Por um transporte sem acidentes

Volvo lança guia que orienta transportadores a reduzir o número e a gravidade das colisões rodoviárias

Empresas do segmento do transporte rodoviário acabam de ganhar um aliado poderoso com o objetivo de reduzir o envolvimento de seus veículos em acidentes no trânsito e nas estradas brasileiras. Como parte das comemorações dos 30 anos de atuação do PSVT, Programa Volvo de Segurança no Trânsito, o grupo sueco colocou no ar o Guia Zero Acidentes.

Disponível na internet pelo https://pvst.com.br/wp-content/uploads/2017/09/GuiaZeroAcidentes.pdf, o documento mostra como trabalhar na busca do Zero Acidentes, conceito adotado pelo grupo como ideal de futuro. O guia é dividido em 22 capítulos e traz recomendações importantes, como a possibilidade de as empresas obterem o certificado ISO 39001, norma internacional que regulamenta as ações de gestão da segurança de tráfego viário, recentemente publicada pela ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Além de apresentar recomendações básicas, como a necessidade do envolvimento da alta liderança da empresa no tema para obter sucesso, o documento destaca a importância da adoção uma política de segurança clara e simples a ser aplicados por todos os setores da companhia. “O guia mostra o que os transportadores devem priorizar para estabelecer um plano de ação consistente e de longo prazo para chegar a zero acidentes”, conta Anaelse Oliveira, responsável pelo PVST.

O Guia mostra ainda que é preciso fazer levantamentos de dados e diagnósticos de acidentes, estabelecer objetivos e ações de campo, e ainda promover avaliações, assim como monitorar sistematicamente os trabalhos, como também comemorar os resultados.

Fonte: Estradao

Comentarios