Sest Senat Criciúma faz chamada pública do Concurso “Na Estrada da Poesia”

na_estrada_poesia

Sest Senat Criciúma lança edital no dia 13 de agosto para Concurso de Poemas “Na Estrada da Poesia”.

APRESENTAÇÃO

O Conselho Regional de Santa Catarina do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte – SEST SENAT convocam trabalhadores do setor de transporte que desenvolvam trabalhos artísticos no formato de poema para o projeto Na Estrada da Poesia.

O projeto consiste em compilar até 5 trabalhos autorais de 10 trabalhadores do setor do transporte que possuam obra literária em formato de poema. Objetiva selecionar e publicar obras inéditas na categoria POESIA, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores que são trabalhadores brasileiros do setor de transporte.
Os artistas/trabalhadores do setor selecionados terão suas obras registradas junto ao EDA (Escritório de Direitos Autorais) e posteriormente publicadas no livro intitulado “Na Estrada da Poesia”.

SELEÇÃO

A seleção será realizada por Comissão Organizadora formada pela equipe técnica da Coordenação de Promoção Social da Unidade do SEST SENAT em Criciúma, e demais Unidades participantes que considerará prioritariamente os seguintes aspectos quanto ao artista e suas obras:

1. Ser trabalhador do setor de transporte;

2. Ser residente, ou originário da Região Sul – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul;

3. Possuir obras de cunho autoral;

4. Possuir obras/poesias que tenham conexão com o setor de transporte, o cotidiano do trabalho e bem como rotina de seus trabalhadores;

5. Apresentação de no mínimo 5 e no máximo 10 obras literárias;

Para avaliação e classificação dos participantes, a Comissão Organizadora realizará a validação das obras para o concurso considerando:

1. Textos que possuam no máximo 2000 caracteres, escritos em fonte Arial 12, em papel tamanho A4;

2. Estrutura externa do poema – estrutura formal, número de estrofes, número de versos, número de rimas métricas, etc;

3. Estrutura interna e conteúdo do poema;

4. Linguagem poética – Fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.

Os artistas/trabalhadores do setor que tiverem pelo menos 3 obras que se encaixem no perfil proposto por esse edital serão classificados obedecendo, por ordem sequencial, os seguintes critérios:

1. Maior número de poemas voltados ao setor de transporte, o cotidiano do trabalho, bem como rotina de seus trabalhadores;

2. Maior tempo de atuação comprovada no setor de transporte;

3. Profissionais de atividade fim, no setor de transporte (condutores dos modais, seus assistentes e auxiliares);

4. Maior Idade;

O processo de avaliação do concurso se dará na seguinte ordem: (a) Perfil do artista/trabalhador do setor > (b) Avaliação das obras > (c) Critérios de classificação e desempate.
Os 10 artistas/trabalhadores do setor melhores classificados, serão considerados ganhadores do concurso e terão suas obras registradas, caso não as tenha. Após o registro das obras o SEST SENAT da Unidade de Criciúma irá confeccionar o livro “Na Estrada da Poesia” com, pelo menos, 20 poemas dos artistas ganhadores, selecionados pela Comissão Organizadora. Os ganhadores terão direito 10 exemplares do livro publicado.

Como contrapartida, os ganhadores terão por obrigação:

1. Participar do lançamento da obra – com custos de deslocamento, alimentação e hospedagem (se for o caso) arcados pelo SEST SENAT;
2. Se disponibilizar para autógrafos, caso solicitado;
3. Divulgar o projeto e conceder entrevista, caso solicitado;

Publicidade:

anuncio

4. Autorizar a utilização da imagem e poesias para divulgação institucional, por meio de termo específico;

SOBRE O PROJETO

A poesia é motivo de contemplação, de deixar fluir sensações e transbordar emoções. É a expressão de um sentimento, que através de palavras, tocam a alma.
Vale ressaltar que a arte de poetizar nos permite exprimir aquilo que está dentro de nós.
O Projeto visa valorizar e inspirar o trabalhador do transporte, incentivando-o a pensar e criar poesias no seu cotidiano. Podendo retratar momentos, flashs da vida, sentimentos que buscam ideais e sonhos. Dando visibilidade aos talentos escondidos e despertando a vontade de tornar-se parte de um mundo novo. Onde os sonhos e as emoções se anexam a realidade.
É preciso ousadia, coragem e muita criatividade. Sendo assim, o SEST SENAT irá selecionar e publicar essas obras inéditas na categoria POESIA, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores que são trabalhadores brasileiros do setor de transporte.
É premissa do projeto a valorização do profissional do setor de transporte, projetando suas habilidades individuais, atingindo o bem estar coletivo.

COMO PARTICIPAR
Os interessados podem se inscrever entre os dias e 13 a 31 de agosto, preenchendo o formulário de inscrição anexo a esse edital, também disponível no site www.fetrancesc.com ou na unidade de Criciúma. O formulário de inscrição, juntamente com as obras deverão ser encaminhadas por e-mail para o endereço criciúma.sc@sestsenat.org.br, ou entregue pessoalmente na Unidade realizadora no limite da data de inscrição.

CRONOGRAMA

Lançamento do edital 13 de agosto de 2015
Período de inscrições 13 de agosto até 31 agosto2015
Resultado do concurso 30 de setembro 2015
Processo Registro das obras Até 30 outubro 2015
Publicação do livro Até 13 novembro 2015

EXPEDIENTE

Dados do realizador.

SESTSENAT Unidade B/65 Criciúma S/C
Rua: Dilnei Luiz Piovesan,300 – B. Cristo Redentor- Lote. Cidade dos Transportes CEP: 88816-300 Criciúma S/C Telefone (48) 3443-7000 – Email: criciúma.sc@sestsenat.org.br

Formulário de Inscrição

Fonte: Fetrancesc

Comentarios