Scania promove desafio de logística para universitários

BATIZADA DE LOGISTIC CHALLENGE, COMPETIÇÃO ENTRE GRUPOS DE ALUNOS É REALIZADA EM PARCERIA COM A FEI; PROVAS MISTURAM EXERCÍCIOS DE TEORIA E PRÁTICA

A Scania, referência mundial na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos, lança a primeira edição do Logistics Challenge, competição criada para estimular o conhecimento em logística, bem como aproximar a teoria das salas de aula do mundo real das operações de uma indústria.

“A logística está ganhando cada vez mais um papel central nas empresas, deixando para trás a imagem de área suporte”, afirma Fabio Castello, vice-presidente de Logística da Scania Latin America. “Com foco nos fluxos logísticos e em suas conexões, aumentamos o valor de nossa oferta para os clientes com custos operacionais mais baixos, prazos mais curtos, maior flexibilidade e redução das emissões de CO2. Esse é o caminho para um transporte sustentável”, explica o executivo.

A ideia da competição entre os universitários surgiu a partir da própria estratégia da Scania de trabalhar sempre próxima às grandes instituições de ensino e pesquisa do mundo. “A escolha da FEI como parceira para iniciar o projeto foi quase natural, afinal já temos uma longa história de projetos bem-sucedidos, além de boa parte de nossos engenheiros terem estudado lá”, conta Castello.  “A primeira edição também nos dará a oportunidade de entender melhor o público-alvo da competição – os alunos – e posicionar nossa marca entre os jovens”, avalia.

Para a vice-reitora de Extensão da FEI, Prof.ª Dr.ª Rivana Basso Fabbri Marino, a parceria é uma oportunidade de motivar os alunos por meio de projetos que exijam a aplicação e aprofundamento de conceitos teóricos estudados em seus cursos. Porém, neste caso, o desafio é proposto por uma empresa que está entre aquelas que os estudantes desejam se candidatar a uma vaga de emprego.

Dada a largada – As inscrições para os alunos da FEI, que foram abertas na última quarta-feira (14) e vão até 21 de outubro, devem ser feitas pelo site www.scanialatinamerica.com, e o desafio começa já neste momento com a resposta a um questionário que avaliará conhecimentos técnicos do grupo. A partir daí, começa-se a desenhar o vencedor. Todas as fichas de cadastro para participar do Logistics Challenge passarão pela análise de uma banca formada por profissionais da Scania e professores do Centro Universitário da FEI.

A partir do primeiro filtro, quando serão selecionados até seis grupos, a dinâmica segue para a segunda fase, a ser realizada no dia 5 de novembro, na Scania. “Faremos a simulação real de nosso dia a dia com foco em melhorias contínuas nos processos e métodos que aplicamos”, explica  Fabio Castello.  Os alunos vão vivenciar a prática dentro de uma fábrica e poder aplicar a teoria que já aprenderam. “O grau de dificuldade dos desafios, a velocidade para entrega de soluções, o uso eficaz dos recursos existentes e a inovação serão avaliados a todo instante”, diz.

Como parte da divulgação, Eduardo de Paula Silva, gerente de Projetos e Engenharia KD, e Paulo Kahan, supervisor de Qualidade e Métodos Logísticos da Scania, farão uma palestra sobre os processos logísticos da Scania e a evolução do sistema KD, durante a Semana FEI.

Os vencedores serão premiados com uma visita aos processos logísticos da Scania no Brasil e também terão a oportunidade de apresentar seus projetos no evento “3PL”, promovido pela área de Logística da Scania, que conta com a participação de diversos operadores logísticos.

Serviço:

Scania Logistics Challenge

Inscrições: de 14 a 21 de outubro pelo site www.scanialatinamerica.com

Final: dia 5 de novembro na sede da Scania – Av. José Odorizzi, 151 – SBC

fonte: Scania

Comentarios