PACCAR Anuncia Resultados e Rendimentos do Primeiro Trimestre

A PACCAR informou ótimos rendimentos e lucro líquido para o primeiro trimestre de 2013”, declarou Mark Pigott, chairman e CEO. “Em comparação ao ano passado, os resultados do segmento de caminhões da PACCAR refletem uma queda nas vendas do setor na América do Norte, devido ao crescimento econômico mais lento. O comércio de peças de reposição da PACCAR continua estável e o desempenho da PACCAR Financial Services é sólido. Sinto muito orgulho dos nossos 21.700 funcionários que entregam produtos e serviços líderes no setor para os nossos clientes no mundo todo”.

 No primeiro trimestre, a PACCAR teve um resultado de U$ 236,1 milhões (U$ 0,67 de resultado por ação diluído) em comparação com os U$ 327,3 milhões obtidos no primeiro trimestre do ano passado. As vendas líquidas e as receitas dos serviços financeiros do primeiro trimestre de 2013 foram de U$ 3,92 bilhões em comparação com os U$ 4,78 bilhões relatados no primeiro trimestre de 2012.

“O sólido balanço patrimonial da PACCAR e o fluxo de caixa operacional positivo permitiram à empresa investir mais de U$ 1,5 bilhões em novos produtos e serviços nos últimos dois anos. Recentemente, a PACCAR lançou os novos caminhões DAF CF Euro 6 e LF Euro 6, o Kenworth T880 e o Peterbilt Modelo 567. Estes veículos complementam os novos caminhões DAF XF Euro 6, o Kenworth T680 e o Peterbilt Modelo 579, lançados em 2012. A gama da PACCAR de motores avançados e com baixo consumo de combustível também foi expandida com o recente lançamento do motor PACCAR MX-11. Esses novos produtos contribuirão para o crescimento da empresa no longo prazo”, acrescentou Pigott. A PACCAR obteve uma participação recorde de 16% no mercado acima de 16 toneladas na Europa e uma participação recorde de 30,6% no mercado Classe 8 na América do Norte, em 2012.

 

Novos Caminhões Peterbilt Modelo 579, Kenworth T680 e DAF XF Euro 6


Destaques Financeiros – Primeiro Trimestre de 2013

 

Os principais destaques dos resultados da PACCAR durante o primeiro trimestre de 2013:

  • Vendas Consolidadas e receitas de U$ 3,92 bilhões.
  • Receita Líquida de U$ 236,1 milhões.
  • Caixa gerado pela manufatura e por títulos cotados em bolsa de U$ 2,38 bilhões.
  • Caixa gerado pelas operações de U$ 384,0 milhões.
  • Resultado antes da tributação para Serviços Financeiros de
    U$ 80,1 milhões.
  • Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento de U$ 72,1 milhões.
  • Investimentos de capital de U$ 97,1 milhões.
  • Recorde de participação dos acionistas de U$ 5,95 bilhões.

Mercados Globais de Caminhões

“A DAF continua líder de participação de mercado no segmento europeu de cavalos-mecânicos e conquistou o segundo lugar em participação de mercado no segmento acima de 16 toneladas na Europa. Os clientes reconhecem a liderança na qualidade dos produtos DAF, os baixos custos operacionais e o excelente valor de revenda”, afirmou Harrie Schippers, presidente da DAF. “A gama de veículos da DAF que são líderes do setor foi aprimorada pelo lançamento dos novos veículos DAF XF, CF e LF Euro 6. Para este ano, estima-se que as vendas no mercado europeu de caminhões acima de 16 toneladas permanecerão entre 210 e 235 mil unidades, em comparação com as 222 mil unidades do ano passado”.

 “Espera-se que as vendas no varejo para o mercado Classe 8 nos Estados Unidos e no Canadá em 2013 fiquem em torno de 210 a 240 mil veículos, em comparação aos 225 mil veículos vendidos em 2012, impulsionadas principalmente pela substituição contínua dos caminhões envelhecidos, e pelo crescimento econômico esperado para o segundo semestre”, afirmou Dan Sobic, vice-presidente executivo da PACCAR. “O mercado de caminhões deverá se beneficiar com o aumento no número de empregos e na produção de automóveis, e também no crescimento das novas construções e residências. A demanda de substituição anual nos mercados de caminhões dos Estados Unidos e do Canadá é estimada em cerca de 225 mil unidades”, acrescentou Sobic.

Lançamento do Kenworth T880 e do Peterbilt Modelo 567

Kenworth e Peterbilt lançaram suas novas gamas de veículos vocacionais na exposição de caminhões Mid-America, em Louisville, Kentucky, no mês passado. “Os novos caminhões Kenworth T880 e Peterbilt Modelo 567 ampliaram as ofertas da PACCAR para o mercado de construção e complementam os veículos Kenworth T680 e Peterbilt Modelo 579, que foram lançados em 2012 para os mercados estradais, declarou Bob Christensen, vice-presidente executivo e CFO da PACCAR. O Kenworth T880 e o Peterbilt Modelo 567 são focados nos mercados de construção, empresas de serviços públicos e lixo. Esses veículos leves utilizam uma nova cabine de 2,1 metros de alumínio estampado e propiciam excelente durabilidade e confiabilidade aos mercados vocacionais.

 

Novos Caminhões Peterbilt Modelo 567 e Kenworth T880

 

Atualização sobre a Expansão na América do Sul

A PACCAR continuou a construção da nova unidade de montagem da DAF, com uma área de 28 mil metros quadrados, em Ponta Grossa, no Brasil. “O Brasil é um grande mercado para caminhões acima de seis toneladas e há expectativa de um crescimento nas vendas em 2013, para acima de 140 mil unidades. A gama de produtos oferecidos pela DAF possui qualidade superior, baixos custos operacionais, excelente dirigibilidade e manobrabilidade e conta com o motor PACCAR MX-13”, afirmou Marco Davila, presidente da DAF Brasil. “A produção de caminhões DAF no Brasil no final de 2013, é uma novidade empolgante que fará aumentar as vendas da PACCAR na América do Sul”.

DAF Lança os Novos Modelos CF e LF Euro 6

A DAF Caminhões lançou os novos e versáteis modelos CF e LF Euro 6 na Exposição de Veículos comerciais em Birmingham, Reino Unido, no início desse mês. O DAF CF Euro 6 foi desenvolvido para diversas aplicações, do transporte regional à construção pesada. O DAF CF Euro 6 foi projetado para a distribuição e entregas urbanas. “O lançamento dos novos veículos DAF CF E LF e a introdução do novo modelo DAF XF no ano passado, fornecem uma ampla gama de veículos interessantes DAF Euro 6”, informou Harrie Schippers, presidente da DAF.

 

Apresentando o Novo Motor MX-11 da PACCAR

A PACCAR está ampliando a sua gama de motores com a apresentação do novo motor PACCAR MX-11, com uma potência de até 440 hp e 1.550 lb-ft de torque. A previsão é que ele já esteja disponível nos novos modelos DAF CF e XF Euro 6 no outono de 2013. “O novo motor PACCAR MX-11 é compacto, leve e proporciona um ambiente de trabalho silencioso para o motorista, economiza combustível e possui excelente desempenho e confiabilidade”, disse Ron Borsboom, engenheiro-chefe da DAF. O motor PACCAR MX-11 será utilizado nos caminhões da Kenworth e Peterbilt em 2015.

O Novo Motor PACCAR MX-11 

 “A PACCAR instalou mais de 35 mil motores MX-13 nos caminhões Kenworth e Peterbilt na América do Norte desde o início de sua produção, em meados de 2010. O motor PACCAR MX-13 para 2013 inclui o novo sistema de injeção de combustível Common Rail (sistema de injeção direta de combustível de alta pressão), um sistema aprimorado de diagnóstico de bordo e  uma potência extra de 500 hp e 1.850 lb-ft de torque”, afirmou Craig Brewster, vice-presidente da PACCAR. “No primeiro trimestre de 2013, o motor PACCAR MX-13 foi instalado em 29% dos caminhões para serviços pesados”.

Investimentos de Capital, Desenvolvimento de Produtos e Reconhecimento do Setor

Os excelentes lucros de longo prazo da PACCAR, o sólido balanço patrimonial e o intenso foco em qualidade, tecnologia e produtividade permitiram que a empresa investisse U$ 5,4 bilhões em projetos de capital, produtos inovadores e novas tecnologias na última década. A expansão na capacidade de produção acima de 15% nos últimos cinco anos e as melhorias na produtividade anual aumentaram a capacidade das instalações de produção e fabricação de peças. Os investimentos de capital deverão ser da ordem de U$ 400 a 500 milhões e os gastos com pesquisa e desenvolvimento são estimados entre U$ 250 e U$ 275 milhões para 2013 para novos produtos e aumento na capacidade de produção.  A PACCAR está aprimorando sua rede global de 15 centros de distribuição de peças (PDCs). Em março, a PACCAR inaugurou um novo PDC de U$ 30 milhões e 26 mil m2 em Eindhoven, na Holanda. O PDC de Lancaster, na Pensilvânia, dobrou de tamanho com o acréscimo de 5.500 m2. O novo PDC da PACCAR no Brasil será inaugurado ainda em 2013, em Ponta Grossa, e dará suporte ao lançamento dos caminhões da DAF.

O Novo Centro de Distribuição de Peças da PACCAR em Eindhoven, na Holanda 

A American Truck Dealers (ATD) homenageou o Kenworth T680, com motor MX-13 da PACCAR, como o “Caminhão Comercial para Trabalhos Pesados escolhido pela ATD para 2013”. “A Kenworth está muito satisfeita por ter sido escolhida o Caminhão para Trabalhos Pesados da ATD para 2013”, declarou Gary Moore, gerente geral da Kenworth e vice-presidente da PACCAR. “O Kenworth T680 estabelece um novo padrão de excelência no setor com seu baixo consumo de combustível, excepcional estilo aerodinâmico e o interior automotivo premium”.

Kenworth T680 – Caminhão Comercial para Trabalhos Pesados Escolhido pela ATD para o Ano de 2013

 

Empresas de Serviços Financeiros Obtém Resultados Excelentes 

A PACCAR Serviços Financeiros (PFS) possui uma carteira de financiamento de 153 mil caminhões e trailers, com ativos totais de U$ 10,73 bilhões. A PACCAR Leasing, uma das principais empresas de leasing de caminhões com serviços completos na América do Norte e na Europa, com uma frota de 34 mil veículos, está inclusa nesse segmento. Para o primeiro trimestre, a receita da PFS antes da tributação foi de U$ 80,1 milhões em comparação aos U$ 71,3 milhões ganhos no primeiro trimestre de 2012. As receitas do primeiro trimestre de 2013 foram de U$ 293,1 milhões, em comparação aos U$ 261,4 milhões em 2012. “Durante o primeiro trimestre de 2013, os lucros aumentaram devido ao crescimento no balanço do portfólio e aos empréstimos de baixo custo”, declarou Bob Bengston, vice-presidente da PACCAR. “Concessionárias e clientes valorizam o compromisso da PFS de fornecer soluções em tecnologia, um excelente atendimento ao cliente e suporte dedicado ao setor de transportes em todas as etapas do ciclo de negócios”.

“O excelente balanço financeiro da PACCAR, complementado pelas suas avaliações de crédito A+/A1, permite que a PFS ofereça financiamentos competitivos no varejo para as concessionárias e clientes da Kenworth, Peterbilt e DAF, em 23 países nos quatro continentes”, comentou Todd Hubbard, Presidente Corporativo de Finanças da PACCAR. “Uma base crescente de ativos e o excelente desempenho da carteira estão gerando lucros maiores”.

 A PACCAR é líder em tecnologia global no projeto, na produção e atendimento de qualidade aos clientes de caminhões para cargas leves, médias e pesadas, com as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e fabrica motores a diesel avançados e provê serviços financeiros e na área de tecnologia da informação e também distribui peças para caminhões relacionadas ao seu negócio principal. As ações da PACCAR estão listadas no Mercado Selecionado Global da NASDAQ, com o símbolo PCAR e a sua página principal pode ser encontrada em www.paccar.com.

 A PACCAR organizou um conference call com os analistas de valores mobiliários, para discutir os resultados do primeiro trimestre, em 23 de abril de 2013, às 9 horas da manhã, fuso horário do Pacífico. Os interessados podem ouvir a ligação ao selecionar “Live Webcast”, na página da internet da PACCAR. A transmissão será disponibilizada através de gravação até o dia 30 de abril de 2013.

 Este release contém “declarações prospectivas” no contexto da Lei de Reforma de Litígio de Títulos Privados (Private Securities Litigation Reform Act). Tais declarações baseiam-se nas atuais expectativas da diretoria e estão sujeitas a incertezas e a mudanças nas circunstâncias. Os resultados reais podem ser materialmente diferentes dos incluídos nestas declarações devido a diversos fatores. Mais informações sobre estes fatores podem ser encontradas nos arquivos da PACCAR na Comissão de Valores Mobiliários (SEC).

Comentarios