Tudo sobre a nova linha de caminhões MAN

A MAN Truck & Bus apresentou sua geração de caminhões completamente nova em Bilbao, Espanha.

Pela primeira vez em vinte anos, a MAN Truck & Bus está introduzindo uma geração de caminhões completamente nova, completamente preparada para as demandas em mudança no setor de transporte. A nova geração de caminhões inteligentes da MAN define o novo padrão no local de trabalho do motorista, digitalização, sistemas de assistência e consumo conectados.

A nova geração de caminhões da MAN oferece tudo o que empresários e motoristas desejam e esperam de seus veículos agora e no futuro próximo. Isso significa os pontos fortes da MAN, complementados com novas tecnologias que facilitam o trabalho diário. A MAN se concentra principalmente no local de descanso e trabalho do motorista e na eficiência e tempo de atividade do veículo.

Conceito de cabine inteligente como local ideal para descanso e trabalho

A nova geração de caminhões da MAN oferece ao motorista o máximo de conforto, graças ao conceito de cabine inteligente. A MAN oferece o local de trabalho ideal e tudo gira em torno da facilidade de uso, conforto, digitalização e conectividade. Exemplos são o cockpit virtual, a maior tela de mídia de 12,3 polegadas desse segmento, o controle MAN SmartSelect e os aplicativos de smartphone mais importantes via Android Auto e Apple Carplay.

Outros destaques da cabine são o volante multifuncional e ajustável (com a maior faixa de ajuste do mercado), um freio de estacionamento elétrico integrado no painel de instrumentos, uma alavanca de direção que permite mudanças seguras e uma entrada e saída muito melhoradas. Essa importante melhoria de conforto oferece o maior ângulo de abertura da porta (89 °) de todas as marcas de caminhões. A entrada também é a mais baixa de todas as marcas de caminhões e as duas etapas inferiores são firmes, completamente antiderrapantes e limpam os sapatos. As distâncias dos passos também foram ajustadas. Muito confortável e seguro.

Descansar e dormir também desempenham um papel importante no conceito de cabine inteligente. Pense em uma cama com uma base de ripas, uma cabeceira retrátil e colchões de 11 cm de espessura. Além disso, ar condicionado totalmente automático, ar-condicionado elétrico para estacionamento, muito espaço de armazenamento, um assento rotativo Vario, a tomada de 230V e o aplicativo MAN Driver contribuem para o conforto.

O painel de instrumentos opcional e totalmente digital possui uma tela colorida de alta resolução de 12,3 polegadas. A tela central mostra informações sobre os sistemas de assistência e, se aplicável, informações sobre a aproximação do tráfego.

Exclusivo: operação ideal com o MAN SmartSelect

Com o MAN SmartSelect como o elemento de controle central do Multi Media Truck (MMT), a MAN define o padrão no que diz respeito à facilidade de operação do motorista. Único e inovador no mundo dos caminhões. Com o MAN SmartSelect, o motorista cumpre todas as funções necessárias, com a mão apoiada em um apoio para as mãos ergonômico. A navegação MAN SmartSelect é mostrada no visor MMT.

Com o botão de controle SmartSelect, incluindo dois anéis de giro, o motorista garante conforto operacional ideal e seguro. Afinal, em um caminhão em movimento, a operação do SmartSelect é muito mais segura do que a operação de uma tela sensível ao toque.

Muito mais espaço de armazenamento 

A nova cabine MAN GX é grande e oferece ainda mais espaço de vida e consideravelmente mais opções de armazenamento do que antes. O novo caminhão MAN oferece ao motorista e ao co-motorista ainda mais espaço para armazenar as coisas com segurança e facilidade de acesso. Exemplos são compartimentos abertos, gavetas de armazenamento, prateleiras de armazenamento e prateleiras multifuncionais com porta-copos integrados. Além disso, todos os compartimentos de armazenamento possuem tapetes de borracha removíveis que evitam o ruído desnecessário e são fáceis de limpar.

Maior campo de visão graças às novas caixas de espelho externas

As caixas de espelho externas foram reduzidas para aumentar o campo de visão, especialmente ao redor do pilar A, sem restringir o campo de visão para trás. Além disso, os espelhos são movidos mais para trás. O campo de visão para a frente também foi aumentado, entre outras coisas, devido à redução do painel. A visão indireta também é aprimorada por uma forma diferente dos óculos de espelho. Finalmente, o novo design da caixa de espelhos melhorou ainda mais a aerodinâmica.

Novos sistemas de assistência para mais segurança e conforto

Vários sistemas de assistência recentemente desenvolvidos, como o novíssimo Turn Assist, Traffic Jam Assist e Lane Change Assist, tornam o trabalho do motorista mais seguro e confortável.

Com a ajuda de sensores de radar, o Turn Assist garante que as pessoas sejam vistas no ponto cego até uma velocidade de 30 km / h. O LCS (Lane Change Support) monitora as laterais do caminhão até uma velocidade de 50 km / h, um recurso exclusivo neste segmento. Ao mudar de faixa, o motorista é alertado sobre situações potencialmente perigosas por meio das luzes de advertência LED no pilar A no lado do passageiro ou no lado do passageiro do caminhão.

 

O ACC Stop & Go garante que seja mantida uma distância segura do veículo à frente, mesmo em baixas velocidades entre 0 e 15 km / h. O sistema de última geração freia o caminhão, se necessário. O Traffic Jam Assist é um complemento ao ACC Stop & GO. Isso pode ser ligado até 40 km / h e alivia o motorista do trabalho em engarrafamentos, controlando independentemente o trem de força, os freios e a direção.

O MAN AttentionGuard monitora continuamente se o motorista ainda está alerta registrando o número de vezes que o veículo ameaça sair da estrada. Se o motorista não estiver mais na sala de aula, uma mensagem clara de aviso será exibida no visor.

O High Beam Assist também contribui para o alto nível de segurança, o que evita que o tráfego que se aproxima fique cego e, ao mesmo tempo, dê ao motorista a máxima visibilidade.

Iluminação LED completa

O novo MAN Truck está equipado de série com iluminação LED total (farol alto, luz fraca, indicador de direção, farol de nevoeiro, farol traseiro, luz de posição e luz de circulação diurna). As lâmpadas LED têm uma vida útil de 15 anos ou 1,5 milhão de quilômetros. Além disso, o LED tem menor consumo de energia e oferece melhor iluminação da estrada com farol alto e baixo, principalmente nas áreas periféricas. Tão seguro, especialmente durante viagens noturnas mais longas.

Conceito de eficiência inteligente: até mais de 10% de redução de combustível

A nova geração de caminhões da MAN economiza até 10% de combustível em longas distâncias em comparação com o antecessor do Euro 6c, graças a uma combinação de novos motores, o MAN EfficientCruise 3, aerodinâmica aprimorada e um novo eixo traseiro. Isso também alcança uma impressionante redução de CO2.

Motor de refrigeração mais eficaz

As lamelas dianteiras foram ajustadas de modo a melhorar o fluxo de ar através do radiador e ao longo do motor. Isso resulta em melhor resfriamento do motor e, portanto, em menor consumo de combustível.

MAN EfficientCruise 3

Graças ao desenvolvimento adicional do controle de cruzeiro com suporte por GPS, MAN EfficientCruise, a nova geração de caminhões MAN utiliza um combustível adicional a 2,5% a menos. O novo MAN EfficientCruise detecta as características da estrada e agora também leva em consideração a rota de navegação selecionada. A aceleração e velocidade de direção escolhidas podem, portanto, ser ajustadas ainda melhor para um estilo de direção econômico. Isso garante menos interrupções de tração e, portanto, economiza combustível extra.

Melhor aerodinâmica

A MAN tomou várias medidas para otimizar ainda mais o gerenciamento do fluxo de ar ao longo da cabine. Por exemplo, novos spoilers, caixas de espelhos exteriores, novas lamelas dianteiras, novos spoilers de teto e um novo parachoque levam a um melhor valor de aerodinâmica / cW. E, portanto, menor consumo de combustível e menores emissões de CO2.

Novo eixo traseiro e engrenagem mais rápida

Uma eficiência ainda mais alta é alcançada graças ao novo eixo traseiro mais leve, com menos resistência interna. Para clientes que dirigem pneus da série 60 ou 90 km / h, esse eixo também permite uma velocidade mais rápida de 2,31 em vez de 2,53 (para implantação na Europa com um máximo de 44 toneladas de GTW).

Novos motores

Com a série de motores MAN Euro 6d, que foi lançada em 2019 e é adequada para HVO, o novo caminhão MAN se beneficia de seu enorme potencial em eficiência. A MAN renovou completamente o mecanismo MAN D26 neste contexto. Inúmeras pequenas melhorias tornaram possível obter um nível mais alto de desempenho, reduzir o peso em cerca de 70 kg e também reduzir consideravelmente o consumo de combustível.

O modelo de seis cilindros com cilindrada de 12,4 litros está disponível nas variantes de 430 hp, 470 hp e 510 hp. O torque correspondente – 2.200, 2.400 e 2.600 Nm, respectivamente – está disponível entre 930 e 1.350 rpm.

O recém-desenvolvido motor D15, com capacidade para nove litros e potência de 330 hp, 360 hp e 400 hp é particularmente potente e também muito leve e robusto devido ao seu design compacto. O motor é a unidade de acionamento ideal para transportes de distribuição média a pesada, mas também para transportes simples a longas distâncias. Devido aos novos métodos e materiais de construção, é aproximadamente 230 kg mais leve que o motor D20, que foi substituído desde a introdução da família de motores Euro 6d.

O modelo de topo da série de motores Euro 6d, o MAN D38 de 540 a 640 cv, está disponível para trabalhos com requisitos de desempenho mais altos, como transporte pesado. O motor MAN D08, que só chegou ao mercado em 2018, será instalado nos novos MAN TGL e TGM leves. Está disponível nas versões de quatro e seis cilindros. Este motor muito robusto, com níveis de potência de 160 a 320 hp, é caracterizado por sua alta eficiência e versatilidade, e por seu baixo peso.

Fonte: transport-online.nl

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