Problemas na iluminação, pneus e barra de direção são os mais comuns nos caminhões

Em 2016, o programa Caminhão 100% realizou 823 inspeções em caminhões. Desse total, 32% apresentaram falhas na iluminação externa, um dos maiores problemas verificados. Em 23% dos caminhões que participaram do programa também foram identificados problemas na barra de direção e terminais, 21% nos pneus, 17% nos cubos de roda e 13% na embreagem. Somente 2% deles apresentaram algum tipo de anormalidade em emissões de gases de escapamentos. Nos seis anos de programa, foram inspecionados 5.907 veículos.

A iniciativa faz parte do Programa Caminhão 100%, desenvolvida pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, em parceria com o Grupo CCR e o programa Estrada para a Saúde, que tem como objetivo conscientizar motoristas de caminhões sobre a manutenção preventiva, como forma de melhorar a segurança no trânsito.

Nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro será realizada mais uma avaliação gratuita do programa, na rodovia Castello Branco, km 57 (sentido São Paulo). Durante a ação serão checados as condições de diversos itens mecânicos, de segurança e de emissões dos caminhões que fizerem a parada.

Fonte: O Carreteiro

Comentarios