Ortopedista fala sobre saúde dos caminhoneiros

Pessoas que ficam muito tempo sentadas podem desenvolver hérnia de disco

O assunto no Brasil Rural é a saúde de quem trabalha durante muito tempo sentado, que é o caso dos caminhoneiros. O médico ortopedista e traumatologista Rodrigo Sousa Lima, do Instituto Hospital de Base de Brasília fala do assunto.

É comum que os caminhoneiros desenvolvam algumas doenças, principalmente pelo fato de ficar muito tempo sentados. Rodrigo afirmou que quando uma pessoa senta, 80% de todo o peso é suportado pela coluna. Se ficar muito tempo nessa posição, há uma sobrecarga mecânica no nível de baixo (coluna lombar).

Segundo ele, a musculatura precisa ser exercitada frequentemente, para aguentar a rotina diária. Uma musculatura fraca sobrecarrega as articulações e o disco intervertebral. A consequência disso é o desenvolvimento da hérnia de disco, uma patologia da coluna causada por esses desgastes.

“A coluna é o maior complexo do corpo humano”, afirmou.

O médico reforça a importância no tratamento da coluna antes de começarem as dores e afirma que as pessoas só tomam consciência da situação após o início delas.

Ele recomenda exercícios simples, como os de contração, caminhadas e alongamentos para trabalhar a musculatura e ajudar a tonificar os músculos.

O ortopedista acrescentou que a postura é muito importante.

Brasil Rural

Comentarios