90ª Edição Nacional – Jornal Chico da Boleia 10 ANOS

ENFIM ANO NOVO

Caros amigos caminhoneiros, caminhoneiras, carreteiros, carreteiras, empresários e empresárias do setor de transportes, depois de um ano extremamente difícil para todos, no qual o mundo desacelerou por completo, podemos voltar a respirar com esperança!

A boa notícia é que existem inúmeras vacinas disponíveis e, com a recente aprovação da ANVISA, pudemos iniciar a campanha de imunização.

Enquanto escrevo este editorial, vários países já estão fazendo a aplicação, então os governos municipais, estaduais e o federal têm que deixar a briga política de lado e cumprir com sua obrigação constitucional para cuidar da saúde da população, ampliando o calendário de vacinação e unindo esforços para imunizar a todas e todos.

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia, pelo medo, pelas mortes, pela falta de leitos e UTIs em todo o Brasil. Foi um período no qual a Covid-19 ceifou no Brasil mais de 200 mil vidas e deixou milhares de famílias de luto.

Tivemos que, no primeiro momento, enfrentar um comportamento de negação por parte do governo federal e depois de ideias mirabolantes querendo se sobrepor a medicina e a ciência, fazendo com que a população ficasse completamente perdida.

Mas a sociedade civil fez sua parte e acabou assumindo a responsabilidade das autoridades eleitas. Por exemplo, nós da “Plataforma Multimídia de Comunicação Chico da Boleia”, entendendo a gravidade do problema, fizemos um chamamento as empresas e criamos a “REDE SOLIDÁRIA CHICO DA BOLEIA”. O objetivo foi de arrecadar álcool gel 70 e/ou líquido, sabão em pedra, máscaras, vales alimentação, tags de pedágio com mensalidade bonificada, entre outros, para entregar aos profissionais do volante que não abandonaram sua atividade e mais uma vez mostraram a importância do setor.

Durante o início da pandemia distribuímos mais de 10.000 kits diretamente na mão dos profissionais, enfrentamos o problema de frente com o apoio de valorosas empresas, entidades e pessoas físicas que vocês poderão ver em matéria especifica nas próximas páginas.

E apesar de todos os obstáculos que enfrentamos ao longo de 2020, este também foi um período marcado pelos 10 anos da criação do CHICO DA BOLEIA.

Sim caros amigos! Já se passaram dez anos do início de uma ideia, uma iniciativa ousada para a época, cujo objetivo principal era levar mais informação de qualidade ao setor. Desde o primeiro momento nosso intuito sempre foi levar informação que agregue valor aos transportadores – sejam eles autônomos, empresas ou cooperativas.

Quero abrir um espaço para agradecer àqueles e àquelas que nos acompanharam nessa caminhada. O primeiro agradecimento vai para a Wanda Jacheta, que acreditou no projeto e o abraçou! Ao meu amigo Antônio Tenório, técnico em radiodifusão, que me acompanhava as quatro horas da manhã no Programa Radiofônico “Chico da Boleia Amigão das Ideias”, meus sinceros agradecimentos pois sem esse apoio o projeto jamais teria acontecido. Quero ainda agradecer ao senhor Olívio Stevanato, o qual serei eternamente grato e devedor.

À todos e todas que compuseram a equipe Chico da Boleia até agora destaco meus mais profundos agradecimentos. São dez anos de uma jornada onde pudemos ser testemunhas oculares do que aconteceu neste tão importante e estratégico setor dos transportes.

Vivenciamos e relatamos inúmeras situações de grande importância para todo o segmento: a Lei 11.442 de 2007, que, apesar do setor ter décadas operando, foi a primeira norma a regulamentá-lo; a Lei do Motorista, que determina o tempo de jornada no volante; a Lei que instituiu o fim da famigerada carta frete. Acompanhamos ativamente a greve dos caminhoneiros de maio de 2018, entre outros fatos que ocorreram durante todo este período de atuação do Chico da Boleia.

Precisaríamos de mais de uma edição exclusiva para falar destes 10 anos!

E, não menos importante, precisamos agradecer as empresas que confiaram no nosso trabalho e à todo setor que nos respeita como veículo de comunicação sério, de respeito e credibilidade.

Hoje podemos afirmar pela nossa trajetória que somos, com certeza, “A VOZ DO SETOR DE TRANSPORTES”.
Boa leitura e que 2021 traga prosperidade e saúde para todos nós!

Chico da Boleia

Comentarios