Scania apresenta seu conceito NXT, elétrico e autônomo

Na Conferência Global de Transporte Público da UITP em Estocolmo, a Scania apresentou o NXT, um veículo conceito totalmente elétrico e autônomo com um design modular, adequado para uma ampla gama de tarefas de transporte urbano.

Conceito NXT da Scania é a visão da montadora sobre o futuro do transporte nas cidades. É um veículo elétrico autônomo que pode mudar da forma de um ônibus para um caminhão de distribuição ou para um coletor de lixo.

A Scania descreve as capacidades do conceito NXT como um veículo que poderia, por exemplo, levar passageiros para o trabalho pela manhã (e voltar para casa à noite), entregar mercadorias durante o dia e ser usado como veículo para a coleta de lixo à noite. Vários módulos podem ser colocados no chassi – uma cabine de passageiros ou um dos módulos de transporte, dependendo da aplicação.

Muitas das características internas do módulo de ônibus do veículo conceito compensam a falta de motorista. Luzes no teto informam os passageiros quando o veículo está prestes a iniciar ou parar. O NXT também é equipado com um sistema para alertar aqueles que estão desembarcando em tráfego não seguro.

Ao entrar, os passageiros podem ver imediatamente informações sobre conexões de transporte público e se comunicar com um operador humano por meio de um touch pad em forma de esfera. Informações em uma tela adicional podem incluir, por exemplo, atualizações de notícias ou recomendações turísticas e dicas.

O veículo conceito autônomo é equipado com sistemas de sensores integrados de ponta para condução e detecção de tráfego. Câmeras na frente, na traseira e nas laterais são complementadas por sistemas de radar e de detecção de luz e alcance.

“Esse sistema integrado de sensores permite que o veículo escaneie todo o ambiente e obtenha uma visão de 360 ​​graus”, explica o gerente de transportes Michael Bedell, Scania. “Atualmente, os veículos podem ficar aquém da capacidade de processamento humano, mas no futuro eles serão superiores ao que os seres humanos podem alcançar simplesmente porque terão acesso a muito mais informações e a capacidade de processar essa massa de dados”.

As pessoas nas proximidades do veículo serão alertadas para a sua abordagem por iluminação LED em toda a frente, lados e traseira. Também confirma através de iluminação e som que está ciente de um pedestre ou ciclista que passa. Isso é feito em três etapas: Inicialmente, o veículo sinalizará através de um feixe de laser que observou a pessoa. Se esse aviso passar despercebido, o veículo amplificará a iluminação do LED e finalmente emitirá um som.

“A comunicação entre um veículo autônomo e as pessoas que se deslocam foi destacada como especialmente importante, já que muitos pedestres nas ruas da cidade fazem, o que, para muitos, é um contato quase inconsciente com motoristas antes de atravessar as ruas” diz Bedell. “No entanto, quando esse ligeiro aceno de um motorista desaparece, fica claro quanto valor esse contato acrescenta. Isso é algo que precisamos para programar veículos autônomos para lidar. ”

“O NXT é uma visão do futuro para o transporte nas cidades”, diz o CEO da ScaniaHenrik Henriksson. “Várias dessas tecnologias ainda precisam amadurecer completamente, mas para nós é importante construir um veículo conceitual para demonstrar visualmente e tecnicamente as ideias sobre o que está ao alcance”. A vontade de tornar o conceito pronto para a produção em série está lá: o lançamento do mercado NXT está definido em 2030.

Mas também está claro que, para cumprir essa data, vários obstáculos ainda precisam ser superados para veículos totalmente elétricos e autônomos. Henriksson, portanto, vê o conceito NXT da Scania como um ímpeto para olhar para o transporte e veículos de forma diferente e mais sustentável, a fim de otimizar os fluxos de tráfego. “Nós da Scania não podemos redesenhar todo o sistema de transporte para as cidades”, diz o sueco. “O que podemos fazer é inspirar mudanças e essa é a ideia por trás do NXT – pensar em transporte e veículos de uma maneira diferente e sustentável.”

Fonte: Future Transport
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios