Transposul reúne especialistas do setor e representantes políticos em sua abertura

A 16a Feira e Congresso de Transporte e Logística, também conhecida como Transposul, acontece entre os dias 15 e 17 de julho, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Realizado pelo Setecergs (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado do Rio Grande do Sul) e sob a coordenação do vice-presidente do Sindicato, Leandro Bortoncello, o evento reúne as principais marcas do setor como montadores, implementos e rastreadores.

A pontapé inicial das atividades da 16a Transposul foi dado às 14 horas desta terça-feira (15), com a cerimônia de abertura que reuniu especialistas do setor, entidades sindicais e membros do governo. Leandro Bortoncello, abriu os discursos e falou para um público de aproximadamente 300 pessoas.

Coordenador Leandro Bortoncello falando ao público. Foto: Larissa J. Riberti
Coordenador Leandro Bortoncello falando ao público. Foto: Larissa J. Riberti

“A Transposul é um grande evento anual de transporte e logística e nasceu há 16 anos, em um pequeno hotel em Canela. Hoje, somos um dos maiores eventos do país e continuamos crescendo a cada ano”, afirmou o coordenador. No ano passado, a Feira atingiu R$135 milhões em negócios, foram comercializados 479 caminhões, 25 implementos rodoviários, diversos insumos e equipamentos como sistemas de rastreamento, pneus, seguros, softwares de controle e gestão e equipamentos de segurança.

Para o coordenador, no entanto, a Transposul vai muito além do ambiente mercadológico, sendo um momento de troca de experiências e conhecimentos. “Ela é uma oportunidade de apresentarmos o setor para a opinião pública e uma chance de mostrarmos seu potencial produtivo, bem como os avanços e desafios que temos pela frente tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul”, expressou Bortoncello.

Realizador e idealizador do evento, o Setcergs é atualmente presidido por Sérgio Neto, também presente durante a abertura do evento. Com 56 anos de história, o Sindicato contribui para a Feira com suas estratégias de negócios e com suas parcerias profissionais.

“Essa Feira e Congresso tornaram-se um grande fórum de discussão dos problemas relacionados ao setor, momento de agregar valor às pessoas bem como uma oportunidade de congraçamento dos nossos fornecedores com os diretores e gestores das empresas e, por consequência, a porta de realizações de grandes negócios para todos os que ali se encontram”, declarou anteriormente.

Durante a cerimônia da abertura, Sérgio Neto também afirmou que a Transposul é o local de renovação do compromisso que o Sindicato tem com o setor do transporte rodoviário de cargas. “A quantidade de pessoas neste auditório hoje mostra o quanto o nosso setor é importante para o desenvolvimento da logística e da economia deste país”, concluiu.

O Presidente do Setcergs também agradeceu a presença das inúmeras entidades sindicais. Para ele, este é um sinal de união no setor. “Construímos juntos e com muito orgulho um Brasil mais forte, mais digno, transportando nas carrocerias dos nossos caminhões e ônibus muito mais do que as pessoas comem, bebem, vestem, medicam ou sonham. Vocês expositores e participantes também fazem parte daqueles que acreditam num Brasil maior.”, concluiu.

Entre as autoridades que compareceram ao evento estavam o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Gilmar Sossella (PDT) e o Prefeito da cidade de Porto Alegre, José Fortunati (PDT).

Autoridades e especialistas durante a cerimônia de abertura. Foto: Larissa J. Riberti
Autoridades e especialistas durante a cerimônia de abertura. Foto: Larissa J. Riberti

Durante seu discurso, o Prefeito de Porto Alegre declarou imensa satisfação em ter um evento como a Transposul na cidade, já que ele movimenta não apenas negócios, mas trás consigo uma série de oportunidades de aprendizado para o setor.

Fortunati ainda ressaltou que é preciso deixar para trás o péssimo corrente entre os brasileiros que acham que o país nunca conseguirá avançar na infraestrutura e ser capaz de realizar grandes feitos.

“Estamos há menos de 48 horas do término de uma grande Copa do Mundo que esse país realizou. É impossível não fazer uma referência a este evento que durante muito tempo sofreu críticas. O pessimismo se abateu sobre o país, alegando que nossa estrutura não estaria pronta para receber nossos turistas. Contrariando isso, fizemos a Copa das Copas. É importante nos lembrarmos disso, porque essa onde de pessimismo ainda está entre nós. Essa infelizmente continua sendo uma tendência muito forte entre aqueles que olham para o Brasil desde dentro.”, afirmou o Prefeito.

Para Fortunati, esse pessimismo não se enquadra, por exemplo, na realidade da Transposul que reúne empresas sólidas, competentes e que ao longo da história tem demonstrado competência, capacidade e ousadia no trabalho do setor. “Mas naturalmente, vocês devem conviver com pessimistas que tentar minimizar os feitos desses anos todos. Esse trabalho qualificado realizado por vocês deve ser ressaltado e reconhecido”, concluiu o Prefeito que ainda acredita que a base para um sistema logístico de qualidade está montada.

Tarso Genro, Governador do Estado pelo Partido dos Trabalhadores, também felicitou a organização do evento pela dimensão que a Transposul adquiriu. De acordo com o representante executivo existem ainda muito desafios a serem enfrentados não só a nível local como também a nacional quando se trata de infraestrutura logística.

“Esse impasse que a sociedade brasileira está passando em sua área logística, também já foi enfrentado por outros países e foi superado em função de circunstancias muito agudas que pressionaram essas transformações”, argumentou o governador que citou os casos da reforma logística estadunidense realizada após a grande crise de 1929 e as transformações na França com o Plano Marshall implementado no país após a Segunda Guerra Mundial.

Para Tarso Genro, que já foi Ministro da Educação, o Brasil pode superar seu impasse logístico e tem a vantagem de não viver nenhum momento crítico nem econômico e nem politicamente. “Para isso acontecer, no entanto, a política deve passar por uma renovação de ideias em seu Parlamento, principalmente quando se trata das parcerias público-privadas e da Lei de Concessões para que ambos os mecanismos funcionem em prol da sociedade”.

Quem também esteve na abertura do evento e falou ao público foi José Hélio Fernandes, Presidente da NTC & Logística. “A Transposul é um dos eventos mais importantes do Brasil e, uma vez por ano, o Setecergs proporciona essa oportunidade tão esperada onde podemos trocar experiências, conhecer as grandes novidades do mercado do setor e também encontrar amigos nesta tão hospitaleira cidade de Porto Alegre”, afirmou Fernandes.

O Presidente da NTC ainda ressaltou seu ponto de vista sobre as recentes alterações na Lei 12.619, conhecida como Lei do Motorista, aprovadas no Senado e que seguem em debate. “Vivemos um momento importante, onde a tão esperada regulamentação aconteceu. Agora temos o mínimo de segurança jurídica para transportar as riquezas deste país. As alterações aprovadas no Senado eram do interesse de muitos membros do setor e representam uma carta de alforria para as empresas que agora podem contar com uma legislação mais explícita e flexível”, afirmou.

Vale ressaltar que entre os expositores presentes, está a Sascar, um dos maiores nomes em rastreadores de veículos do Brasil e antiga parceira do Chico da Boleia. Recentemente, a Sascar foi adquirida pelo mesmo grupo que detém as ações da fabricante de pneus Michelin, e apresenta agora as novidades desse novo momento aos seus clientes. Em seu estande também foram distribuídos brindes e pequenas guloseimas para os visitantes.

Redação Chico da Boleia

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios