a poluição ambiental e sonora nos grandes centros.

Existem alguns bons modelos disponíveis para testes no mercado, e algumas empresas como a Daimler, por exemplo, já comercializam os caminhões elétricos para rodarem em grandes centros urbanos. Essa fabricante em questão possui um modelo que é menor, e por isso pode transitar muito melhor dentro das cidades.

Vantagens de investir em caminhões elétricos

As principais vantagens de se investir em caminhões elétricos são:
• Redução da poluição: tanto ambiental como sonora. Isso porque os caminhões elétricos não emitem qualquer tipo de gases na atmosfera, além de serem muito silenciosos também.
• Melhor desempenho: os caminhões elétricos possuem vantagem em relação à performance dos veículos movidos a combustível fóssil. Alguns deles possuem uma aceleração 35% mais rápida em comparação a motores similares, mas movidos a gasolina ou diesel.
• Economia: de acordo com algumas pesquisas, os gastos realizados com eletricidade são 50% menores que os custos de abastecimento de caminhões com motores e capacidades equivalentes, o que garante uma imensa economia. Não se sabe ainda o impacto que isso pode trazer no valor da simulação de seguro desses veículos, então teremos que aguardar.

De uma maneira geral, os veículos elétricos são o melhor passo para os transportes terrestres, e isso inclui também os pesados, como caminhões de entrega. A redução de emissão de poluentes e mesmo ruídos sonoros se torna muito menor e isso pode fazer uma imensa diferença em grandes centros urbanos.

Além disso, poder contar com caminhões elétricos pode promover grandes ganhos de tempo e dinheiro a empresas de diferentes setores que trabalhem com entregas.
E você, o que acha da chegada dos caminhões elétricos no Brasil?

Fonte: Truck Brasil

Comentarios