Rio Grande recebe 1ª etapa da temporada 2013 da Gincana do Caminhoneiro

Qualquer profissional pode participar da competição (Foto: Carlos Queiroz - Infocenter DP)
Qualquer profissional pode participar da competição (Foto: Carlos Queiroz - Infocenter DP)

Vai ser dada a largada para a temporada 2013 da Gincana do Caminhoneiro, evento promovido pela Revista Caminhoneiro, com patrocínio da MAN Latin America – fabricante dos caminhões Volkswagen e MAN – e apoio da Cummins, através da unidade de negócios Fleetguard.

O ponto de partida deste ano da competição de slalom no comando de um caminhão Volkswagen Constellation 19.330 é a cidade gaúcha de Rio Grande – onde está sediado um porto de mesmo nome que tem papel fundamental no comércio entre os países do Mercosul – entre os dias 6 a 9 de junho, no Posto Buffon IV, às margens do quilômetro 10 da Rodovia BR-392.

Ao completar 25 anos de estrada, algumas mudanças foram incorporadas no evento. A primeira delas diz respeito à duração da etapa: agora cada classificatória ganhará um dia a mais, ou seja, será realizada em quatro dias. Um novo horário também foi implementado: a prova agora acontece das 11h às 21h.

Competição
A Gincana do Caminhoneiro é uma prova voltada aos transportadores de carga (autônomos e empregados), onde o desafio é mostrar habilidade e destreza na prova de slalom, que consiste em percorrer um percurso pré-determinado ziguezagueando entre cones, no menor tempo possível e sem derrubar nenhum deles.

Serão realizadas cinco etapas classificatórias ao longo de 2013. Para participar da disputa, basta ser caminhoneiro (motorista profissional categorias C, D ou E) e inscrever-se na hora. Não é necessário estar com o caminhão de trabalho no local, pois a prova é feita num Constellation 19.330 da organização do evento, o que garante condição de igualdade para todos os participantes. A prova é acompanhada por equipe de cronometragem homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

Mais novidades
Os cinco melhores tempos da etapa estão automaticamente classificados para a grande final do evento, que acontece em 24 de novembro, em Foz do Iguaçu/PR, quando os 25 caminhoneiros classificados nas cinco etapas durante o ano se encontrarão para disputar o prêmio do grande vencedor: um caminhão Delivery VW 10.160 Advantech zerinho!

E além de toda a emoção da prova do slalom, a 25ª Gincana do Caminhoneiro, que também conta com o apoio educacional da Polícia Rodoviária Federal e do Sest/Senat, trará ainda palestras ministradas pela MAN e pela Cummins (divisões Cummins Emission Solution e Fleetguard) sobre a tecnologia empregada nos caminhões Volkswagen e MAN (benefícios e aplicações), além de sanar dúvidas dos caminhoneiros sobre o uso do Euro V. Os caminhoneiros poderão ainda participar de test drive dos caminhões Volkswagen e MAN.

Fonte: Dário Popular

Comentarios