Renault foca no design para otimizar consumo

Como motivo de sua participação no Salão IAA de Hanover, a Renault Trucks apresentou um estudo de design industrial sobre a base de um caminhão pesado, focado completamente no combustível.

Utilizando materiais nobres, aerodinâmica refinada e inovações tecnológicas no estudo, o objetivo é proporcionar ao fabricante, a longo prazo, uma linha de pesquisa no que se refere a economia de combustível.

´O trabalho em torno do CX/03 é um estudo de design industrial e não um estudo de estilo`, explica Hervé Bertrand, diretor de design da Renault Truks. O veículo dá prosseguimento à linha de pesquisas anteriores feitas pelo fabricante sobre o tema. Por isso, cada elemento do projeto tem uma função muito precisa, focada principalmente na aerodinâmica e eficiência.

O estudo sugere estrutura tubular de fibra de carbono e alumínio associadas. Na parte central, utiliza um painel móvel, que se retrai para baixo quando a velocidade aumenta. O spoiler dianteiro também é móvel, e rebaixa em maiores velocidades, diminuindo a distância do solo e direcionando o fluxo de ar para as laterais através de aletas.

Sempre visando o menor coeficiente de arrasto, ou atrito aerodinâmico, o CX/03 tem retrovisores externos, embutidos em tubos perfilados, tiveram tamanho reduzido ao máximo. Melhorando o coeficiente de atrito (Cx), melhora também o consumo.

Do mesmo modo, os degraus de acesso à cabine, que provocam turbulência, e as rodas em geral, são todos cobertos para favorecer o fluxo de ar. O para-brisas da cabine tem inclinação bem acentuada, de 12 graus, com o mesmo objetivo.

Mas a aerodinâmica de um caminhão não se limita à unidade de tração. O reboque também desempenho papel essencial. Ao retomar os elementos de seus estudos anteriores, como o do protótipo Optfuel Lab, a Renault Truks projetou um reboque arredondado, parecido com uma gota de água, com carenagem lateral integrando as rodas com os defletores traseiros.

Além disso, a ligação entre o truck e o reboque também foi trabalhada especialmente, já que o espaço entre as duas gera muita turbulência. O CX/03 utiliza um sistema de carenagens ajustáveis. Quando o caminhão está na estrada, a cabine forma um só corpo com o reboque, eliminando as turbulências. A baixas velocidades ou durante manobras, as carenagens se recolhem. Tudo em nome da economia de combustível.

Fotos:

Renault Trucks – CX/03 Concept

Fonte: http://blogdocaminhoneiro.com/

Comentarios