Setcesp comemora 80 anos em São Paulo

No dia 22 de fevereiro, o Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo comemorou 80 anos de existência. Fundada em 1936, a organização é fruto da união de empresários do setor do Transporte Rodoviário de Cargas atuantes na rota entre São Paulo e Santos.

Na ocasião, também foi realizada a posse festiva da nova diretoria que já está trabalhando na entidade e cujo presidente é Tayguara Helou, ex-membro da Comjovem, Comissão de Jovens Empresários ligada à NTC & Logística e ao Setcesp. O nomeado cumprirá mandato até 2018.

Chico da Boleia foi um dos convidados do evento e pode acompanhar de perto todas as festividades. O novo Presidente concedeu entrevista exclusiva para nosso portal e falou sobre as expectativas e os desafios que vem pela frente.

“Estou muito motivado e confiante. A expectativa é muito alta e quando isso acontece quer dizer que as pessoas estão dispostas a ajudarem e a participarem. Isso é muito importante porque ninguém faz nada sozinho”, disse Helou.

A nova diretoria também promete trabalhar para a mudança da realidade do setor no país. “Trabalhamos lado a lado com o setor publico. Pessoalmente, apesar de ser jovem, eu nasci no pátio de uma transportadora e na boleia de um caminhão, estou no setor há bastante tempo e farei o possível e o impossível para que a entidade avance.”, finalizou o Presidente.

O evento contou com a presença de líderes do setor, empresários, caminhoneiros e representantes do poder público. Dentre eles, o mais orgulhoso era Urubatan Helou, pai do novo Presidente da entidade.

“O Tayguara é um grande homem, um grande profissional. Eu tenho convicção absoluta de que ele poderá fazer uma bela gestão e marcar essa passagem da velha guarda para a nova guarda. Ele é parte dessa nova geração que compôs uma diretoria com gente jovem junto com pessoas mais experientes.”, afirmou.

Helou pai também acredita que essa mistura entre a novidade e a experiência, possa surtir resultados muito positivos e ajudar a entidade a encontrar soluções para o atual quadro econômico.

“O momento é mais difícil, vivenciamos uma crise política e econômica. Mas o país tem instituições fortes e isso tem se mostrado hoje em dia. O Tayguara não terá uma missão fácil. Nos próximos três anos, as empresas arcarão com aumentos tributários, fiscalização das leis trabalhistas e desaquecimento da economia. Mas acredito que ele conseguirá enfrentar tudo isso.”, finalizou Helou.

Atualmente, o Setcesp é o segundo sindicato de transporte rodoviário de cargas mais antigo do País. Dono de uma prolífera história com grandes conquistas alcançou, com o passar dos anos, abrangência ímpar e credibilidade reconhecida por transportadores, órgãos correlacionados e representantes da esfera política.

24526540211_f2b642ea81_z

Quem conhece bem a história da entidade é seu antigo Presidente, Manoel Sousa Lima Jr., quem também esteve presente na comemoração. Com alegria, o ex-representante entregou a chave da entidade para Tayguara Helou e afirmou: “Finalizo meu mandato com sentimento de dever cumprido”.

Dentre as principais conquistas do Setcesp sob a presidência de Manoel, está a regulamentação da Lei que cria o Sistema de Prevenção e Repressão ao roubo de cargas e veículos. Durante todo o tempo em que foi Presidente da entidade, a Diretoria trabalhou para pressionar o governo na criação de medidas sobre o tema.

“Estamos muito felizes porque o Presidente que me sucede está totalmente alinhado conosco. Tudo o que fizemos vai seguir em frente. Haverá sequência no nosso trabalho e isso era tudo que necessitávamos.”, frisou.

Vale destacar também a presença de Flávio Benatti, Presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp), quem declarou confiança e respeito pela nova Diretoria e pelo novo Presidente.

“Para mim é um orgulho muito grande, o Tayguara foi parte da Comjovem Nacional e eu tenho certeza que como líder do Setcesp, ele poderá elevar a entidade a níveis de reivindicação com coerência, conhecimento de causa e responsabilidade.”, finalizou Benatti.

O evento realizado na Sala São Paulo, foi finalizado com a apresentação musical da banda “Geração Anos 80”.

Redação Chico da Boleia

Confira  a galeria de fotos

80 anos SETCESP

Comentarios