Penaforte, no Ceará, é a próxima parada da 29ª gincana do caminhoneiro

Na ocasião, serão realizadas ações que visam manter os profissionais do volante saudáveis e aptos a enfrentar os desafios das estradas. (Foto: divulgação)

Penaforte, no Ceará, é a próxima parada da 29ª gincana do caminhoneiro

Neste sábado (03) e domingo (04), uma das comitivas itinerantes da ação de saúde estará na cidade para atender estradeiros de passagem pela região

Neste fim de semana, o Posto Limarques III – Rua Antonio Matias Leite, 509 -, em Penaforte/CE  será palco da 46ª etapa da temporada da Gincana do Caminhoneiro, das 8h às 18h. Na ocasião, serão realizadas ações que visam manter os profissionais do volante saudáveis e aptos a enfrentar os desafios das estradas, sobretudo a Covid-19, contando com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura.

Durante os dois dias, os caminhoneiros de passagem pela região terão a oportunidade de participar do circuito de saúde, com atendimentos rápidos e preventivos, que inclui a detecção precoce de possíveis doenças que possam afetar o caminhoneiro, com destaque para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde da cidade).

Operando com responsabilidade e adotando protocolos do novo contexto social, a 29ª Gincana do Caminhoneiro – que está na estrada desde meados de junho, com o patrocínio dos postos Petrobras da Rede Siga Bem e da IVECO – também tem como missão conscientizar o transportador rodoviário de carga da sua relevância para evitar o contágio e conter a disseminação do Coronavírus. Isso é feito através de informações sobre a adoção de atitudes que devem virar hábitos, como o distanciamento social, uso constante de máscaras, quando trocá-las e como fazer a limpeza das mesmas, lavagem das mãos sempre que possível, uso de álcool gel, e outras iniciativas que devem ser incorporadas ao dia a dia na estrada.

Após os cuidados pessoais, o caminhoneiro será convidado a se dirigir à pista da montada na arena da GDC, onde, instrutores darão uma aula prática de higienização da cabine do caminhão, demonstrando a importância da desinfecção de pontos da boleia (maçaneta, volante, marcha, retrovisor, por exemplo), que estão mais sujeitos à contaminação.

Ainda na pista, o participante da Gincana do Caminhoneiro poderá testar suas habilidades numa volta de slalom (zigue-zague entre cones), com a meta de cumprir o trajeto no menor tempo possível e sem derrubar nenhum obstáculo. O motorista que fizer o menor tempo da pista no Posto  Limarques III estará classificado para participar da terceira semifinal da temporada – que acontecerá dia 1/11, em Assu/RN -, para disputar cinco vagas para a grande final, prevista para março de 2021, quando o vencedor levará para casa um caminhão IVECO Tector zero km.

A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo, através da apresentação de comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento, feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

A temporada completa inclui 90 etapas, em diversas regiões do país. Ainda restam 44 para participar. A programação completa está no site: www.gincanadocaminhoneiro.com.br.

Comentarios