Novidades da PACCAR Parts Brasil é tema de live com Chico da Boleia

Os convidados desta terça-feira (08) foram três representantes da PACCAR Parts Brasil: Maurício Freitas, Orli Tafner e Carlos Tavares. (Foto: divulgação)

Novidades da PACCAR Parts Brasil é tema de live com Chico da Boleia

Representantes da empresa destacaram demandas do mercado e ações no segundo semestre

O Chico da Boleia começou a semana com mais uma entrevista, como parte da série de lives realizada pela plataforma multimídia. Os convidados desta terça-feira (08) foram três representantes da PACCAR Parts Brasil: Maurício Freitas, Orli Tafner e Carlos Tavares. Durante o bate-papo, foram discutidos temas relevantes sobre a empresa e demanda do mercado atual brasileiro.

De acordo com Mauricio Freitas, gerente de marketing produto, o dever da montadora é oferecer suporte aos clientes, sendo que o portfólio da PACCAR é composto por peças novas, inteiras, kits reparos e também as multimarcas, mas que servem para os veículos DAF. A ideia é criar fidelização, atendendo as demandas e criando linhas específicas para os clientes.

– A PACCAR, no mundo, tem como missão atender a demanda dos caminhoneiros e frotistas, mantendo a qualidade em seus produtos. A peça TRP tem uma qualidade padrão, testada e validada, sendo uma alternativa ao produto genuíno – diz Carlos Tavares, diretor da PACCAR Parts.

Com relação a produção de peças e caminhões, Tavares explica que até maio deste ano, a área de estoque PACCAR Parts funcionava dentro da fábrica, mas agora todas as peças estão estocadas e prontas para a distribuição em uma unidade independente – ainda dentro da planta, deixando a parte de fabricação (da DAF) exclusiva para a produção de motores e veículos.

Apesar de nova do mercado brasileiro, a PACCAR Parts tem buscado soluções eficientes para atender a demanda dos clientes, como, por exemplo, a entrega de peças. Segundo Orli Tafner, dependendo da localização, o prazo médio para a entrega da peça ao consumidor pode ser de 5 a 10 dias úteis, mas, caso seja próximo da distribuidora, pode chegar em 24h.

Através do programa MDI – tecnologia moderna de suprimento – a PACCAR gerencia as funções de planejamento de estoque de cada revendedor e fornece visibilidade às transações de varejo. Ou seja, por meio de uma análise de dados, as recomendações de pedido de peças são desenvolvidas para cada concessionária/revendedor e transmitidas eletronicamente, sendo que esse sistema sofre atualizações diárias. Tudo isso para melhorar o atendimento ao cliente.

– Dentro desta ferramenta existe ainda a opção de recompra das peças que, por algum motivo, ficaram “paradas”. As mesmas são destinadas para outros locais onde há tal demanda, inclusive devido a sazonalidade de vendas de determinados produtos – destaca Tavares.

Com R$ 200 milhões investidos recentemente no mercado brasileiro, a PACCAR Parts Brasil possui atualmente mais de 32 concessionárias e três lojas TRP, que funcionam como ponto de apoio aos clientes. Existe o projeto de expansão – para quase 100% de cobertura do país – para que possam ter mais pontos de atendimento em 2021, devido ao crescimento da empresa.

Pensando no território e clima do país, a PACCAR vem desenvolvendo peças de alta qualidade que suportam as intempéries regionais. “Todas as peças, genuínas ou multimarcas, são testados em situações de “extrema severidade” (classificação dada pela empresa de acordo com os cenários possíveis avaliados), para atender as intempéries das estradas e do clima do Brasil, elevando ainda mais o padrão de qualidade, evitando problemas para os consumidores – que nos fornecem feedback, ressaltando o bom resultado obtido com o uso de nossas peças e caminhões”, revela Freitas.

Ainda de acordo com Maurício, as demandas de peças são diferentes entre os países. Por exemplo, no Brasil existem linhas que se destacam mais que outras, sendo que essas precisam de maior adaptação e testagem, para garantir a qualidade dos produtos.

– Os itens de segurança são os que demandam mais tempo de produção e testes, exigidos ainda em fábrica, com prazo de até um ano para homologação. Isso para garantir a qualidade da peça e para que não apresente defeitos durante o uso – ressaltar Carlos.

Segundo Orli afner, gerente de marketing services, a PACCAR ainda possui uma linha de peças remanufaturadas (desde 2017), e que, apesar de pequena, vem apresentando um resultado significativo no mercado brasileiro.

– Outro serviço oferecido pela empresa é o de treinamento, voltado às redes concessionárias, voltado tanto para as peças genuínas quanto TRP, que pode ainda ser replicado pelas concessionárias para os clientes e até mesmo oficinas mecânicas parceiras de negócios. Cujo objetivo, além de divulgar as linhas da empresa, é tornar mais fácil a aplicação da peça, garantindo assim a qualidade e funcionalidade do produto – conta Tafner.

Há ainda o curso Demo Drive voltado para os caminhoneiros, para que entendam os sistemas do veículo e possam resolver os problemas, junto com o apoio da central da DAF, para que, em casos mais graves, consigam chegar até uma concessionária, ou ainda, dependendo da localidade, que possa ser enviada uma equipe especializada até o cliente.

E para garantir o bom funcionamento da PACCAR e a qualidade no atendimento, é realizada de maneira recorrente uma pesquisa geral de satisfação junto aos clientes, com questões específicas, cujo o resultado obtido nas últimas avaliações é de razoável a bom. E as melhorias são feitas de acordo com as demandas apresentadas na pesquisa.

– Há ainda uma avaliação interna, para que os concessionários também possam dar retorno sobre os serviços prestados pela PACCAR – conclui Tavares.

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