[VÍDEO] 21° Festa do Caminhoneiro homenageia São Cristóvão e reúne os amigos do trecho em Jaguariúna

Realizada em 19 de agosto, o evento contou com shows e atrações para toda família

Tradição há mais de 20 anos, a Festa do Caminhoneiro de Jaguariúna deriva de uma promessa feita pelo atual vereador da cidade, Neguita Torres. Naquela época, o filho de Neguita havia sofrido um acidente de carro. E, por isso, o vereador fez uma promessa a São Cristóvão e se comprometeu a fazer uma festa em sua homenagem caso seu filho se recuperasse.

Neguita teve então seu pedido atendido e, há mais de duas décadas vem celebrando o santo que intercedeu a favor de seu filho. Um ano depois de realizada a primeira edição da celebração de São Cristóvão, o evento cresceu e passou a ser também uma festa de caminhoneiros.

“Há 22 anos eu me comprometi a organizar a parte religiosa – missa e procissão – de uma celebração ao São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros. No ano seguinte, surgiu a ideia de fazermos uma festa dos caminhoneiros. E junto com a Prefeitura, a gente conseguiu realizar o evento, que naquela época era bem pequeno, tinha 30 ou 40 caminhões, mas que hoje recebe uma multidão de amigos caminhoneiros”, explicou Torres.

Com quase 500 caminhões estacionados, a festa contou com atrações para todas as idades e shows sertanejos, contemplando não só os caminhoneiros e caminhoneiras, mas também seus familiares e amigos.

O dia começou com missa na Comunidade Santo Antônio e desfile na sequência em homenagem a São Cristóvão. Como parte das celebrações religiosas, os participantes ainda receberam benção em frente a Matriz Sagrado Coração de Jesus.

Segundo Neguita Torres, a Festa, que é a maior da região, já se consolidou no calendário de eventos da cidade. Apesar da crise econômica vivida a nível nacional e do baixo orçamento, o vereador ressaltou que houve um esforço da Prefeitura e dos colaboradores para a organização e o sucesso do evento.

Uma das pessoas responsáveis pela viabilização da Festa é justamente Gustavo Reis, prefeito da cidade de Jaguariúna. O município do interior de São Paulo foi recentemente contemplado com um prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas por ter zerado a mortalidade infantil. Segundo Reis, Jaguariúna também figura entre as cidades com maior qualidade de vida do estado e com o maior índice de satisfação da população com os serviços públicos prestados.

Publicidade:



Sofre a Festa dos Caminhoneiros, Reis afirmou que é sempre um prazer e uma satisfação promover eventos que possam servir de confraternização para os caminhoneiros e caminhoneiras.

“Eu acho que nada mais justo a gente valorizar aqueles que transportam as riquezas do nosso país. De norte a sul, de leste à oeste, são eles que fazem esse Brasil andar. Então é muito importante a gente estimular, valorizar essas pessoas. São elas que vivem boa parte de suas vidas nas estradas, longe de seus familiares, correndo, muitas vezes, risco de segurança, mas que fazem esse trabalho por dedicação e vocação”, explicou o prefeito.

Rodolfo Venturini, motorista contratado de uma empresa da região, compareceu com sua família ao evento. Membro do Grupo GAT, Grupo Amigos do Trecho, que também foi responsável pela organização e realização do evento, ele e seus companheiros da estrada puderam desfrutar de um domingo de alegria, descanso e muita festa.

“A festa foi muito boa, bem organizada foi uma excelente festa! Acho muito importante, porque é um momento especial pra nós motoristas, já que é difícil todos se encontrarem. Ali podemos rever amigos e matar a saudade”, concluiu Venturini.

Redação Chico da Boleia

GALERIA DE FOTOS DA FESTA

21° Festa do Caminhoneiro de Jaguariúna

Comentarios