13ª Feira e Fórum de Comércio Exterior e Logística

Começou dia 26  de setembro (terça-feira) a 13ª Feira e Fórum de Comércio Exterior e Logística – Novo Hmburgo – RS e vai até hoje dia 28.  O evento recebe uma média de 14 mil visitantes entre transportadores multimodais, operadores logísticos, portos e armazéns, além de outros profissionais.

A Expocargo visa a estimular a realização de negócios entre exportadores, importadores e operadores de comércio exterior. A expectativa é de mais de R$ 120 milhões em negócios fechados ou encaminhados durante os três dias da feira, envolvendo serviços e equipamentos destinados ás operações de comércio exterior. A Expocargo 2012 também será a primeira feira alfandegada do Sul do país, possibiliitando que produtos estrangeiros sejam expostos e negociados, em regime de importação temporária, no próprio pavilhão. A programação paralela cumpre outro objetivo traçado pelos promotores, o intercâmbio de idéias e experiências profissionais, que encontram espaço principalmente no Fórum Revista Mundo. Sob coordenação do vice-presidente da Fecomércio/RS, Arno Gleisner, a entidade realizará reunião do seu Conselho de Comércio Exterior, tendo como pauta a Facilitação do Comércio, as Atividades das Câmaras Bilaterais, além de outros assuntos. Promoverá, também, o Fórum de Serviços no Comércio Exterior: A Competitividade, que contará com as presenças de Maurício do Val, do Decos do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Rodrigo Cota, do Secex/ MDIC, que tratará da competitividade exportadora, Ronaldo Forte, presidente do ICEX/Santos Brasil S.A. e Haroldo Piccina, presidente do Sindicomis/ACTC, de São Paulo.

A programação do Fórum –  inclui a participação de professores da Faculdade Senac, de Porto Alegre, que palestrarão sobre os temas: Logística Reversa (Letícia Marchese), História da Cabotagem no Brasil – 1808 a 2012 (Diego Kossmann), Gestão Estratégica de Exportação (Eduardo Teixeira) e Exportar Sustentabilidade (Dorlino Porto da Cunha. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas antecipadamente junto à Fecomércio/RS. O Fórum terá, ainda, o case Sedex: Exporta Fácil, com o coordenador de logística integrada dos Correios no Rio Grande do Sul, Hélio Brauner, o painel  A Construção Naval e a Retomada da Marinha Mercante Brasileira, com os advogados e especialistas Felipe Ferreira Silva, Daniela Ohana e Maxsoel Bastos de Freitas, e palestras com os economistas Carlos Alberto Abel e Eduardo Mendonça de Lima, que examinarão, entre outras, questões relacionadas com financiamento para investimentos em obras e equipamentos, inclusive para o setor logístico.

26/09/12

16h

Reunião do Conselho de Comércio Exterior da Fecomércio/RS: pauta “A Facilitação do Comércio e as Atividades das Câmaras Bilaterais e outros assuntos”, coordenada pelo vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS, Arno Gleisner.

Fórum de Serviços no Comércio Exterior: A Competitividade, com Maurício do Vale, do Decos do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Rodrigo Cota, do Secex/MDIC (tema: “Competitividade Exportadora”), Ronaldo Forte, presidente do ICEX/Santos Brasil S.A. e Haroldo Piccina, presidente do Sindicomis/ACTC de São Paulo.

19h

Palestra: “Principais Linhas de Crédito de Longo Prazo do Sistema BNDES, Capital de Giro Estruturado, através de bancos públicos e privados”, com o economista Carlos Alberto Abel (especialista em estudos de projetos de viabilidade econômico-financeira)

Palestra: “Avaliação de Empresas – Por que avaliar e Apresentação Metodológica”, com o economista Eduardo Mendonça de Lima (com especialização em Administração Financeira, pela EPGE, e em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos, pela EBAP e Fundação Getúlio Vargas)

 

27/07/12

16h

Palestra: “Logística Reversa, professora Letícia Marquese (Faculdades Senac)

Palestra: “História da Cabotagem no Brasil – de 1808 a 2012”, professor Diego Kossmann (Faculdades Senac)

18h

Case ECT: Sedex Exporta Fácil, com Hélio Brauner (Gestor de Logística Integrada da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no Rio Grande do Sul)

18h30

Painel ” A Construção Naval e a Retomada da Marinha Mercante Brasileira” – painelistas: Felipe Ferreira Silva (advogado, professor, mestre e doutor em Direito Tributário, vice-presidente do Ineje – Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais), Daniela Ohana (advogada, consultora, especialista em Direito Marítimo e Atividade Portuária) e Maxsoel Bastos de Freitas (advogado, mestrando, consultor, professor de pós graduação na Univali/SC, especialista em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior). 

28/09/2012

16h

Palestra: “Gestão de Exportação”, professor Eduardo Teixeira (Faculdades Senac)

Palestra: “Exportar Sustentabilidade – um Novo Conceito na Relação com o Ambiente”, professor Doralino Porto Cunha (Faculdades Senac) 

Fonte: Feira Expocargo

Comentarios