RM Competições adota caminhões MAN e anuncia Leandro Totti para 2013

Atual campeão brasileiro e sul-americano da Fórmula Truck substitui Renato Martins, que atém-se ao gerenciamento da equipe

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (4 de março). Chico da Boleia esteve em São Paulo para conferir as novidades.

(Assessoria Fórmula Truck) Integrante da lista das equipes mais vencedoras da história da Fórmula Truck, a RM Competições-Volkswagen vive uma fase de grande reviravolta às vésperas do início dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da categoria. A equipe comandada pelo bicampeão Renato Martins, que atuou nos últimos 12 anos com caminhões Volkswagen e vinha utilizando o modelo Constellation, passa a alinhar no grid com cinco unidades do modelo TGX da MAN.

“Teremos cinco caminhões novos, todos eles com a plataforma do MAN TGX, mas nesse primeiro momento só um deles vai ter a cabine do novo MAN. Os outros quatro vão manter a cabine Volkswagen”, antecipa Martins. Caberá ao paulista Felipe Giaffone, três vezes campeão brasileiro e dono do título sul-americano de 2011, a pilotagem do modelo que terá a plataforma e a cabine do novo modelo, fabricado na unidade de Resende (RJ).

Giaffone, Débora Rodrigues, André Marques e Adalberto Jardim seguem na equipe, em que Martins cede lugar ao paranaense Leandro Totti, campeão brasileiro e sul-americano em 2012 pela ABF Racing Team. “Vou parar agora, mas não vou me aposentar”, explica Martins. “Além dos motivos pessoais que recomendam que eu não corra neste ano, preciso focar no gerenciamento da equipe nessa fase de tantas mudanças”, comenta o bicampeão.

A equipe oficial da MAN Latin America terá o desafio de tornar vencedor o caminhão TGX com motor de MAN D26 12 litros – o Constellation tem motor de nove litros. “O trabalho todo começa da estaca zero. Experimentei o MAN ainda em 2012, em testes em Londrina e em Campo Grande. O caminhão é bom, mas ainda não tínhamos os novos motores. A equipe toda trabalhou duro para concluir a montagem dos cinco caminhões em tempo hábil”, conta.

Os novos caminhões da equipe foram apresentados na manhã desta segunda-feira (4), em evento que reuniu diretores e executivos da MAN Latin America, pilotos, jornalistas e integrantes da equipe de produção da Fórmula Truck em São Paulo (SP). “Nós não deveremos ter a condição ideal nas duas primeiras corridas, e nessas vamos lutar por pontos. Só a partir da terceira etapa é que os novos caminhões deverão estar mais competitivos”, acredita.

Desde a adoção dos caminhões Volkswagen, na década passada, a RM Competições conquistou quatro vezes o título brasileiro de Fórmula Truck, com o próprio Martins, em 2006, e outras três vezes com Giaffone, em 2007, 2009 e 2011 – neste último ano, Giaffone também obteve o título sul-americano. Na competição entre marcas, instituída em 2005, foram quatro títulos nacionais, em 2007, 2009, 2010 e 2011, e dois continentais, em 2011 e 2012.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fórmula Truck.

Comentarios