Previna-se contra DSTs neste Carnaval

Com a chegada do feriado mais esperado do ano, o carnaval, Chico da Boleia e sua equipe resolveram colaborar com a conscientização da população sobre a prevenção e o combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e ao vírus HIV.

Foi por esta razão que na última sexta-feira (1), Chico da Boleia esteve no Posto Rio Guaçu, em Mogi Guaçu, realizando mais uma ação educativa. Foram distribuídos preservativos e panfletos explicativos para os caminhoneiros e também motoristas que circularam pelo local.

O material foi fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Saúde de Itapira. Nos panfletos continham informações simples e objetivas sobre a necessidade de se fazer o teste para descobrir possíveis DSTs, além do vírus HIV. A Campanha Fique Sabendo, do Governo Federal, promove a conscientização em massa para que as pessoas façam os testes para verificar se possuem essas doenças.

De acordo com o site da campanha, estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.

Se você fez sexo anal, vaginal ou oral sem camisinha, compartilhou agulhas ou agulhas, procure já um posto de saúde mais próximo e faça o teste. É gratuito e sigiloso. O vírus HIV não tem cura, mas tem tratamento. Outras DSTs podem ser curadas com tratamentos simples. Basta você querer!

Disque Saúde: 136

Ou acesse: http://www.aids.gov.br/

Chico da Boleia, orgulho de ser caminhoneiro

Comentarios