ANTT e União Europeia realizam evento para intercâmbio de experiências no setor ferroviárioimagem

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai promover o evento Intercâmbio de Conhecimento Ferroviário Brasil – União Europeia, no dia 24/5. O workshop faz parte do projeto “Troca de Experiências para Regulação do Setor de Transporte Ferroviário”, que foi selecionado pelo projeto Diálogos Setoriais, um projeto de cooperação técnica entre o Brasil e a União Europeia. A cooperação tem o objetivo de aprofundar as relações bilaterais, por meio do intercâmbio de conhecimentos e experiências em áreas de interesse mútuo.

No mês de março, representantes da ANTT visitaram países europeus em missão de cooperação técnica coordenada pela Direção-Geral de Mobilidade e Transporte (DG MOVE/UE). O evento será a oportunidade para dar continuidade à troca de experiências sobre a regulação do setor de transporte ferroviário empreendidas durante a missão.

Programação do evento – Os parceiros europeus falarão sobre as experiências no workshop, com a apresentação dos temas: “Competição para a melhoria do serviço ao usuário”; “O papel do regulador de Mercado – Experiência Holandesa”; “Sistema Europeu de comunicação e sinalização”; “Cultura da segurança para prevenção de acidentes”; e “Investigação de acidentes ferroviários”.

Diálogos Setoriais – Brasil e União Europeia firmaram uma parceria estratégica durante a Primeira Cúpula UE-Brasil, realizada em Portugal, no ano de 2007. Atualmente, existem cerca de 30 diálogos sobre diversos temas como agricultura; ciência e tecnologia; governança; mobilidade urbana; e serviços financeiros, sendo incorporado, em 2015 por iniciativa da ANTT, o diálogo sobre transporte terrestre.

A União Europeia custeia as ações dos projetos das instituições do governo federal brasileiro. Os recursos permitem o financiamento de missões de visita técnica, contratação de peritos para desenvolvimento de estudos, publicações, entre outras atividades.

Outros eventos – A ANTT já realizou dois eventos para troca de experiências referentes à regulação do transporte ferroviário. O primeiro ocorreu em setembro de 2014 e o segundo em novembro de 2015, momento em que os técnicos da agência reguladora compartilharam as experiências vivenciadas em missão na França, Bélgica e Holanda, no mês de setembro deste mesmo ano.

No próximo mês de junho, a Agência promoverá evento semelhante no âmbito do projeto de corredores logísticos para o transporte multimodal de cargas. O evento faz parte do projeto “Corredores Logísticos Multimodais”, que também foi selecionado pelo Diálogos Setoriais.

Para se inscrever, acesse aqui.

Fonte: ANTT

Comentarios