Setor de caminhões em bom momento

No ano passado, o segmento de transporte de carga absorveu 76.431 caminhões, volume que representou alta de 46,8% sobre as vendas de 2017, período no qual somou 52.068 unidades vendidas. Os dados, baseados no Renavan, são da Fenabrave, federação que representa os distribuidores de veículos no país, divulgados no início de janeiro.

Sérgio Zonta, vice-presidente da Fenabrave, avalia o resultado positivo proveniente de um conjunto de influências, embora ressalte a base comparativa baixa, consequência da forte retração experimentada pelo segmento nos últimos anos devido à crise econômica.

“A expectativa de crescimento do PIB, que veio consolidando ao longo do ano, a queda acentuada na inadimplência do setor, o aumento expressivo da participação dos bancos nos financiamentos, tanto os privados quanto os de montadoras, o crescimento dos índices de confiança dos frotistas e transportadores, além da formação de frota própria, observada junto às empresas, como consequência da greve dos caminhoneiros, são fatores que impactaram o resultado final”, enumera em nota o representante da Fenabrave. Somente em dezembro, os licenciamentos de caminhões somaram 7.607 unidades, crescimento nas vendas de 23,2% em relação a dezembro de 2017.

Para 2019, a Fenabrave acredita na manutenção positiva das vendas para o setor automotivo, embora condicione o desempenho às decisões do governo que acaba de tomar posse. “Tudo dependerá dos rumos a serem dados, como a aprovação das reformas necessárias”, resume em comunicado Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave. “Mas o que se sinaliza nesses primeiros dias do ano já se mostra positivo, com uma agenda de intenso trabalho, proposta para os primeiros cem dias”, afirma. De acordo com a equipe econômica da Fenabrave, no que diz respeito ao mercado de caminhões, a expectativa é de um crescimento nas vendas de 15,4%, o que alcançaria volume em torno de 88 mil unidades.

Top 5. Na lista das cinco fabricantes que mais venderam em 2018, a Mercedes-Benz repetiu a liderança das vendas de caminhões, com 22.290 licenciamentos, o que representou 29,2% dos negócios. A Volkswagen Caminhões e Ônibus termina o período na vice-liderança ao negociar 18.780 caminhões, participação de 24,6% dos emplacamentos.

Tomou o lugar da Ford. A Volvo encerrou o período em terceiro lugar, tirando o tradicional posto da Ford. A vendas da fabricante sueca somaram no ano passado 10.639 caminhões, ou 13,9% das vendas, enquanto a Ford, na quarta posição, acumulou 9.306 unidades emplacadas com participação de 12,2%. Em quinto lugar, a Scania chegou ao fim de 2018 com 8.642 caminhões vendidos, volume que representou 11,3% das vendas totais no mercado brasileiro, segundo a Fenabrave.

(O Tempo)

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