Você conhece bem o seu ABS?

Informações da WABCO América do Sul

ABSmboloO sistema de freio antitravamento de roda (ABS) é um excelente companheiro de viagem do motorista e, se o caminhão e a carreta têm ABS, o veículo certamente conta com uma segurança a mais.

 E o seu caminhão e a sua carreta têm ABS? A resposta muitas vezes é: “Sei não”. Para saber, basta entrar na cabine e olhar se há no painel duas luzes com o símbolo ABS. Especificamente para carreta, tome a posição ao volante e olhe também pelo retrovisor para localizar uma lâmpada adicional, geralmente de cor verde. Observar a luz ABS é importante porque ela sinaliza duas situações. Quando pisca, acende e apaga, significa que o sistema está inicializando uma checagem automática, que ocorre normalmente, e indica que o sistema ABS está funcionando corretamente. Quando a luz do ABS permanece acesa, sinaliza que o sistema apresenta alguma falha e necessita de checagem ou precisa de manutenção. Fique tranquilo, os freios convencionais de seu caminhão e de sua carreta continuam funcionando. O painel sinaliza somente as condições do ABS (se está com ou sem falha). Quando há falha no ABS pode ocorrer o travamento de rodas durante a frenagem, portanto, dirija sempre atento e procure um especialista em ABS para ajudar na checagem e na manutenção.

 Quando a luz de alerta acender no painel é preciso verificar, por exemplo, se todos os sensores estão devidamente posicionados. Ocorre que, com o uso ou por algum outro motivo, eles podem sair da posição. O problema pode ser resolvido rapidamente por um especialista em ABS – pode ser apenas uma questão de reposicionamento de sensores. Bastante resistente, o sensor do ABS normalmente suporta até 150ºC, além do contato com barro, água ou outras adversidades que a estrada possa oferecer. Outro exemplo de falha no ABS pode estar relacionado ao rompimento de algum cabo elétrico. O sistema precisa ser checado por um especialista em ABS.

 A verificação de funcionamento do sistema é feita de maneira diferente em caso de carreta com ABS atrelada a caminhão sem ABS. Para saber se o ABS da carreta está em ordem, faça o seguinte procedimento:

  1. com o veículo estacionado, acione a ignição (não precisa ligar o motor do caminhão);
  2. pise no pedal do freio e mantenha-o pressionado;
  3. olhe pelo retrovisor do veículo e observe a luz verde do ABS, localizada na carreta, que deve acender e apagar, permanecendo apagada enquanto o freio estiver acionado – isto significa que o ABS está funcionando normalmente;
  4. libere o freio e desligue a ignição do veículo.

 Após a realização dos procedimentos descritos, se a luz ABS permanecer acesa é sinal de que há falha. Para resolver problemas, sempre procure a ajuda de um especialista em ABS em um concessionário ou distribuidor WABCO em sua região. No Brasil, há 160 postos de serviço credenciados pela rede WABCO Service Partner, que oferecem todo o suporte técnico para motoristas autônomos e frotas, com especialistas totalmente capacitados.

 Uma das situações mais comuns ao dirigir um veículo com ABS é o motorista bombear o freio ou até mesmo liberar o freio ao sentir alguma pulsação no pedal. O movimento no pedal ocorre devido ao controle automático do freio realizado pelo ABS. A dica é manter o pedal acionado. Ao manter a pressão no pedal, o ABS atua de maneira eficaz para reduzir ao máximo a distância de frenagem.

 A seguir, veja dicas importantes para o ABS funcionar perfeitamente e usufruir de todos os benefícios da segurança:

  1. dirija com atenção e respeite as leis de trânsito;
  2. durante a frenagem, mantenha o pedal de freio acionado, pois o ABS fará os ajustes necessários;
  3. durante a frenagem e, se necessário, pode girar o volante do caminhão que seguramente haverá controle da dirigibilidade;
  4. sempre drene os reservatórios de ar para eliminar água, sujeira etc.;
  5. faça a manutenção preventiva e siga as orientações dos fabricantes.

 O ABS da WABCO controla a derrapagem da roda para garantir estabilidade e dirigibilidade durante uma manobra de frenagem (dependendo da configuração do ABS, determinada pela quantidade de sensores disponíveis nas rodas, situações de travamento podem ocorrer). O sistema detecta quando uma roda pode travar, intervém automaticamente e ajusta a pressão do freio, o que significa que o ABS da WABCO:  ajuda a evitar derrapagens e efeito-canivete (giro da parte traseira do semirreboque sobre o cavalo em frenagens bruscas); permite distâncias de parada menores em diferentes condições de piso; aumenta a segurança do motorista, do veículo e da carga, e de outros usuários de estradas; contribui para a maior vida útil dos pneus; maximiza a eficácia dos freios em qualquer tipo de estrada e em todas as condições de clima; ajuda a reduzir o tempo de parada e custo de operação.

 As soluções de ABS da WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, com suspensão pneumática ou de molas, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras.

 

WABCO

A WABCO (NYSE: WBC) é líder global no fornecimento de tecnologias e sistemas de controle para a segurança e eficiência de veículos comerciais. Fundada há quase 150 anos, a WABCO continua a ser pioneira na descoberta de tecnologias eletrônicas, mecânicas e mecatrônicas para sistemas de frenagem, estabilidade e de automação de transmissão fornecidos para as principais montadoras de caminhões, ônibus e fabricantes de semirreboques do mundo. Com vendas de US$ 2,7 bilhões em 2013, a WABCO tem sede em Bruxelas, na Bélgica. Para mais informações, visite http://www.wabco-auto.com.

WABCO América do Sul

Na América do Sul, a WABCO detém a liderança de mercado em ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistemas de freio convencionais, controles de transmissão automática e outras tecnologias de segurança e eficiência. É pioneira, por exemplo, em ABS, ECAS e I-Shift. Estabelecida em 1980 no Brasil, com sede em Sumaré, no interior do estado de São Paulo, a WABCO América do Sul é também um polo importante na rede de produção e vendas da WABCO global. A empresa possui uma fábrica de classe mundial, um centro de distribuição e um centro administrativo na região de Campinas,  nos quais emprega mais de 500 pessoas em produto e aplicações de engenharia, vendas, gestão da cadeia de suprimentos, manufatura e serviços de reposição, com um mundo de soluções e manufatura.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação

Eleni Rocha: +55 11 99274 9761 | +55 11  5182 1806

eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy: +55 11 99982 7543 |+55 11 5182 1806

vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios