Mercedes-Benz do Brasil oferece mais eficiência e agilidade no atendimento de peças ao cliente de caminhões e ônibus

(Imagem: divulgação/Mercedes-Benz)

Após a transferência de sua Central de Distribuição e Logística de Peças para a cidade paulista de Itupeva, a Mercedes-Benz do Brasil vem obtendo ganhos de eficiência e agilidade no atendimento aos clientes de caminhões e ônibus. Dali, saem peças para todo o Brasil e para mais de 50 países na América Latina e outros continentes, além de atender demandas da matriz da Daimler Truck na Alemanha

A unidade ocupa um galpão do condomínio logístico da HGLG, próximo à Rodovia dos Bandeirantes. A operação da nova Central passou a ser feita em parceria com a Penske Logistics, líder no fornecimento de soluções da cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo no Brasil e também na América do Norte.

“A mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos de performance e eficiência”, diz Matthias Kaeding, vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina. “Esta é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck fora da Alemanha e uma referência do setor de veículos comerciais no País. Nossa unidade abriga cerca de 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados. São aproximadamente 9 milhões de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno, por meio de mais de 300 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, e para os mercados de exportação. Registramos uma média de 8.000 pedidos de clientes por dia”.

Localização privilegiada, próxima a importantes rodovias

A nova Central de Peças está situada na Estrada Joaquim Bueno Neto, Gleba I, 1397 , bairro Rio Abaixo em Itupeva (SP). O local fica bem próximo ao km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido capital. Principais distâncias: cidade de São Paulo (71 km), São Bernardo do Campo (93 km), Campinas (30 km), Porto de Santos (153 km), Aeroporto de Viracopos (26 km), Fernão Dias (65 km) e Rodoanel Mário Covas (48 km), que dá fácil acesso às rodovias Anhanguera, Dutra, Ayrton Senna, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Imigrantes e Anchieta.

Tradição e credibilidade no atendimento de peças ao cliente

(Imagem: divulgação/Mercedes-Benz)

“A transferência da nossa Central de Distribuição e Logística de Peças para Itupeva reforça a busca por melhoria contínua em seus processos e tradição e a credibilidade da Mercedes-Benz em oferecer suporte total ao cliente. Com a nova estrutura, vamos além do que já oferecíamos com relação à eficiência e agilidade logística de peças de reposição pois agregamos inteligência logística e operacional. Estamos garantindo ao nosso cliente ainda mais confiabilidade na marca, seja ele pequeno ou grande frotista e ao autônomo”, ressalta Matthias Kaeding. “Buscamos aumentar a velocidade das entregas, fazendo com que as peças cheguem aos clientes o mais rápido possível, contribuindo para a maior disponibilidade de seus caminhões ou ônibus, gerando a produtividade e a rentabilidade que eles desejam”.

Entregas emergenciais em até um dia

A fim de assegurar a agilidade e eficiência no tempo de resposta ao cliente dentro do território nacional, a Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil processa em até 24 horas as peças para pedidos emergenciais. Pedidos para reposição de estoque expresso são atendidos em até 72 horas e os pedidos de estoque são remetidos em até 7 dias.

No caso das exportações, o tempo de resposta varia conforme o modal logístico. Como exemplo, um pedido pronto para ser coletado pelo cliente leva em torno de 5 dias nos modais marítimo ou rodoviário e no modal aéreo são 2 dias

Estoque contempla peças do portfólio atual e de modelos que já não são mais produzidos

“Temos aqui um universo de itens do portfólio atual de caminhões e ônibus e também de modelos antigos, afinal, não esquecemos dos veteranos. Como exemplo, nosso estoque contém peças de caminhões clássicos da nossa marca. Entre eles, Axor Euro 5, Atron, Actros Orion, bem como os motores Euro 3 e Euro 5. Ou seja, a Mercedes-Benz está atenta às necessidades de todos os clientes porque reconhecemos a tradição, credibilidade e durabilidade dos nossos produtos aos longo desses quase 70 anos de presença no mercado brasileiro”, diz Matthias Kaeding.

O conceito de armazenagem da Central de Distribuição e Logística de Peças divide-se basicamente em quatro modos. No “mezanino” são acondicionadas as peças pequenas, operadas manualmente. São mais de 31 mil itens, com aproximadamente 4,9 milhões de peças em estoque e mais de 2.500 pedidos expedidos por dia.

As peças médias são armazenadas e manipuladas por meio do processo “Rail Pallet Rack”, caracterizado pela movimentação vertical dos pallets. Neste caso, são mais de 6.200 itens, com aproximadamente 2,3 milhões de peças em estoque e mais de 3.000 pedidos expedidos por dia.

Peças grandes e pesadas são armazenadas em “porta-pallets”. São mais de 6.400 itens, com aproximadamente 2,9 milhões de peças em estoque e mais de 800 pedidos expedidos por dia. Peças volumosas e de alto giro são acondicionadas em “Storage Blocked”, sendo empilhadas diretamente no chão. São mais de 200 itens, com cerca de 250 mil peças em estoque e mais de 500 pedidos expedidos por dia.

Conceito moderno de estoque vertical e ampla estrutura

“Na nova estrutura logística da Mercedes-Benz do Brasil conta com pé direito de 12 metros, então, verticalizamos o estoque. Com isso e com as novas empilhadeiras apropriadas para esse moderno conceito de armazém, otimizamos a operação”, informa Matthias Kaeding. “Evoluímos também em processos internos e em softwares. Utilizamos, por exemplo, o WMS (Warehouse Management System), sistema on line de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição”.

A área útil da Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil é de aproximadamente 60.000 metros quadrados. A área total do condomínio da HGLG é de mais de 234.000 metros quadrados, contando com um total de cerca de 90.000 metros quadrados locáveis de galpões, o que permite futuras expansões.

São 8 módulos de armazéns, 96 docas e 4 rampas de acesso para empilhadeiras. As docas possuem nivelamento eletrohidráulico, otimizando o ajuste da plataforma à altura da carroçaria do veículo para as operações de carregamento e descarregamento.

Para saber mais, acesse o site da Mercedes-Benz.

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