Sest Senat completa 27 anos de prestação de serviços e formação profissional

 

Atualmente, a entidade é referência em todo o segmento de transportes, devido a excelência dos cursos oferecidos. (Foto: reprodução)

Sest Senat completa 27 anos de prestação de serviços e formação profissional

Criada no dia 14 de setembro de 1993, a entidade é referência para o setor de transportes

Nascido de um sonho de proporcionar atendimento as empresas e trabalhadores do setor de transporte, o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) foi criado no dia 14 de setembro de 1993 – pela lei nº 8.706, estabelecendo um novo modelo de formação e serviços para o segmento.

Antes do surgimento do Sest Senat, os trabalhadores ligados ao setor eram atendidos pelas unidades do Sesi Senai espalhadas pelo país que, na época, não supriam a demanda dos mesmos, visto que priorizavam os associados da indústria. 

Vendo a necessidade de ter um sistema voltado exclusivamente aos trabalhadores do transporte, entidades, sindicatos e representantes do setor se uniram para criar uma instituição que os representasse e os valorizassem. Lutarem então, junto ao governo, conseguindo assim que fosse aprovada a lei de criação do Sest Senat, cuja função principal é oferecer a esses trabalhadores acesso a saúde (com especialistas em odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia) e a capacitação profissional, bem como proporcionar maior qualidade de vida, com dezenas de atividades de lazer.

Atualmente, a entidade é referência em todo o segmento de transportes, devido a excelência dos cursos oferecidos, sejam presenciais ou à distância, além dos atendimentos de saúde disponibilizados não só para os associados, mas também para seus familiares e comunidade local.

Mesmo durante a pandemia, os serviços do Sest Senat não pararam. As unidades, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mantiveram parte dos atendimentos ativos e ampliaram a oferta de cursos à distância, para que os profissionais não ficassem sem acesso as formações educacionais.

De acordo com o mapa estratégico da entidade, até 2023 as unidades do Sest Senat irão:

– aumentar o número de profissionais capacitados em suas sedes espalhadas pelo país, e também ampliar o número de atendimentos em serviços de saúde e qualidade de vida;

– ampliar a rede de unidades, adequar a infraestrutura física e otimizar os espaços;

– aumentar a receita e arrecadação compulsória, e ampliar a captação de recursos e parcerias;

– adequar o portfólio de produtos e serviços, e incorporar inovação nos processos, fortalecer a segurança jurídica; 

– atrair, desenvolver e reter capital humano com competências de inovação e resultado, e promover a educação continuada.

Vale ressaltar que a tecnologia é uma das principais aliadas do Sest Senat para promover a capacitação profissional. Mais de 90% das unidades da instituição possuem simuladores híbridos de direção, que são utilizados por motoristas profissionais – tanto de transporte de cargas quanto de passageiros. E o objetivo é ampliar o número de equipamentos disponíveis para a formação dos trabalhadores, cuja especialização ajuda na inserção no mercado.

Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo Sest Senat e os cursos e atendimentos ofertados em suas unidades, acesse: www.sestsenat.org.br/home.

Comentarios