Novo Mercedes Atego Euro 6

The new Mercedes-Benz Atego Euro VI (66)A Daimler Trucks desenvolveu a nova geração da gama de caminhões de distribuição Mercedes-Benz Atego, que se insere no segmento das 6,5 às 16 toneladas de peso bruto e se carateriza por disponibilizar motores de quatro e seis cilindros Euro 6.

Proposta em quatro versões, a cabine foi redesenhada, apresentando uma imagem exterior que se identifica com a atual família de caminhões da Mercedes-Benz, a qual inclui o Actros, Antos e Arocs. O interior da cabine foi totalmente revisto em termos de estilo e funcionalidade. O painel de instrumentos é generoso e tem gráficos facilmente legíveis, um volante multifunções, bancos com novo desenho em conjugação com apoio de cabeça e apoio de braços e um colchão de espuma são alguns exemplos do que pode ser encontrado no novo Atego. Para cumprir as exigências das modernas operações de distribuição existe a possibilidade de integração de serviços multimídia.

A novidade mais significativa consiste na introdução dos novos motores BlueEfficiency Euro 6, que são propostos em sete níveis de potência entre os 156 e os 299 cv. Todos os motores cumprem os limites da norma europeia de emissões através dos sistemas EGR (recirculação dos gases de escape), SCR (redução catalítica seletiva) e filtro de partículas.

Para aplicações mais “ligeiras”, o construtor alemão propõe uma unidade de quatro cilindros em linha de 5,1 litros da família OM 934, que está disponível em quatro motorizações, dos 156 aos 231 cv. As variantes mais “pesadas” recebem o propulsor de seis cilindros em linha e 7,7 litros, OM 936, que oferece três níveis de potência, dos 238 aos 299 cv. Este último motor encontra-se associado, de série na Alemanha, à caixa automatizada de oito velocidades, Mercedes PowerShift 3. Para as outras motorizações, esta transmissão possui seis relações. Em opção são propostas caixas manuais de seis ou nove velocidades.

Em termos de equipamento de segurança, o novo Mercedes-Benz Atego conta, de série, com ESP (programa eletrônico de estabilidade) e um freio-motor de dois estágios. A estabilidade foi melhorada graças a modificações no chassis, suspensão traseira, apoios da cabina e nova coluna de direção. A gama é proposta em 42 variantes, uma ampla gama de distâncias entre-eixos, três cabines e versões de tração traseira e integral.

 
Fonte: mercedes-benz-blog.blogspot.com.br

Comentarios