Retrospectiva Agrishow: confira algumas das entrevistas feitas com grandes marcas participantes da feira

(Imagem: divulgação/Agrishow)

Redação Chico da Boleia

O Chico da Boleia marcou presença da Agrishow 2024, a maior feira dos setores agrícola e de agropecuária do país, que reúne soluções para o segmento trazendo ainda como destaque as principais marcas, tecnologias e inovações para o agronegócio.

A 29ª edição do evento, realizada dos dias 29 de abril a 3 de maio, foi um sucesso de público, reunindo mais de 195 mil visitantes, com a participação de 800 marcas expositoras em mais de 520 mil metros quadrados.

“A mobilidade e a infraestrutura da feira foram alguns dos destaques, que permitiram aos visitantes uma melhor experiência, principalmente para aqueles que compõem a agricultura familiar – público ao qual se atribuiu grande parte do crescimento da Agrishow 2024”, declarou João Marchesan, presidente da Agrishow.

Durante sua participação na feira, o Chico da Boleia conversou com representantes de alguns dos principais expositores. Confira abaixo as entrevistas realizadas e as novidades apresentadas na Agrishow:

Scania – Entrevista com Márcio Furlan, marketing e comunicação

“A Agrishow é um momento importante do ano para a Scania, porque é o momento de a gente encontrar clientes, encontrar parceiros que ajudam a desenvolver o segmento agrícola. Praticamente um terço da participação do que a Scania vende no Brasil hoje é direcionado ao segmento agrícola, seja para o transporte rodoviário das cargas geradas, seja para a atuação fora de estrada (dentro do campo). E, esse ano, a gente está com uma perspectiva muito bacana de novos negócios, principalmente considerando o sucesso da nossa linha Super (6×4) que, no primeiro trimestre do ano, foi líder de emplacamento no Brasil e considerando ainda o nível de consumo de combustível, a economia de combustível gigantesca que o Super dá para o nosso cliente. Temos também conversando sobre as soluções sustentáveis. Como todo mundo conhece, a Scania lidera essa transição para o transporte sustentável, trazendo a evolução da nossa linha a gás, agora com o lançamento de um veículo a 420 e 460 cavalos, chegando a autonomia de até 650 quilômetros de distância”.

(Imagem: divulgação/Scania)

Cummins Motores – Aline Ariceto, líder PMO

“Atualmente, a Cummins está trazendo uma gama de produtos muito importante para a nossa estratégia de descarbonização. Estamos cada vez mais presentes e trazendo soluções para o agronegócio nesse sentido, apresentando na feira dois novos motores, duas novas famílias de motores, três novas famílias de geradores, sendo que em uma delas há o motor a etanol, e um gerador também com célula de combustível, também pensando no agora, no amanhã e no depois, nesse sentido de produtos que disponibilizamos no nosso portfólio. São soluções para os nossos parceiros de tratores, com motor com cárter estrutural da linha do F4.5 (lançamento mecânico), ou seja, um motor mais clean, baixo custo, mas com a maior densidade de potência do mercado. E na série de grupos geradores, nós temos o gerador que utiliza o nosso motor Power Of One, o motor QSF 4.5 eletrônico, esse sim já ‘emissionado’ para atender a lei de emissões da cidade de São Paulo. Apresentamos também o grupo gerador a etanol, que é um ciclo Otto, baseado no motor a gás, porém com todos os outros componentes de geradores como os do diesel, mantendo a qualidade e a confiabilidade de Cummins. E, para futuro, apresentamos o primeiro gerador conceito com célula de combustível, neste caso, usando o hidrogênio, onde a Cummins tem a subsidiária que é a Accelera, que é mais uma das empresas que fazem parte do grupo Cummins e que traz a tendência de um gerador a célula de combustível”.

Mercedes-Benz – Jaqueline Hilsdorf, gerente de vendas

“A Agrishow é bastante importante para a Mercedes-Benz Brasil, para apresentarmos o nosso portfólio de produtos e de serviços para os nossos clientes, de modo geral, não só no agronegócio, mas também em outros segmentos como, por exemplo, o de mineração. Nós apresentamos aqui o lançamento do Arocs 3353 e também do Atego Offroad, o 2730. Além disso, do espaço que utilizamos com a Grunner para a exposição desses modelos, aproveitamos também para dar destaque ao Movimento a Voz Delas, que é uma iniciativa da Mercedes, apresentando o nosso Actros, fazendo menção da importância da mulher nesse ramo do agronegócio, em operações logísticas, e em outros setores”.

(Imagem: divulgação/Mercedes-Benz)

Grunner – Roberta Galassi, marketing e comunicação

“Para quem ainda não conhece a marca, a Grunner faz Smart Machines, que são máquinas inteligentes para a agricultura. A nossa base é um chassi da Mercedes-Benz e com esses chassis a gente faz uma modificação dentro da nossa fábrica que se adapta para as linhas de cana-de-açúcar, a princípio que é o nosso carro-chefe, que é a nossa linha ATR, que foi feita para trabalhar na colheita e transbordo de cana. Então, o chassi da Mercedes-Benz entra na nossa fábrica e é transformado em uma máquina agrícola que é o que eu disse que são as nossas Smart Machines. Com relação a parte de automação da colheita é importante destacar que o nosso equipamento é autônomo, nível 2, ou seja, ainda precisa do operador na cabine (até para atender a legislação brasileira), mas o operador liga o equipamento e não precisa fazer mais nada, pois com o GPS, o equipamento anda na linha. Para Agrishow, trouxemos com exclusividade a linha DS, que é o nosso distribuidor de sólidos, porém estamos lançando a versão para o mercado de grãos porque, até então, o nosso carro-chefe é o setor sucroenergético e agora a gente dá esse pontapé inicial no mercado de grãos. E uma outra novidade, na verdade, a gente trouxe para apresentar o estudo que nós estamos desenvolvendo em parceria com a empresa DSA, que é o motor a etanol”.

Goodyear – Leonardo Lima, gerente de produtos

“A Agrishow é um lugar fantástico para a gente conversar com frotistas, caminhoneiros, apresentando para o público os lançamentos, as novidades da marca, ouvindo as demandas e estabelecendo novas conexões. E, para a feira, trouxemos, para pneu de caminhão, a nova linha Armor Max, com o lançamento do Armor Max MSA Gen 2, que é um pneu voltado para linha mista, ou seja, para caminhões que vão operar tanto no asfalto quanto na terra no transporte de grãos, da safa de cana. Esse o lançamento traz 8% a mais de quilometragem, sendo mais resistente, com uma carcaça que promete muitas recapagens. Trouxemos ainda materiais de recapagem, todo o nosso portfólio de produtos de recapagem com bandas mistas e bandas regionais. Além disso, apresentamos produtos de caminhonete, de SUVs e alguns pneus da linha OTR. Uma das novidades da marca para a feira foi o pneu 1224 Armor Max OTR, voltado para a mineração”.

Bosch – Denis Kluge, desenvolvedor de produtos e soluções

“A Agrishow para nós é muito importante para entender as demandas dos nossos clientes (do agronegócio), para trazer tendências e benefícios para todo esse mercado. E ainda, dentro da parte de ESG, trouxemos bastante informação, novos produtos, tentando apoiar a sustentabilidade e melhorar cada vez mais o desempenho das máquinas. Nossa participação na feira é trazer o cliente para discutir projetos e tendências, trazer também o ‘end user’, a pessoa que está lá no campo, para cá, para entender como que a gente pode ajuda-los. Como 60% do nosso negócio está ligado ao agro, trouxemos para a feira alguns sistemas de transmissão (hidrostática), ou seja, aquilo que faz a máquina nadar, sistemas eletrônicos, o eLION, que é nosso portfólio de produtos elétricos e algumas linhas de produtos que estamos para trazendo para o Brasil para serem fabricados aqui, atendendo a demanda do mercado local”.

(Imagem: divulgação/Bosch)

Comentarios