Setcesp promove debate com candidatos à prefeitura de São Paulo

O atual prefeito Fernando Haddad e outros candidatos, como Celso Russomano e João Dória, participaram do evento.

Nas semanas que antecedem as eleições para as prefeituras e câmaras de vereadores do Brasil, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp), realizou debates com os candidatos à prefeitura da cidade de São Paulo.

haddad-txt_620x467
Haddad (Prefeito), Tayguara Helou (pres. Setcesp), Jilmar Tatto (Sec. Transp) | Foto: Internet

O primeiro candidato a participar da série de eventos foi o atual prefeito Fernando Haddad (PT), no dia 26 de agosto. Na ocasião, empresários do setor de transporte de cargas, membros da Diretoria Executiva, o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, e convidados tiveram a oportunidade ouvir as propostas do candidato para o abastecimento urbano e para o setor de transporte rodoviário de cargas e também realizar perguntas sobre os temas.

“O nosso setor sofre diversos problemas de abastecimento de cargas a começar pela questão do zoneamento que vem expulsando as empresas da cidade, é preciso dar atenção a esse quesito, mas gostaria de agradecer ao prefeito Fernando Haddad pelo plano de entrega noturna, que auxilia o abastecimento urbano, e pela inauguração da DTC – Departamento do Transportes de Cargas”, diz Tayguara no início do evento.

Para o candidato, o transporte rodoviário de cargas é coletivo, pois atende toda a sociedade e merece apoio. “No que tenho conhecimento a pauta da prefeitura de São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, avançou com o TRC. Vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais nesta questão”, afirma Haddad.

O secretário de transportes falou sobre a liberação total da circulação do VUC na cidade de São Paulo. “A equipe técnica da CET está discutindo essa pauta, existe uma avaliação generalizada na secretária de transportes que é um exagero, pois essa restrição não era necessária. Por isso estamos estudando a liberação total ou pelo menos diminuir bastante a restrição dessas áreas.”

A mesa do encontro estava composta pela presidente da ASSOCIFERD (Associação dos Empresários de Transporte de Cargas Terminal Fernão Dias), Maria de Fátima Cazes, pelo vice-presidente do SETCESP, Antônio Luiz Leite, pelo presidente do SETCESP, Tayguara Helou, pelo prefeito Fernando Haddad e pelo secretário de transportes, Jilmar Tatto.

Para a surpresa do Setcesp, no entanto, o editorial do jornal O Estado de S. Paulo publicou, no dia 5 de setembro, informações equivocadas sobre o evento. Com o título “Haddad ataca de novo”, o texto diz que o prefeito, após ter participado de encontro promovido pelo Setcesp, resolveu rever a lei que restringe a circulação de caminhões na cidade, e que esta medida foi uma conquista da gestão Gilberto Kassab. O mesmo artigo conclui dizendo que se houver a revisão da tal norma, isso estraria em choque com o interesse público e se estaria atendendo aos interesses das empresas transportadoras.

Em resposta, o Sindicato publicou nota alegando que a informação é equivocada, já que o Setcesp não defende a restrição de circulação dos VUCs, tampouco a liberação da restrição aos caminhões. “O que propomos é que o VUC – Veículo Urbano de Carga, que tem 7,20 metros de comprimento e 2,20 metros de largura, possa ter livre acesso ao centro expandido da cidade para abastecer o comércio e outros estabelecimentos locais.”, escreveu o Sindicato.

O Setcesp ainda escreveu: “A gestão Kassab, na realidade, proibiu todo e qualquer tipo de caminhão de rodar nas ZMRCs, inclusive o VUC, o que foi uma medida realmente atabalhoada, pois culminou em aumento absurdo dos veículos utilitários como vans, peruas e demais veículos pequenos de cargas rodando no centro da cidade.”

29756786461_9121f7be98_z

Quem também participou do evento, em data diferente, foi o candidato João Dória. Chico da Boleia esteve presente no debate e perguntou ao candidato se ele pretende manter a atual Secretaria de Transportes, elaborada e mantida pela atual gestão da prefeitura de São Paulo. João Dória respondeu que, caso eleito, irá manter a secretaria.

1-9Major Olimpo e Celso Russomano também participaram de debates junto ao Setcesp e apresentaram suas propostas para a área de transporte da prefeitura de São Paulo. As candidatas Luiza Erundina e Marta Suplicy não participaram do evento.

Redação Chico da Boleia 

Comentarios