Pirelli comemora primeiro ano como fornecedora de pneus para a Fórmula Truck

Em março de 2016 a fabricante estreou na categoria com o pneu FR:01

Foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

A Pirelli, principal fornecedora de pneus para as competições automobilísticas sul-americanas e fornecedora oficial da Fórmula 1, é a nova patrocinadora e fornecedora exclusiva de pneus da Fórmula Truck para a temporada de 2016

Já para a primeira corrida da competição do dia 13 de março, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), a fabricante levou o pneu FR:01 na medida 295/80R22,5, tanto na versão de pista seca (com banda de rodagem raspada) quanto de asfalto molhado (com banda de rodagem integra). O produto integra o portfólio SERIE 01, a gama de pneus radiais lançada recentemente no mercado brasileiro.

Os produtos apresentados no mercado foram desenvolvidos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante no Brasil, em Santo André (SP), utilizando também a tecnologia elaborada na matriz italiana, e configurando a renovação de toda a linha destinada a atender as aplicações de caminhões e ônibus.

Composta por pneus que atendem a todos os tipos de veículos de carga, transporte de passageiros, emprego misto e urbano, a nova gama foi desenvolvida tendo em vista as peculiaridades das condições sul-americanas de uso.

Os pneus da competição FR:01 também são produzidos em Gravataí, no Rio Grande do Sul, com processo industrial desenvolvido especialmente para o segmento de transporte e com tecnologia exclusiva SATT*, HETT* e HWTT* que aumentam a resistência a impactos, diminuem a suscetibilidade a deformações e conferem rapidez na montagem e desmontagem do pneu na roda. O talão reforçado propicia melhor resistência a impactos laterais e carga.

Durante a última etapa da Fórmula Truck deste ano, em Londrina, Chico da Boleia conversou com Ana Pugina, diretora de marketing da Pirelli, quem falou sobre a parceria estabelecida durante 2016.

“A Pirelli tem uma avaliação extremamente positiva do trabalho feito em todas as etapas. Quando trouxemos o pneu FR: 01, tínhamos algumas expectativas e todas elas foram superadas de forma geral. Tivemos um retorno muito relevante dos pilotos e das equipes, que nos disseram que o pneu melhorou a performance deles nas pistas. E isso para a Pirelli é muito valioso”, destacou.

Com a entrada na Fórmula Truck, a Pirelli se tornou uma unanimidade em fornecimento de pneus para as categorias automobilísticas brasileiras. Para 2017, Pugina afirmou que existe um interesse muito grande em dar continuidade na parceria estabelecida entre a empresa e a Fórmula Truck.

Por último, Ana falou sobre as impressões a respeito da categoria. Para ela, é um evento que proporciona não só de entretenimento, mas também negócios. Além disso, foi uma ótima oportunidade de testar o pneu em condições tão extremas e peculiares e receber das equipes e dos pilotos um retorno positivo.

TEXTO: Redação Chico da Boleia

Comentarios