8 dicas para o caminhoneiro curtir o verão sem problemas

MB_1301_Blog-700x463

Com a chegada do verão alguns cuidados são fundamentais para a saúde dos parceiros da rodagem. Pensando nos caminhoneiros e nas famílias que viajam na boleia durante o período, o coordenador médico da CCR AutoBAn, Dr. Mário Jorge Kodama, cita algumas medidas essenciais para a estação de calor.

– Hidratação é muito importante
Com o aumento das temperaturas, o parceiro deve levar garrafas com água no caminhão. “O caminhoneiro deve ingerir pelo menos 200 a 300 ml de água a cada duas ou três horas para melhorar a hidratação.”, afirma Kodama.

– Descansar
Segundo Kodama, o caminhoneiro deve fazer pausas de descanso a cada três horas. Realizar uma breve caminhada também é uma bela pedida.

– Alimentação leve
“A alimentação deve ser mais leve nessa temporada devido a fadiga que uma alimentação pesada pode causar, em decorrência das altas temperaturas.”, alerta Kodama. O parceiro deve dar preferência para frutas e barras de cereais. As refeições devem ser feitas a cada duas ou três horas, sem exagero, pois a ingestão de comida pesada prejudica a performance, pode gerar cansaço e sonolência no volante.

– Evite doces
Segundo Kodama, os doces, como o chocolate, não possuem valor nutritivo e acabam fazendo com que o caminhoneiro ganhe peso. O exagero nos doces pode levar a outro fator de risco para doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e elevação do IMC.

– Atenção com a caixa cozinha
A caixa cozinha não é refrigerada, então os alimentos não devem ficar condicionados no local. O caminhoneiro deve tomar cuidado no armazenamento da comida. “Evite transportar alimentos perecíveis e que são muito sensíveis ao calor, pois durante a viagem há o risco de contaminação, estragar e causar algum tipo de mal para o caminhoneiro.”, ressalta Kodama.

– Use protetor solar
Kodama ressalta que o protetor solar deve ser usado em todas as estações do ano. “O tempo todo devemos passar protetor solar, isso deve ser um hábito de todas as pessoas. Em lugares fechados também existe a penetração de luz e existem os raios ultravioletas que fazem com que nossa pele tenha lesões.”, afirma.

– Use óculos de sol
“O óculos de sol, desde que tenha todas as certificações, protege a visão do caminhoneiro fazendo com que ele tenha não tenha tanto cansaço, não force a visão e faça uma viagem tranquila, .”, declara Kodama.

– Conforto para toda a família
Além dos cuidados com a parte técnica do caminhão, os parceiros que levam a família nesse período devem tomar todos os cuidados. “Passar o protetor solar, fazer refeições mais leves, usar roupas leves, evitar tecidos sintéticos, fazer as paradas para que todos possam fazer suas necessidades e lembrar que todos devem usar o cinto de segurança.”, afirma o médico.

Anotou tudo, parceiro? Com essas dicas as férias com a família serão cada vez mais divertidas e tranquilas!

Comentarios